Encontramos esta semana um tutorial muito interessante no site TUXMG sobre como atualizar seu Smartphone Samsung Nexus S para a versão Gingerbread 2.3.4, com o ROOT e o Recovery 3.0.2.5, veja abaixo:
“Neste post mostrarei uma forma simples de atualizar o Nexus S para a nova versão do Gingerbread 2.3.4, que conta com o recurso de video-chat no Gtalk, assim como destravar o bootloader, liberar o acesso root e atualizar o recovery para a versão 3.0.2.5 do Clockwork:
**Este tutorial foi feito para ser executado em uma máquina linux, mas o pacote baixado contém as versões para Mac e Windows, bastando fazer as devidas adaptações.
Para que tudo dê certo, o procedimento deve ser feito na ordem correta:
1- Baixe os seguintes arquivos:
- – Pacote completo para boot e recovery
- – Update 2.3.4 opção 1 opção 2
2- Copiando os arquivos.
- – Copie sem descompactar o arquivo “a14a2dd09749.signed-soju-GRJ22-from-GRI40.a14a2dd0.zip” para a raíz da partição sdcard.
- – Descompacte no seu computador o arquivo “Nexus_S-GRJ22-2.3.4-Stock.zip”.
- – Abra a pasta “Nexus_S-GRJ22-2.3.4-Stock/” e copie o arquivo“rootexplorer2.3.apk” para a raíz da partição sdcard.
- – Abra a pasta “Nexus_S-GRJ22-2.3.4-Stock/boot/” e copie o arquivo “su-2.3.6.1-ef-signed.zip” para a raíz da partição sdcard.
Para atualizar o Android é necessário primeiro destravar o bootloader.
3- Entrando no bootloader
- – Desligue o Nexus S e o religue segurando o botao power e ao mesmo tempo o botão de volume +. Isso fará o aparelho ligar na tela do bootloader.
4- Destravando o bootloader
- – Verifique se na tela do Nexus S a opção LOCK STATE está LOCKED.
- – Ligue o aparelho na porta usb do seu computador.
- – Abra o terminal e entre na pasta que você descompactou, “Nexus_S-GRJ22-2.3.4-Stock/recovery/”.
- – Digite o comando: sudo ./fastboot-linux oem unlock
- – Verifique se na tela do Nexus S a opção LOCK STATE mudou de LOCKED para UNLOCKED
5- Alterando o recovery
- – Ainda na tela do bootloader, digite o comando: ./install-recovery-linux.sh
- – Utilize a tecla volume + ou volume – para navegar na tela do aparelho até a opção Recovery e aperte o botão de power para selecionar esta opção.
- – O aparelho entrará na tela inicial do ClockworkMod Recovery.
- – Essa atualização do recovery é temporária, então caso o aparelho seja desligado o recovery original será restaurado, devendo este passo ser refeito.
6- Fazendo backup da sua ROM atual
- – Na tela principal do ClockworkMod Recovery, utilize a tecla volume + ouvolume – para navegar até a opção backup and restore, na tela seguinte escolha a opção backup para que o processo inicie (deve demorar cerca de 5 minutos). Quando terminar o backup, retornará automaticamente para a tela principal.
7- Atualizando o Gingerbread para a versão 2.3.4
- – Ainda no ClockworkMod Recovery, na tela principal, escolha a opção install zip from sdcard.
- – Na tela seguinte escolha choose zip from sdcard.
- – Na próxima tela navegue até encontrar o arquivo que você copiou,a14a2dd09749.signed-soju-GRJ22-from-GRI40.a14a2dd0.zip, e o execute.
- – Ao final do processo, volte até a tela principal e reboot o aparelho.
Neste momento seu aparelho estará atualizado. Os passos a seguir não são obrigatórios, devendo fazer apenas aqueles que querem liberar o acesso root e alterar definitivamente o recovery.
8- Liberando o ROOT
- – Repita os passos 3 e 5.
- – Repita o passo 7, trocando o arquivo a ser executado para su-2.3.6.1-ef-signed.zip.
- Como você deve ter notado, toda vez que alteramos o recovery e rebootamos o aparelho, o recovery original é restaurado. Para alterar o recovery de forma definitiva, é necessário estar com o root liberado.
9- Instalando o root explorer
O root explorer é um navegador de arquivo que tem a vantagem de poder alterar os arquivos de sistema do Android. Por estar mexendo em arquivos de sistema, faça estes procedimentos com muito cuidado e atenção, pois caso altere algum outro arquivo poderá brickar o aparelho.
Para instalar programas fora do market, é necessário habilitar a opção de Fontes desconhecidas em Configurações/Aplicativos. Em seguida você deve ter instalado qualquer outro explorer simples para fazer a instalação do Root Explorer, utilizando o arquivo rootexplorer2.3.apk. Não entrarei nestes detalhes, pois pressuponho que se chegou até aqui possui o conhecimento necessário para executar esta tarefa sem mais explicações. Caso não possua, procure no Google.
10- Alterando as opções de restauração do recovery original
- – Abra o Root Explorer
- – Navegue até o diretório /
- – Clique no botão Remount as R/W
- – Altere o nome dos seguintes arquivos:
- /system/etc/install-recovery.sh
- /system/recovery-from-boot.p
- – Clique no botão Remount as R/O
11- Alterando o recovery de forma definitiva
- – Repita os passos 3 e 5.
Após a execução destes passos (que deve demorar cerca de 20 minutos), seu aparelho estará atualizado e funcional com o root liberado e um recovery com mais opções.
Caso deseje restaurar o backup, repita o passo 6, escolhendo a opção restore e o arquivo que foi criado, nomeado com a data e hora de sua criação.
Caso deseje restaurar o recovery original, repita o passo 10, retornando os arquivos ao seu nome original e dê reboot no aparelho.
Caso deseje bloquear novamente o bootloader, repita as opções 3 e 4 , alterando o comando para: sudo ./fastboot-linux oem lock
.
Se você gostou deste excelente tutorial, aproveite para fazer uma visita ao site do criador: TUXMG.
Bruno,
obrigado pela indicação do meu post.
gostaira de saber faço os comandos no terminal do mac os x…
quero fazer essa atualização… alguem pode ajudar??
amigo, temos que renomear o arquivo para qual nome no passo 10? E tipo, eu acho que toda vez que reinicio o nexus ele perde o root, no root explorer ele nao me deixa modificar o arquivos mencionados
amigo, temos que renomear o arquivo para qual nome no passo 10? E tipo, eu acho que toda vez que reinicio o nexus ele perde o root, no root explorer ele nao me deixa modificar o arquivos mencionados