Tutorial: como resolver o problema de bateria no Xperia ZQ após atualização para 4.4.2 KitKat

Tutorial: como resolver o problema de bateria no Xperia ZQ após atualização para 4.4.2 KitKat 2
Veja aqui como resolver os problemas de bateria no Xperia ZQ após atualização para Android 4.4.2
Xperia ZQ
Xperia ZQ

O Xperia ZQ brasileiro começou a receber atualização para Android 4.4.2 KitKat nas últimas semanas. Após o upgrade, porém, alguns usuários tem reportado lentidão do sistema e redução na duração da bateria. O problema está em um dos processos do Google, o Google Play Services (versão 4.4.52).

Se você ainda não atualizou seu Xperia ZQ ou Xperia Tablet Z para a última versão, recomendamos que você aguarde mais um pouco antes de realizar este procedimento. Agora, se você já está na última versão, a boa notícia é que a Sony reconheceu este problema e ofereceu uma solução temporária até que o Google disponibilize uma nova versão de seu aplicativo.

A Sony recomenda que os usuários afetados desinstalem o Google Play Services (4.4.52) ou desabilitem suas funções. Isto pode afetar o funcionamento de alguns serviços do Google, como o YouTube. Para realizar este procedimento, siga o passo a passo abaixo:

 

Opção 1 – Desinstalando o Google Play Services

  1. Clicar em “Configurações”
  2. Selecionar opção “Aplicativos”
  3. Ir até a aba “Todos”
  4. Procurar e clicar em “Google Play Services”
  5. Clicar em “Desinstalar atualizações”
  6. Caso não seja possível desinstalar dessa forma, volte para “Configurações”
  7. Clique em “Segurança”
  8. Entre em “Administradores de dispositivo”
  9. Desmarque a opção “Gerenciador de disp. Android” e repita o procedimento do passo 1 ao 5

Xperia_ZQ_atualização_SMT_01  Xperia_ZQ_atualização_SMT_03

Após desinstalar a atualização do Google Play Services, será necessário desabilitar as atualizações automáticas do Google Play Store:

  1. Abra o Google Play Store
  2. Acesse o menu lateral
  3. Clique em “Configurações”
  4. Clique em “Atualizar aplicativos automaticamente”
  5. Selecione a opção “Não atualizar aplicativos automaticamente”

Xperia_ZQ_atualização_SMT_06  Xperia_ZQ_atualização_SMT_02

Caso não consiga desinstalar as atualizações do Google Play Services ou prefira não desinstalar, siga os procedimentos abaixo para desabilitar as funções do aplicativo.

 

Opção 2 – Desabilitando funções do Google Play Services

  1. Clicar em “Configurações”
  2. Na seção “Contas”, clicar em “Google”
  3. Em “Anúncios”, marcar a opção “Desativar anúncios com base em interesses”
  4. Volte para o menu “Configurações”
  5. Selecione “Fazer backup e redefinir”
  6. Desmarque a opção “Fazer backup” e clique em OK

Xperia_ZQ_atualização_SMT_04  Xperia_ZQ_atualização_SMT_05

Este procedimento resolveu seu problema? Deixe seu comentário!

Fonte: Drippler

90 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    • Alguém esta com o mesmo problema que eu? Atualizei pelo pc mesmo, e quando o 3G esta DESABILITADO fica como se estivesse HABILITADO o sinal la em cima nao sai de jeito nenhum já dei reset e nada, me ajudemmmmmmmmm

      • Aquele sinal que fica “H” ou “E” informa a situação que o 3g está no local. Ele não está ativado, mas caso você queira ativa-lo o sistema está informando qual a qualidade que o sinal se encontra.

      • A melhor coisa a se fazer é downgrade para o 4.3 ou 4.2 ROM Nórdica ou Singapura, até sair o oficial 4.4.3 pra poder atualizar novamente, também tentei de tudo e nada adiantou, fiz downgrade ontem a tarde estou utilizando ele a umas 10 hrs direito e nem se compara o consumo é muito menor, façam isso!

  • Fiz corretamente o procedimento acima, e venho postar resultados. Deixar claro inicialmente que após atualizar, fiz um master reset, retirei o Cartão de memória, e fiz o procedimento acima.

    Quanto ao manuseio do celular, em abrir menus, apps, home, notificações e navegar pelas opções, o celular simplesmente está como se tivesse uma memória de 512mb, e um single core de 1,0ghz.

