Conecte-se conosco
Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Android

Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Neste turorial vamos mostrar as principais ferramentas do Evernote e como usá-las da melhor forma possível. Aprenda!

O Evernote é um conhecido aplicativo para anotações e organizar a correria do dia-a-dia. Um dos fatores de seu sucesso é o fato de funcionar bem em todas as principais plataformas, incluindo iOS, Android, Mac e Windows.

Mas não basta ter o aplicativo instalado e não tirar proveito das suas funcionalidades. Saber usar bem o Evernote pode aumentar muito a produtividade e ajudar a manter seu dia-a-dia em linha. Para conhecer como extrair o máximo do aplicativo, criamos esse tutorial ensinando, dentre outras coisas, a criar lembretes, listas com check-boxes, sincronizar aparelhos e muito mais.

Para este tutorial utilizamos o Evernote para Android, em sua versão gratuita(plano básico). Apesar de as versões pagas terem recursos adicionais interessantes, o plano básico atende perfeitamente os propósitos do aplicativo. Vamos explorá-lo!

Cadernos e anotações

O Evernote é baseado em diferentes “cadernos”, dentro dos quais você pode criar anotações. Para criar ou acessar os cadernos basta acessar o menu “cadernos”, localizado na barra de ferramentas exibida ao se clicar no ícone de configurações(as três barrinhas no canto superior esquerdo).

Menu de confuguracoes - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Menu de configurações

Se você está fazendo um curso online sobre como criar aplicativos sem saber programar, e ainda outras 5 matérias na faculdade, o natural é criar um caderno para cada atividade e tomar as notas correspondentes a cada um. Uma vez que você criou os cadernos, basta acessá-los e criar notas de texto, lembretes, gravações de áudio, anexar arquivos ou tirar fotos.

Para criar um novo caderno, basta clicar no ícone de um pequeno caderno com símbolo de “+”(terceiro ícone da direita para a esquerda). Para criar uma nota de qualquer tipo, basta clicar no ícone de “+” no canto inferior direito da tela.

Cadernos - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Cadernos no Evernote

Opções para organizar as informações

Em cada nota, há várias formas de organizar as informações. Uma das mais interessantes, pensando na organização de tarefas, é a criação de listas com check-boxes. Basta criar uma nota de texto e, durante a edição, escolha o pequeno ícone de check-box localizado na barra de opções logo acima do teclado(o primeiro à esquerda) .

Checkboxes - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Checkboxes no Evernote

Cada check-box é adicionado separadamente. Para fazer uma lista com check-boxes inteira de uma vez, crie uma lista normal com bullet points escolhendo o ícone para listas com marcadores na paleta de ferramentas acima do teclado. Seleciona a lista inteira e depois clique no ícone do check-box. Será criado um check-box para cada elemento da lista.

Notas escritas são boas para quem gosta de tomar notas com uma caneta touch ao invés de digitar no teclado. Os lembretes são interessantes para atividades que tenham prazo, pois possuem uma data associada e avisam da proximidade do evento.

Dica rápida –  Voice notes: Uma maneira rápida e prática de tomar notas é utilizando o recurso de anotações por voz. Basta escolher a opção de Áudio na hora de criar uma nova nota. Será criada uma nota e um pequeno menu de gravação já estará rodando, basta falar o que você deseja e parar a gravação para salvar.

As outras opções são os anexos e fotos tiradas na hora com a câmera do celular.

OpcoesNotas 1 - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Opções de notas no Evernote

Como criar lembretes (importante)

Lembretes são importantes para evitar procrastinação e que você perca prazos de entrega. Os lembretes podem ser criados de duas formas:

  • Clicando o pequeno ícone com formato de alarme em notas de qualquer outro tipo. Ao marcar o ícone do alarme, aparecerá a opção para definir data, e você pode determinar uma data e hora específica para o lembrete;
  • Diretamente nas opções de notas, há a alternativa para criar um lembrete. A data e hora associadas são determinadas já na criação do lembrete;

Em todo caderno,  o número de lembretes e o nome do lembrete com data mais próxima são destacadas na parte superior, de forme bem visível para o usuário.

Lembretes - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Lembretes no Evernote

Anexos e compartilhamento

Para anexar arquivos basta escolher a opção correspondente dentre as opções de notas. Você pode anexar um arquivo direto do Google Drive, as pastas de imagens, áudio ou qualquer outra pasta de arquivos do celular.

Anexo - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Compartilhar é uma boa estratégia!

Compartilhar seus cadernos é uma boa estratégia para manter backups em seu email e também para disseminar as notas de aula ou informações importantes que você tenha anotado. Para compartilhar um caderno inteiro, basta clicar no famoso ícone de compartilhamento estando dentro do caderno. Para compartilhar uma nota em particular, clique e segure em uma nota para selecioná-la e acesse a opção de compartilhar a partir das configurações no canto superior direito. Você pode editar as permissões de compartilhamento, de forma bem similar ao Google Drive.

Comaprtilhar - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Compartilhando notas no Evernote

Deletei sem querer, e agora?

Deletar arquivos acidentalmente é mais comum do que parece. Caso você incorra nesse erro, não se preocupe. O Evernote possui uma lixeira que armazena todos os arquivos deletados. Ou seja, ao deletar uma nota ou caderno importante, ele apenas é movido para a lixeira. Para recuperar a nota/caderno, basta acessá-la abrindo as opções no menu de configuração da tela inicial, selecionar o arquivo que deseja restaurar e escolher a opção “restaurar nota”.

Restaurarnots - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Restaurar notas no Evernote

Sincronizar com outros equipamentos

No plano básico gratuito do Evernote, você pode sincronizar até dois equipamentos com o aplicativo. Ou seja, você pode usar o app no seu celular e no seu notebook. Todas as notas e edições que você fizer em um e outro serão sincronizadas com a base do aplicativo e você pode acessar os mesmos arquivos tanto de um como de outro equipamento.

O plano básico atende perfeitamente a maioria das pessoas, já que os dois dispositos principais(celular e notebook) podem ser sincronizados para acessar suas notas.

Para fazer a sincronia, acesse a lista de cadernos pelo menu de configurações iniciais e clique nos três pontinhos no canto superior direito para ver as opções disponíveis. Selecione sincronizar.

Screenshot 2017 09 08 11 04 46 - Tutorial: Como organizar sua vida com o Evernote

Sincronizar dispositivos no Evernote

Considerações finais

Antes de terminarmos o tutorial, é importante lembrar dos cuidados gerais que devem ser tomados em relação à informações sensíveis e da importância de se habituar a usar o aplicativo:

  • Senhas de bancos e informações de cartão de crédito devem ser, preferencialmente, memorizadas. Smartphones podem ser roubados, podem ser esquecidos acidentalmente em algum lugar, ou mesmo infectados por malwares;
  • Em geral, guarde as informações sensíveis na sua própria memória ou em algum suporte(seja físico ou digital) que você não carregue para todos os lugares que vai;
  • Para que a experiência com o aplicativo não seja apenas um test-drive, faça um pequeno esforço para realmente usá-lo. Com um pouco de prática e criando o hábito de sempre tomar e revisitar suas notas no Evernote, certamente ele será um aliado no seu dia-a-dia;

Se você tiver alguma super dica sobre o Evernote, compartilhe nos comentários com os demais leitores!

Continue lendo
Advertisement

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários
Subir