Tutorial: Root no LG Nexus 4 (E960)

Aprenda como desbloquear e conceder o acesso ao root ao LG Nexus 4. O procedimento é muito simples, mas requer a sua atenção.

root-n4

Alguns dias atrás nós publicamos aqui o review do mais recente aparelho da linha Nexus, o LG Nexus 4 (E960) um aparelho surpreendente! Agora vamos aprender como desbloquear e conceder o acesso ao root nele.

O procedimento é muito simples, porém é sempre recomendado ler tudo com muita atenção antes de clicar em qualquer opção.

Lembrando que a concessão do acesso ao root do aparelho pode configurar em violação dos termos de contrato e você perder a sua garantia, portanto, faça por sua própria conta e risco, somente se realmente for necessário.

Bom, primeiro baixe e instale o Nexus Root Toolkit, um programinha que praticamente fará tudo por você.

Nexus-Root-Toolkit

Conecte o seu aparelho ligado ao computador através do cabo USB. Recomendo que o procedimento seja feito plugado a um notebook com bateria 100% carregada e não a um desktop uma vez que qualquer interrupção durante os procedimentos podem comprometer o aparelho.

Agora abra o Nexus Root Toolkit e siga os passos a seguir:

1) Informe qual o seu aparelho e qual a ROM atual dele na opção “Your model type”.

Em se tratando de um processo de root em um Nexus 4 escolha obviamente a opção “Nexus 4 (LG E960)” na lista de opções “Select the device you have”.

Para ter certeza de qual é a versão do sistema operacional, abra a configuração do aparelho e na opção “Sobre o telefone” verifique a versão do Android. No meu caso foi a 4.2.2, então selecionei a opção “OCCAM-MAKO: Android 4.2.2 – Build: JDQ39”.

Após definir o aparelho e a versão do Android clique em “Apply

Uma janela explicando como habilitar o USB Debug é exibida. Siga as instruções e clique em “ok”.

O programa irá verificar a existência da imagem do Sistema Operacional Android em seu computador (provavelmente não vai achar já que você supostamente estará fazendo este processo pela primeira vez) e então fará o download dos arquivos necessários.

2) O próximo passo é fazer o Backup do seu aparelho. Para isto basta clicar em Backup e seguir os passos indicados nas janelas que irão aparecer. Não posso falar muito deste passo pois fiz o root logo quando liguei ao aparelho e portanto não tinha nada instalado nele, não justificando fazer o Backup.

3) Agora vamos destravar o seu aparelho. Este procedimento irá apagar todas as informações pessoais e aplicativos baixados anteriormente, por isso a etapa anterior é importante.

Para desbloquear basta clicar em “Unlock”. O programa irá reiniciar o seu aparelho em modo download e fará todo o processo. Aguarde que ao final o seu aparelho irá reiniciar, já desbloqueado.

4) Finalmente, vamos conceder o acesso ao root do aparelho e da mesma forma que para os passos anteriores, basta clicar na opção “Root” e aguardar. Neste passo é possível optar por manter o Recovery original ou instalar um custom Recovery selecionando ou não a opção.

Caso tenha selecionado instalar um custom Recovery o aplicativo irá baixa-lo e logo depois iniciará o seu aparelho em modo download onde fará a aplicação do root e instalação do BusyBox e do SuperSU (aplicativos essenciais para o gerenciamento do acesso ao root), além do custom Recovery.

Após a instalação o seu aparelho irá reiniciar e pronto, já estará desbloqueado e com acesso ao root concedido. Aproveite e instale um programa de gerenciamento de backups como o Titanium Backup * Root  já que agora você poderá utilizá-lo.


Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

51 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Amigo, fiz aqui e funcionou perfeitamente!

    Só uma critica construtiva:
    Pessoas com pouco conhecimento em inglês ficariam perdidos em alguns passos, principalmente na parte de habilitar o USB Debug!

    No mais está perfeito!

    Parabéns!

    • Ola Thiago,

      Obrigado pelas sugestões e pelo elogio.