    Para desbloquear o no modo deslizar, nenhuma trava ou engasgo, mas para aqueles acostumados a desbloquear, menu, procurar e abrir os aplicativos, voltar a home e variar entre os menus com bastante rapidez, já sentirá a diferença da nova atualização.

    As notificações estão na barra superior só vão acompanhar seus movimentos após 3s ou 4 segundos. Qualquer aplicativo aberto que tenha de movimentar cima/baixo como as configurações por exemplo, vai irritar com a aparência de uma lentidão, o facebook luta para ser rápido, mas engasga mesmo assim.

    Em aplicativos como o Whatsapp o teclado swype nem se fala, quando se escrevem 4 palavras em continuidade, 2 saem erradas, 1 similar e outra talvez nem escreva, tem de ter muita paciência, e muita mesmo. Para os apressados em digitar, ao escrever notarão as letras após alguns dígitos realizados.

    Ainda não testei a função de vídeo, a câmera até então não apresentou problemas, achei até melhor a velocidade do foco.

    O estilo do celular ficou incomparável, mais bonito e simples, sem as barras pretas superiores e inferiores, dando mais vida a homescreen deixando 100% o papel de parede visível, escurecendo apenas ao usar os menus. a novidade dos vídeos pre-reproduzidos foi uma boa jogada, deixa a animação sem som antes mesmo da reprodução. Otimo para procurarmos vídeos mais rápidos.

    Resultado: Melhorou o que estava pior, mas ainda não corrigiu totalmente. O aparelho responde melhor as funções porém é como se a rom fosse superior as qualidades do aparelho. Para qualquer usuário de um quad core 1,5 ghz com 2gb de Ram, a palavra “travou ou demorando”, é rara, não agora que temos a Kit Kat.

    Opinião pessoal: Falta muito para que criem soluções para esse tipo de problema, acabamos recebendo uma atualização mal sucedida de um android lançado em meados de 2013, o que da muito tempo para que haja testes. Eu já tive um Xperia S e quando atualizei para a ultima versão da época, a filmadora ficou horrível, até uma nova atualização corrigir. Portanto se não quiser ter um pouco de chateação, NÃO ATUALIZE, aguarde outras atualizações com correções, acredito que uma simples mudança no visual não seja a sua escolha para ter mais lentidão no sistema.

    • Meu vc ta com sorte. Essa atualização ferrou a vida de todo mundo! O Xperia da minha mãe ta aguentando firme até. Agora o meu samsung kkkkk Nem comento cara. Vou mudar para a Sony :3

    • Exceto o problema da bateria, não tive esses problemas de lentidão e do teclado que você citou. O Android tem dessas coisas, a atualização que corre bem em um aparelho, em outro do mesmo modelo buga completamente. O Google precisa pressionar mais as fabricantes por que isso está manchando a reputação do sistema.

  • bom vi muitos relatos que a atualização estava apresentando diversos problemas,sendo o mais notado a bateria,ontem resolvi atualizar o meu zq da tim,pelo pc comp normalmente sem fazer limpeza nem nada,simplismente a atualização correu normalmente,e para testar a bateria carreguei ele 95% e deixei ele a noite no stamina para verificar se ocorria uma descarga tão grande como ocorria em varios relatos,bom acordei as 10 hrs da manhã e o celular estava apenas com 94% da bateria,felizmente a atualização do meu não apresenta problemas até agora

  • Atualizei, e acabei voltando para a 4.3 que é muito melhor em desempenho e compatibilidade com vários apps de games.
    Assim como citado, temos muita lentidão, teclado swype sem condições de ser usado, abrir e fechar apps me lembra o optimus Black da LG que eu tinha, efim. Se não quer dor de cabeça não atualize.
    Também busquei versões modificadas e vários fóruns. Mas corrigem certos bugs e trazem outros então não vale a pena.

  • Não houve problemas com o meu, depois te atualizado deixei a bateria acabar toda só, recarreguei o celular e o bug

    da minha barra de notificação sumiu. Tudo ok.
    Só não gostei de uma coisa, barra de notificação separada das configurações rapidas.
    PRA QUE E PORQUE?

  • Não houve problemas com o meu, depois te atualizado deixei a bateria acabar toda, então recarreguei o celular e quando liguei o bug da minha barra de notificação sumiu. Tudo ok.
    Só não gostei de uma coisa, barra de notificação separada das configurações rapidas.
    PRA QUE E PORQUE?

