Tutorial: como ativar e encontrar o backup do WhatsApp no Google Drive

Whatsapp google drive capa tutorial shutterstock 177587573
Aprenda neste tutorial a encontrar o backup do WhatsApp no Google Drive.

 

Tutorial: como ativar e encontrar o backup do whatsapp no google drive. Aprenda neste tutorial a encontrar o backup do whatsapp no google drive.

Um dos melhores recursos do WhatsApp é sua integração com o Google Drive. Esta função que já foi e voltou ao aplicativo diversas vezes, e agora está em definitivo, permite salvar conversas, fotos, áudios e até vídeos trocados nos bate-papos.

O backup do WhatsApp no Google Drive é muito útil no momento em que você precisa trocar de smartphone. Depois de restaurado o backup, seu WhatsApp volta como antes, com todas as conversas e mídias na galeria.

Se você não ativou o recurso, aprenda logo abaixo como ativá-lo e se já está ativo aprenda a localizá-lo em seu Drive.

Como ativar o backup do WhatsApp no Google Drive

Backup-whatsapp-reduzido

Para ativar o backup não tem segredo. Abra seu WhatsApp, vá e siga o seguinte caminho Configurações > Conversas > Backup de Conversas. Adicione sua conta do Google para salvar o backup e configure-o como desejar, escolhendo a frequência em que ele será feito, e se será somente via Wi-Fi. Também escolha salvar vídeos, ou só fotos e conversas.

Como encontrar o backup do WhatsApp no Google Drive

Agora vamos à parte interessante, localizar o backup em seu Drive.

1. Acesse o Google Drive em seu computador neste endereço. Clique no ícone de engrenagens, no canto superior direito, e em seguida em “Configurações”.

Acessar as configurações do google drive
Acesse as as configurações do drive (foto: reprodução/julian leno)

2. Agora clique em “Gerenciar aplicativos“, deslize a barra de rolagem da direta até o fim. No fim da página, você poderá descobrir se o WhatsApp está conectado à sua conta e qual o tamanho ocupado pelo backup.

Abra as configurações do aplicativo no drive (foto: reprodução/julian leno)
Abra as configurações do aplicativo no drive (foto: reprodução/julian leno)

3. Agora se você pensa que terá acesso ao conteúdo salvo pelo backup, e poderá vasculhar ele à vontade, está enganado. Todos os dados ficam ocultos e inacessíveis aos usuários. E lembre-se, esta opção de backup é diferente da opção de enviar suas conversas por e-mail.

As únicas ações que você pode realizar são desconectar o WhatsApp do Google Drive e/ou excluir o backup.

Os arquivos do backup são ocultos (foto: reprodução/julian leno)
Os arquivos do backup são ocultos (foto: reprodução/julian leno)

Através do Google Drive você saberá quanto de espaço o backup ocupa, e o mais importante, se ele está sendo realizado. Então nem adianta procurar (ou se preocupar), pois você não achará nenhum arquivo do seu WhatsApp por lá.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

5 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Meu backup de mais de 3 anos ocupa cerca de 1,5Gb. Seria bastante interessante poder garimpar ele para tentar dar uma enxugada nele… Talvez seja um recurso futuro.

    • Acessar o backup e não poder ver? Qual a importância? Deixá-lo guardado pra que? Muito estranho. Fiz todo processo de backp, desinstalei e reinstale o watssap. Recuperei o backup…. tudo isso Pq eu precisava encontrar algo importante que estava lá. É agora não posso ver? Qual a finalidade disso? Ocupar espaço? Inconformada.

  • Sempre q troquei de celular veio o backup, porem fui trocar de celular e não esta vindo as conversas antigas. Tem como eu rever essas conversas? já instalei e desinstalei p tenta e não consegui

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente