Tutorial: Dual Boot para o Samsung Galaxy S4

Tutorial: Dual Boot para o Samsung Galaxy S4 3
Nesse tutorial, vamos lhe ensinar utilizar 2 sistemas operacionais (stock Android comTouchWiz e CyanogenMOD 10.1) no seu smartphone Galaxy S4 4G (GT-i9505).

TW and Stock Android

Muitas pessoas não gostam da customização que a Samsung fez no sistema operacional Android, conhecida como TouchWiz UI. Dizem que ela tornou o sistema um tanto lento e, às vezes, é responsável por falhas. Porém, há também aqueles que a adoram, por conta de suas funcionalidades e opções únicas. Muitas delas até podem parecer desnecessárias com o passar do tempo, mas não há como negar que são interessantes.

Para compensar essa “lentidão” da ROM da Samsung, muitos usuários recorrem a utilização de Custom ROMs, como a CyanogenMod, que já foi alvo de review aqui no Showmetech (CyanogenMod 10.1.3).

Pois bem, nesse tutorial vamos lhe ensinar como aproveitar os recursos do TouchWiz e ainda sim utilizar, por exemplo, a CM10.1 no seu aparelho Galaxy S4 4G (i9505).

Antes de começar:

  • Importante! Esse tutorial foi pensado apenas para o Galaxy S4 4G modelo i9505. As ROMs aqui indicadas são apenas para o modelo informado, porém os aplicativos de Dual Boot funcionam em qualquer ROM para o Galaxy S4.
  • Esse tutorial é para usuários intermediários e avançados. Não prossiga se tiver dúvidas ou não souber exatamente o que está fazendo.
  • Leia o tutorial inteiro antes de começar!
  • Este procedimento foi testado com sucesso pelo autor. Ainda assim, não nos responsabilizamos por eventuais danos causados ao aparelho;
  • Esse procedimento irá invalidar a sua garantia. Logo, faça-o com ciência desta condição;
  • Após o início do procedimento, todos os dados do seu aparelho serão perdidos, inclusive fotos, músicas e aplicativos.

Requisitos

  • Custom Recovery (CWM);
  • Acesso Root;
  • Remover Bloatware;

1) Instalando Custom Recovery

Para poder utilizar uma Custom ROM é necessário instalar um Custom Recovery no seu aparelho. Recomendamos a utilização do CWM, cujo tutorial de instalação pode ser encontrado aqui: Tutorial CWM.

Uma vez instalado o CWM, começamos o processo. O primeiro passo é definir quais ROMs você gostaria de utilizar como primária e como secundária. O desenvolvedor desse MOD está aos poucos adicionando suporte para mais e mais ROMs, porém as mais conhecidas já são suportadas, como a CyanogenMod, Google Play Edition, Paranoid Android, etc… e é claro stock ROMs e stock based ROMs.

2) Removendo Bloatware

Se a ROM primária escolhida for TocuhWiz, você deverá antes remover Bloatware, caso contrário as duas ROMs não caberão na partição /system de seu aparelho.

Você poderá remover o Bloatware seguindo esse tutorial do Showmetech (Tutorial Removendo Bloatware).

Ou, se desejar, poderá instalar uma ROM completamente limpa. Eu utilizei a XXUBMH1, instalável pelo CWM, que já vem roteada. Caso decida por outra ROM, lembre-se que o acesso root é obrigatório!

  • Tópico no XDA da ROM TW Limpa: ROM TW Limpa;
  • Link direto da XXUBMH1: XXUBMH1;
  • WiFi Fix para XXUBMH1: WiFi Fix XXUBMH1 (Caso tenha problemas no WiFi, use o Odin adicionando esse arquivo como PHONE);
  • Aplicativos removidos: Aplicativos Removidos (Caso queira restaurar algum app da ROM da Samsung, copie somente os apks desejados e cole na pasta /data/app);

3) Instalando o aplicativo de Dual Boot

Agora o próximo passo é instalar o aplicativo que fará a troca entre ROMs. O tópico completo para acompanhamento das atualizações no XDA é esse: Dual Boot no XDA.

Dual Boot Switcher app: DualBootSwitcher.apk

3.1) Instale esse app em seu Galaxy S4 (Já com o Bloatware removido ou com uma ROM TW limpa).

3.2) Abra o aplicativo e selecione “Set current kernel as… Primary ROM’s Kernel”. O acesso root será solicitado e você deverá concedê-lo.

Aplicativo Dual Boot Switcher
Aplicativo Dual Boot Switcher

O que você acabou de fazer foi definir que o Kernel atual será utilizado para a ROM primária, que nesse caso foi a TouchWiz.