  • Eu atualizei e notei que ao deslizar a dela pra baixo a “cortina” estava realmente lenta. Resolvi então desligar o aparelho e iniciá-lo novamente… após este procedimento tudo rodando 100% e olha que meu aparelho está com a memória abarrotada (32gb) e muitos games pesados como Modern Combat4 e Anomaly 2 por exemplo. Estou gostando da nova atualização!

  • Galera uma dica, quando quiserem acessar as configurações rápidas utilizem dois dedos para deslizar a “cortina” na tela inicial.

    • Cara, valeu demais! Eu estava contrariado com o fato de ter de clicar toda vez lá no canto pra alternas de “notificações” para “conf. rápidas” hahaha

      • O problema é específico do campo “localização”, se você desativar somente esse item, a bateria já volta ao normal! Mandei uma nota pra sony explicando isso e quem disse que tive retorno? Porém vcs proprietários do aparelho podem fazer o teste que é tiro certo!!!! Valeu falou!

  • Alguém esta com o mesmo problema que eu? Atualizei pelo pc mesmo, e quando o 3G esta DESABILITADO fica como se estivesse HABILITADO o sinal la em cima nao sai de jeito nenhum já dei reset e nada, me ajudemmmmmmmmm

  • Fiz a atualização ontem e estou completamente arrependido. meu telefone trava ao tentar digitar no Whatsapp, trava ao abrir a câmera… deletei todas as minhas fotos e videos e jogos e o problema ainda continua… péssima atualização KitKat…

  • Atualizei meu ZQ esta semana, realmente ficou lento demais!, então restaurei as configurações de fabrica e ele ficou mais rápido (não igual antes), mas o maior problema é que não consigo mais usar o Pendrive pelo OTG, quando estava no 4.3 reconhecia meu pendrive normalmente pela porta microUSB, mas agora nem sinal de vida!.. mas sei que o OTG esta funcionando pois reconhece um mouse e teclado, só não reconhece um dispositivo de armazenamento externo como antes!

  • Atualizei essa semana e não gostei. Primeiro problema notado, está travando demais. Segundo e mais grave, não consigo mais utilizar ele em chamadas, fica tudo mudo, eu não escuto nada e nem a pessoa me escuta… nas ligações efetuadas eu não escuto nem o tum tum da ligação. alguém poderia me ajudar? isso ocorreu apos atualização, antes o unico problema que tinha/tem é no microfone que fica extremamente baixo, e levei na assistência e não conseguiram resolver.

  • Griladíssimo com essa merda! minha bateria não dura nem 1/2 dia agora… Pq não fazem testes antes de liberar e incitar todo mundo a fazer a atualização? Pior de tudo é que nem rezetando pro estado original de fábrica voltou ao normal… já veio com o android atualizado!! E agora??

    • amigo vc vai ter que usar o flashtools para voltar com o 4.3.voltei para o 4.3 e meu ZQ voltou ao normal.minha bateria estava durando 7 horas com o 4.4 e quando voltei para o 4.3 voltou a durar 2 dias.

  • A dica do post resolveu o problema da bateria! Fiz do jeito orientado! No entanto, os app da Google só abrem se eu atualizar o Google Service. Mas entre isso e ficar sem bateria prefiro a bateria! Espero logo que lancem algo pra corrigir erros assim não precisarmos usar tais paliativos! Valeu pela postagem! No mais não percebi lentidão no sistema! Agora a bateria! No primeiro dia em STAND by com o 3G ligado ela não durou nem quatro horassss! Antes durava UM dia interiro no 3G! Fiquei lokaaa!

  • A melhor coisa a se fazer é downgrade para o 4.3 ou 4.2 ROM Nórdica ou Singapura, até sair o oficial 4.4.3 pra poder atualizar novamente, também tentei de tudo e nada adiantou, fiz downgrade ontem a tarde estou utilizando ele a umas 10 hrs direito e nem se compara o consumo é muito menor, façam isso! Zq c6503

  • Meu experia ZQ estava apresentando o problema da bateria (70% ou + de consumido pelo “google play services”). Segui os passos do tutorial e consegui resolver o problema desinstalando as atualizações do programa. No meu caso, reinstalei as atualizações um dia após o procedimento e o problema não voltou. Ou seja, provavelmente é só desinstalar (seguindo o tutorial) e depois instalar novamente, que deve ficar de boa.

