Tutorial: como denunciar postagens com fake news no Facebook

o que o facebook esta fazendo para combater as fake news 990x722 - Tutorial: como denunciar postagens com fake news no Facebook
Plataforma oferece opção para denunciar conteúdo que contenha notícia falsa. Saiba como

Fake news já se tornou uma expressão muito conhecida até mesmo aqui no Brasil. As chamadas notícias falsas estão se alastrando de uma forma tão alarmante que até mesmo órgãos superiores estão preocupados com o que isso pode acarretar. E como não era para menos, em pleno ano eleitoral e no mês das eleições, essa preocupação se torna ainda mais apurada.  

Isso porque nas últimas semanas a quantidade de informações falsas divulgadas a respeito de política e principalmente dos políticos, aumentou bastante. Muitas dessas supostas notícias podem facilmente ser detectadas, outras vezes é preciso ficar esperto nos detalhes, e algumas vezes ela passa como verdadeira e muitas pessoas sequer percebem.

fakenews - Tutorial: como denunciar postagens com fake news no Facebook
Em época de eleições as consequências de notícias falsas podem ser ainda mais alarmantes

Uma forma interessante de verificar uma notícia é utilizando algumas ferramentas já existentes, como por exemplo o Selo de Verificação de Fatos do Google. Um dos serviços mais novos contra esse tipo de ação é uma ferramenta chamada de FakeCheck criada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Uma preocupação que só cresce

sadfa 720x400 - Tutorial: como denunciar postagens com fake news no Facebook
Muitas empresas já começam a tomar atitude contra conteúdo falso

Mas, visto que as redes sociais e aplicativos mensageiros como o WhatsApp são os maiores veículos de divulgação de fake news, como essas empresas se protegem contra isso?

O Facebook, por exemplo, permite que usuários possam denunciar publicações por diversos motivos, como aparição de nudez, de violência, assédio, spam, discurso de ódio, terrorismo, entre outros. E dentre os motivos também existe a denúncia por se tratar de uma notícia falsa.

Então se você der de cara com uma notícia que sabe que é falsa e deseja denunciar, é muito simples, basta seguir os passos abaixo. Lembrando que é importante que as denúncias sejam feitas porque assim a equipe da rede social pode ter conhecimento para tirar o conteúdo do ar o quanto antes.

Como denunciar fake news no Facebook

Esse tutorial será feito através da versão desktop da rede social em navegador, mas os passos também podem ser repetidos no aplicativo para smartphone.

Vá até a publicação que você deseja denunciar como falsa. No canto direito acima tem a opção com os três pontinhos, clique nele. Em seguida escolha “Dar Feedback sobre essa publicação”.

 

1 6 720x444 - Tutorial: como denunciar postagens com fake news no Facebook
Denunciando fake news

Pronto, agora basta escolher a opção “Notícias Falsas” e enviar. Você também pode utilizar essa ferramenta para denunciar outros tipos de publicações que contenham esse tipo de conteúdo proibido pela plataforma.

2 4 720x452 - Tutorial: como denunciar postagens com fake news no Facebook
Escolha a opção “Notícia falsa”

Ao receber a denúncia, o Facebook analisa a notícia e remove o conteúdo caso ele não siga os padrões da comunidade da rede social. O nome e as informações pessoais de quem fez a denúncia vão permanecer em sigilo mesmo que seja necessário entrar em contato com o responsável pela postagem. Lembrando que denunciar não é garantia de remoção do conteúdo, isso vai depender da análise feita pela empresa e se está condizente com a denúncia.

E claro, sempre é aconselhável encarar todas as notícias repassadas pelo Facebook ou outras redes sociais com um pouco de desconfiança. É sempre importante saber as fontes, se elas são confiáveis, e se a notícia é de fato confirmada como verdadeira.

o que o facebook esta fazendo para combater as fake news - Tutorial: como denunciar postagens com fake news no Facebook

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via