4) Preparando a ROM secundária para instalação

4.1) Baixe a ROM Secundária que desejar (desde que ela seja compatível, como informado nesse tutorial).  Exemplo: CM10.1.3, tutorial que fizemos um tutorial aqui no Showmetech.

4.2) Baixe o Dual Boot Patcher aqui: Dual Boot Patcher (A versão atual é a 1.14. Nesse tutorial, foi utilizada a versão para Windows).

4.3) Separe os arquivos da CM que utilizará como secundária, bem como o arquivo do GAPPS. Clique neles (um de cada vez) e arraste até o arquivo “patch-file.bat”. Aguarde o término da operação e um arquivo com o mesmo nome porém com o final “_dualboot.zip” será criado. Faça o mesmo com o GAPPS.

5) Instalando a ROM secundária

5.1) Simplesmente copie os arquivos com a terminação “_dualboot.zip” para o seu aparelho e instale-os normalmente pelo CWM. Então reinicie o aparelho, você verá que ele iniciará na ROM secundária.

5.2) Instale o aplicativo “Dual Boot Switcher” na ROM secundária. Abra o aplicativo e selecione “Set current kernel as… Secondary ROM’s Kernel”. O acesso root será solicitado e você deverá concedê-lo.

5.3) Pronto. Toda vez que quiser trocar de ROM, basta entrar no aplicativo “Dual Boot Switcher” e escolher a ROM primária ou secundária, e depois reiniciar o aparelho.

Dicas

Certifique-se que o acesso root foi concedido e o que você configurou corretamente o kernel para cada ROM. Caso algo tenha dado errado, você não conseguirá retornar para a ROM anterior e terá que começar tudo denovo.

Para atualizar a ROM secundária, basta fazer o “patch” da ROM e GAPPS, e instalar novamente pelo CWM.

No CWM temos as opções de “wipe cache”, “wipe data”, “wipe system”, etc… Elas servem, para esse caso, apenas para a ROM primária. Para realizar todos esse processos, o desenvolvedor do Dual Boot criou o DualBootUtilities. Basta fazer o flash pelo CWM.

Eles podem ser baixados aqui: DualBootUtilities.

Mais explicações e possibilidades de combinações de ROMs podem ser encontradas no Tópico oficial do Dual Boot.

Créditos:

Usuário chenxiaolong e Fórum XDA Developers.

15 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

  • Bacana mesmo. Gosto da CM por causa do desempenho. Porém eu uso alguns recursos da Touchwiz que fazem falta, como a câmera e os recursos smart stay e smart pause.

  • Vou experimentar o dual boot pois a única coisa que me faz deixar até hoje o meu s4 com touchwizz é a qualidade dos apps de camera das roms baseadas no aosp para este aparelho …

  • So usava meu s3 em dualboot. Mas o processo era bem mais simples, pois so era trocar o kernel. Achei esse muito complicado. sera que exitem outros modos??? Se bem que esse ja é muita coisa, e sinal de que estamos caminhando pra um melhor. valeu ai pelo blog compartilhar essa informação que pra mim é muito importante

    • Verifique se o Gaaps que vc está querendo usar está na lista de zips suportados (na thread do XDA). Verifique tbm se está com a ultima versão do DuallBoot Patcher.

      • entao tambem tentei passar a mesma rom cm 10.1.3 que vc postou nesse tutorial e tambem nao deu. OU seja, acho q nao estou sabendo usar esse patch. (fiz assim baixei a rom cyanogem mod 10.1.3 e arraestei para o aquivo descompactado – o tal do pacht-file.bat. Ai fala assim arquivo usuported. é assim mesmo o procedimento?

  • Recentemente voltei para o firmware original da Samsung (I9505VJUHOF2_I9505ZTOHOF2_ZTO). Instalei várias ROMs, CM12, CM12.1, Google Play Edition, e em todas tive problemas por exemplo, Waze, toda hora travava, fechava e etc, aplicativo da caixa econômica não funcionava, ele até entrava na conta, mas na hora de usar o leitor de código de barras por exemplo o aplicativo simplesmente “deslogava”. Gostei demais da ROM Google Play Edition, mto rápida, limpa, e etc, porém os problemas me deixaram nervoso, e restaurei o firmware oficial e tudo, tudo funciona normalmente sem nenhum tipo de interrupção. Por enquanto darei um tempo na instalação dessas Customs ROMs, rs, mas parabéns pelo POST, muito bem explicado.