      De inicio fiquei na dúvida pois só coloquei em inglês no tutorial as opções exatas a serem clicadas justamente para evitar confusões, porém ao comentar a dificuldade em se fazer USB Debug notei que sua critica é quanto ao idioma do aplicativo Toolkit, neste caso cabe uma sugestão ao desenvolvedor para incluir uma tradução para o Português (Pt-Br), eu também iria preferir se fosse traduzido.

      Abraços!
      E mais uma vez obrigado!

  • Consegui rootear aqui também… mas instalar os drivers ADB no Win8 não foi coisa de leigo… faça um tutorial sobre isso depois… vlws man!

    • Olá Tiago,

      Primeiro, que bom que deu certo!!

      Bom, também usei o WIndows 8 e para mim não houve a menor dificuldade, apenas pluguei o aparelho no computador e selecionei o modelo no Toolbox que os drivers foram instalados automaticamente.

      Como você fez? O que houve? Nos conte, assim você também ajuda outros que venham ter os mesmos problemas que você.

      • Eu não consegui fazer o Windows 8 ler o Nexus 4 nem-a-pau!!!
        Tive que voltar para o W7 ( chorei =[ ) ….

        Bem, teu tuto ajudou bastante! Consegui rootear de boa no W7 aqui.

        Vlw

  • Eu tentei fazer num Nexus S, usando esse programa ai, e nao rolou de jeito nenhum… Ele rebotava, entrava no recovery, dizia que tava instalando o root, ai o aparelho ficava parado na tela do recovery e o programinha dizia que estava esperando o celular terminar o boot… Eu dava o boot manualmente, ele dizia q tinha terminado mas nao tinha root no celular. Eu acabei faznedo na mao mesmo (pus o zip na memoria, entrei no recovery e mandei instalar o zip do sdcard).

    No Nexus 4 eu instalei usando o outro toolkit, o Nexus 4 Toolkit (https://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1995688 ) uso esse toolkit desde o Galaxy Nexus (https://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1392310 ) e funciona mto bem (apesar deste ser telinha DOS, ao contrario do apresentado no post, que é com botoes, mas funciona certinho, é so ler…)

  • Rodrigo, eu tenho um nexus4, e gostaria de fazer root nele, porém meu computador é Windows XP, precisa ser feito em windows 7 ou 8, ou o Xp da certo também? Até mais e obrigado.

    • Feliciano, eu não testei em um XP.

      Acredito que se o Toolkit rodar no seu XP e conseguir instalar os drivers, não terá problema algum.

      Se fizer o root depois me conte como foi!

      Abraços

  • Me desculpem pela pergunta besta (sou um completo noob) mas que vantagens trás ao usuário esse procedimento? Em que um Nexus4 “rooteado” é melhor que um stock?
    Minha pergunta não é em tom de crítica, é dúvida mesmo.
    Obrigado.

    • Olá VanBasten,

      Um Nexus 4 “rooteado” não é melhor e nem pior que um “não rooteado”, as “vantagens” dependem muito de usuário para usuário, das necessidades com relação ao aparelho, etc.

      De uma forma bem simplória, ao conceder acesso ao root do seu aparelho você permite que as pastas do sistema sejam acessadas e possam ser modificadas e alguns bons aplicativos de backup como o Titanium e de segurança como o Cerberus trazem muito mais funcionalidades se a pasta raiz (root) e de sistema estiverem acessíveis por exemplo …

      Um detalhe, conceder acesso ao root mantém o seu aparelho Stock, você pode ou não trocar o recovery por um custom e com mais opções, mas a ROM, o Kernel, o GAPPs, continuam perfeitamente stock.

      E se você pretende customizar ainda mais o seu aparelho, trocar a ROM, o Kernel, etc e ai sim tirar o sistema “stock” dele, você quase sempre precisará ter concedido acesso ao root e às pastas do sistema, além de ter trocado o recovery por um custom. Mas o root não serve somente para isto, vale a pena um pesquisa e só faça se realemtne para o seu uso ele trouxer vantagens!

