Uma das novidades mais interessantes apresentadas com o Android 5.0 Lollipop talvez não tenha sido tão lembrada e configurada como deveria, já que poucos modelos tiveram a sorte de já receber a atualização. É a opção de configuração de Dispositivos Confiáveis (Trusted Devices, em inglês).
Com ela, você pode usar um smartwatch, dispositivos bluetooth e até locais conhecidos como método de destravamento do smartphone por proximidade. Assim, o aparelho só pedira uma senha para desbloquear o telefone, quando este estiver distante do dispositivo confiável.
Se você comprou um relógio Moto 360, LG G Watch R, Sony Smartwatch 3 ou Samsung Gear Live (qualquer modelo que rode o Android Wear), fica ainda mais interessante aproveitar esta função, já que você pode fazer com que o seu smartphone fique destravado sempre que estiver próximo do relógio.
Para configurar o telefone (ou o tablet), você precisa confirmar que ele já roda o Android 5.0 ou superior, ou é um modelo das linhas Moto X ou DROID, ambos da Motorola, e seguir os passos abaixo:
Instruções:
- Confirme que o seu relógio ou outro dispositivo bluetooth já foi pareado com o smartphone;
- No telefone, localize dentro do menu a opção configurações>Segurança;
- Dependendo do modelo, você já encontrará a opção “Trusted Devices” (Dispositivos Confiáveis). Selecione-a;
- Se não encontrá-la com esse nome, procure por “Smart Lock” (travamento inteligente), selecione-o e encontre a opção “Trusted Devices”;
- Digite o seu código de bloqueio (se houver);
- Ative a opção “Trusted Devices”;
- Nela, selecione o dispositivo que você quer usar (no meu caso, o relógio Moto 360);
- Você pode adicionar outros dispositivos bluetooth, como caixas de som, TVs e computadores pessoais;
- Você pode aproveitar e configurar também um “Lugar Confiável”, que pode ser a sua casa ou local de trabalho, por exemplo;
Pronto! Agora, sempre que o smartphone ou tablet estiver próximo de um destes aparelhos, você não precisará destravá-lo com uma senha, facilitando o acesso.
Tutorial: configurando “dispositivos” e “locais” como confiáveis no Android 5.0 Lollipop