  • Não funcionou para mim…
    Após a atualização para o Android 4.4 a bateria dura SEGUNDOS… Só segura a bateria quando está conectado ao carregador….

    Obrigada!

  • Tive que comprar outro celular….comprei o sansung win duos de 700 mango para quebrar o galho….. O meu zq não dura 2 minutos a bateria….começou depois da atualização….durava umas 7 horas…. Aí passo ia durar 4 horas e ontem começou a durar minutos…..vou deixar guardado até sair a solução do problema e depois vender…

  • Acabei de realizar o procedimento como explicado…. Desinstalei as atualizações restaurando o Google play services para o de fábrica…. E nada….. Só funciona com ele conectado no carregador

    • O meu permaneceu assim, até que depois de uns 4 dias parou de ligar ate mesmo no carregador, daí entrei em contato com a assistencia da Sony e os mesmos me instruiram a formatar para os padrões de fabrica, mas não resolveu, o jeito foi mandar para a assistência, estou aguardando agora a solução do meu problema. Espero que me mandem um novo, ou então o aparelho mais avançado do que ele. 😀

  • Galera, eu estava com o problema do google services puxar toda a bateria do meu cel, então comecei a buscar nos foruns maneiras de resolver o problema. Fiz o tutorial acima, e até resolveu, mais você deixa varias funções para tras como, youtube, maps, e etc.
    Então resolvi atualizar pelo pc comp, e ja era o problema! A bateria fica intacta, eu carregava ele antes de dormir 100%, acordava ele estava com 50%.
    Agora não, carrego ele normalmente, e não descarrega nada inquanto não mexo!
    Tentem aii, pelo menos com o meu funcionou (:
    Valeeu ..

  • Gente, eu tinha feito a atualização há séculos (logo que saiu) e só começou a dar problema ontem.
    Minha bateria não carrega…inicialmente achei que fosse problema do cabo, pq parece que é mal contato, fica dando como se eu tivesse tirando e colocando o cabo, perguntando de 1 em 1 minuto se eu quero sincronizar com o computador (pelo usb).
    Segui a orientação acima mas não adiantou.
    Aconteceu isso com mais alguém? Acham que pode ser outra coisa?

    • Denise, estive com esse problema. Com 25 dias de uso (02/09/2013 – data nf, a 27/09/2013 – data primeiro problama) telefone bichou. Após 11 meses de muitos problemas e tentativas de solução SONY / VIVO / Empresas contratadas, enviei por 3 vezes o aparelho para uma SONY em SP. Na última vez, em meados de julho/2014, descobriram que não tinha jeito. Me enviaram um xperia zq novo (sou obrigado a acreditar que é novo). Fiz uma reclamação, pois, quando comprei o ZQ ele era o TOP da sony no BR. Um ano depois, me dão um celular novo com 3 modelos de atraso. Aqui no Brasil é assim, Se não tiver dinheiro, não for Petista e não for amigo de juiz do supremo, vai feder na masmorra.

  • Gente, eu tinha feito a atualização há séculos (logo que saiu) e só começou a dar problema ontem.

    Minha bateria não carrega…inicialmente achei que fosse problema do cabo, pq parece que é mal contato, fica dando como se eu tivesse tirando e colocando o cabo, perguntando de 1 em 1 minuto se eu quero sincronizar com o computador (pelo usb).

    Segui a orientação acima mas não adiantou.

    Aconteceu isso com mais alguém? Acham que pode ser outra coisa?

  • Galera ta todo mundo meio nervoso, vamos com calma realmente o problema aconteceu , esta uma bosta boa de melhorar, mais sim no meu caso desativei a localização gps que vem ativa, nativa do celular resolveu meu problema a bateria voltou a durar, sobre o google services vc desatualizar ele e conversa da sony so pode! pois alguns aplicativos tem que ter ele atualizado para funcionar direito .

    • Então, eu fiz essa desinstalação aí e achei que ficou pior ! Não consigo usar nem o app do youtube… ta louco… além de ficar o tempo todo notificando que precisa atualizar e talz (deve dar pra tirar a notificação, mas nem tive saco). Fiz a instalação, mas o único problema que estou passando é a bateria.

      Vou esperar que lancem um update ai corrigindo isto !