      Qualquer dúvida só falar!

      Abraços

  • Olá Rodrigo, agradeço por ter colocado esse excelente passo a passo !
    Meu Nexus 4 já esta todo configurado e com as apps instaladas, como
    eu poderia “desbloquear” ele ? eu posso pular para o root sem precisar
    desbloquear ?

    • Olá Ronaldo, este programa é para desbloquear e aplicar o acesso ao root no aparelho e não para a instalação de ROMs custom, para isto você deve seguir o tutorial do desenvolvedor.

  • Olá Rodrigo Maia-Nogueira, meu LG Nexus 4 E960 16 gigas ainda nem chegou e eu já estou lendo seu tutorial. Sou leigo no assunto, mas já li em alguns lugares que se você fizer errado o processo de Root, você perde o aparelho. Ele não liga mais. Isso é vdd ? Quais as consequências que uma Root mal realizada poderia trazer para o telefone ? Me interessei pelo Root, para conseguir usar o cabo USB OTG no aparelho, porque dizem que se não mexer no kernel, o cabo USB OTG não funciona. Se desse por favor, me explica direitinho como eu posso colocar mouse, teclado, manete, pen drive no meu LG Nexus 4, usando o cabo USB OTG ou outro cabo, ouvir falar sobre usar uma HUB com fonte alimentada, para gerar os 5V necessários. Você poderia esclarecer essas dúvidas para mim ? Desde já agradeço muito sua atenção e parabéns pelo o seu tutorial. Abraço.

    • Olá Leandro, desculpe a demora em responder, eu estava de férias e por opção com computador desligado!

      Bom, qualquer procedimento que altere o padrão do seu aparelho se for executado de forma errada pode sim inutilizar o seu aparelho, porém isso é muito difícil de acontecer, especialmente seguindo os tutorias à risca, ponto por ponto.

      A maioria dos problemas se dá pela falta de atenção e pressa.

      EU não faço ideia de como colocar mouse, teclado e afins no Nexus 4, nunca tentei ou tive interesse em fazê-lo mas com relação ao OTG, diferente de alguns aparelhos a porta mini-USB do seu N4 não alimenta o periférico plugado nele por isso para utilizar HD externo ou pendrive se faz necessário uma fonte de alimentação externa, existem cabos OTG já com esta fonte.

      Espero ter ajudado!

    • O modelo do aparelho e aversão do Android estão corretas?

      Será que você já não está com o Android 4.3? Pode ser que não tenha root para ele disponível ainda.

    • Sim funciona! Eu instalei o Miui muito bacana por sinal! https://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1912 ai tem varias ROMs para serem instaladas.

      • Que bom saber que funciona no 4.3 e que gostou da MIUI, eu estou usando a ParanoidAndroid https://www.showmetech.com.br/rom-paranoidandroid-aospa-3-para-o-lg-nexus-4-mako/ … excelente ROM

  • Rodrigo Maia Nogueira, desculpe o incomodo, mas não quero fazer root em meu aparelho mais quero habilitar a opção de usb. Se eu fizer o processo até o 1:

    Conecte o seu aparelho ligado ao computador através do cabo USB. Recomendo que o procedimento seja feito plugado a um notebook com bateria 100% carregada e não a um desktop uma vez que qualquer interrupção durante os procedimentos podem comprometer o aparelho.

    Agora abra o Nexus Root Toolkit e siga os passos a seguir:

    1) Informe qual o seu aparelho e qual a ROM atual dele na opção “Your model type”.

    Em se tratando de um processo de root em um Nexus 4 escolha obviamente a opção “Nexus 4 (LG E960)” na lista de opções “Select the device you have”.

    Para ter certeza de qual é a versão do sistema operacional, abra a configuração do aparelho e na opção “Sobre o telefone” verifique a versão do Android. No meu caso foi a 4.2.2, então selecionei a opção “OCCAM-MAKO: Android 4.2.2 – Build: JDQ39”.