  • Bem o que fiz também foi voltar minha versão para o 4.3 só que não a do Brasil e sim a nórdica da Alemanha como estão chamando ai, meu celular voltou a luz rápido parecendo uma bala, e percebi que a versão da Alemanha corrige vários bugs que a nossa querida room 4.3 tem, app do controle remoto que nao funfa direito, melhoria de captação de sinal , bem mais veloz menos aplicativos nativos deixando mais espaço e melhorando desempenho, ou seja nossa room e uma bosta, somos tratados assim infelizmente nem sei o que fizemos pra eles kkkkkk, estarei atualizando agora para o 4.4 e verei como esta a versão de fora . abraço a todos .

  • A Sony se importa muito com as reclamações, se todos criassem reclamações no reclame aqui, quem sabe eles não se mecham e lançam uma atualização com correção, com uma versão até mais adiante quem sabe. Ficar com essa solução é realmente decadente!!! estou com vontade de jogar esse no chão e dar uma marretada e nunca mais comprar Sony, se tive pego o moto x estava mais feliz.

  • Diego, eu fiz conforme o procedimento e na boa!!! Tu é o cara! Para vc ter uma noção, qdo eu apertava o botão de ligar e deslisava o dedo para desbloquear a tela, aparecia uma tela preta e depois a foto de fundo…um delay de mais de um segundo…Nunca ele fez isso, maldito celular rápido pra fazer as coisas, foi atualizar e ferrou tudo. Bom a tela era um termômetro, eu vou usando e depois eu posto aqui se algo ainda estiver lento, como por exemplo aparecer o teclado para digitar algum texto, pois tb estava com Delay antes do procedimento. Grande abraço e obrigado por compartilhar o conhecimento.

  • Ate aqui a segunda dica foi muito util, normalizoua em 100% por enquanto, antes era nescessario reiniciar o aparelho acada vez que o Google Services mantinha o aparelho ativo o tempo todo consumindo a bateria e, tempo recorde! 2 dias e tudo ok, se tiver novidades eu posto aqui !

  • quando tiro o carregador do meu sony zq ele desligar e não carrega para ligar tela iniciar, pfvor tem alguém q possa me ajudar com isto?
    grato…
    Márcio

    • Dê um reset no celular. Abra a tampinha traseira e do lado esquerdo do cartão SD há um botão. Com algum material com ponta, pressione esse botão por 3 segundos, se tudo der certo, o celular vai vibrar 3 vezes. Depois disso, tente carregá-lo.

      OBS: Não pressione o botão por mais de 3 segundos, visto que pressionar por 5 segundos, você vai realizar o FULL wipe nele.

  • O meu ZQ funciona perfeitamente. Até fiquei admirado com a bateria dele. Fui dormir com 91% de carga, acordei e ainda estava com 91%. Foi o único celular que tive onde a bateria não desceu nada durante horas em stand-by.

  • Saiu a atualização 4.4.4 para o ZQ no meu aparelho, mas eu já tinha resolvido o problema voltando a configuração original, até agora não tive nenhum problema, já tem um mês que está tudo ok.

  • Meu problema é o seguinte, meu carregador nao funciona de jeito nenhum nem com outros carregadores e quando funciona diz que o carregador nao esta sendo suficiente para recarregar. Começou exatamente hoje 22/10/2014 queria alguma solução pra isso :/

  • nao consigo carregar mais meu z1, parece que o carregador nao recarrega, nao aparece nem o simbolo no alto do visor perto da desenho da bateria, como se estivesse recarrengando. Alguém pode me ajudar por favor !

  • Boa tarde;
    Usei meu Xperia ZQ normalmente o dia todo, logo anoite que fui por para carregar que notei o problema… Não dava sinal nenhum que estava recebendo carga, consequentemente desligou e agora só fica ligando e desligando como se não tivesse carga para reiniciar… apertei no “+ power” e ele apresentou uma luz azul, mais mesmo assim sem sinal. depois de horas tentando consegui que ele ligasse porém com 1% de carga, segui o tutorial mais de nada adiantou. Alguém pode me ajudar ?!

  • alguem meajuda . ja fiz isso e nao resulveu. o telefone so carrega no computador ou carro. nao carrega na tomada. por que? como resolvo? trocando a bateria?
    socorro.

  • gente eu atualizei meu zq veio com 2 bugs 1 da bateria ja resolve muito obrigado pelo tutorial agora tou com poblema da camera que não quer pega oque posso fazer para minha camera pega ):

Receba Notícias por E-mail:

Share via