    Após definir o aparelho e a versão do Android clique em “Apply”

    Uma janela explicando como habilitar o USB Debug é exibida. Siga as instruções e clique em “ok”.

    Aí depois eu parar o processo, minha USB está habilitada ? Sem que eu tenha feito a root ? Obrigado mais uma vez pela sua atenção.

    • Caro Leandro,
      Este processo habilita o Debug, a porta USB já vem habilitada.
      Acredito que você esteja se referindo a habilitar o OTG que permite o uso de armazenamento externo, mouse, teclado e outros pelo USB. Se for isso, o root é necessário e ainda tem um porém, a porta microUSB do Nexus 4 não é capaz de alimentar os periféricos, você só conseguirá conectar itens que estejam conectados em alguma fonte de energia.
      Espero ter ajudado.

      • Vale ressaltar que apenas aplicar o root já não habilita o OTG, é apenas um pré requisito já que para este recurso funcionar é preciso escever em arquivos do sistema.

      • Entendi, mais uma vez obrigado pela atenção. Vou aguardar minha garantia acabar, para fazer o processo do root. Desde já agradeço por sua atenção e paciência.

  • Primeiro quero parabenizar o tutorial muito explicativo. Opa to aqui porque tenho um nexus 4 na versão 4.3 e nunca tentei fazer root.tenho muitas dúvidas pois tenho medo de perder o aparelho,só uso meu aparelho para fazer chamadas e entrar na internet e estou extremamente insatisfeito com a duração da bateria quero saber se fazendo o root vou ter uma melhora significativa na bateria? Agredeço se me responder obrigado.

    • Bom dia João,
      Fazer root vai danifica em nada seu aparelho, porém somente o root não vai resolver o seu problema já que este processo apenas libera o n acesso

  • Primeiro quero parabenizar o tutorial muito explicativo. Opa to aqui porque tenho um nexus 4 na versão 4.3 e nunca tentei fazer root.tenho muitas dúvidas pois tenho medo de perder o aparelho,só uso meu aparelho para fazer chamadas e entrar na internet e estou extremamente insatisfeito com a duração da bateria quero saber se fazendo o root vou ter uma melhora significativa na bateria? Agredeço se me responder obrigado.

  • ola cara fiz tudo certo porém meu Android sendo 4.3 não instalou o root o super su até esta lá mas …ele diz que não a binário no APP…ou seja não deu acesso root….o que eu faço… da para instalar uma custom ROM sem o root ?
    o bootloader desbloqueou de boa!

  • Amigo, O meu ta dando um broplema, Eh o seguinte, Ele ta falando assim ADB decive not found, Por favor me ajuda, O meu eh N4 4.4 KTR16S. Cara me ajuda pleaseeee!

  • tenho um nexus 4 sem querer no bolso ele entrou em atualizar o sistema androide enquanto atualizava terminou a batería. e o celular nao liga mais. oq devo fazer? tem concertó?

    • Luis,
      Busque no Google como colocar o aparelho em modo download ou fastboot, caso consiga busque use o toolbox para flashear novamente a factory image da ROM.
      Caso não consiga acessar o fastboot ou o modo de download, so levando o aparelho na assistência.
      Boa sorte.

  • Boa tarde Rodrigo, gostaria de saber como desfaço o root, pois peguei um aparelho que já estava roteado agora aparece um atualização do android para 4.4.3 e não consigo atualizar, tenho como desfazer esse root, ou conseguir atualizar? Obrigado

    • Olá Leandro,
      O unroot quase sempre é possível, se você seguiu este tutorial basta utilizar os mesmos aplicativos, porém na hora de aplicar o root selecionar a opção unroot, se não seguiu eu não vou garantir que funcione.
      Lembrando que da mesma forma é uma operação que demanda muito cuidado e é importante ter ciência dos riscos.
      O melhor é entrar em contato ocm quem te vendeu e perguntar como ess pessoa concedeu o acesso ao root do aprelho.
      Se você preferir, se souber fazer e se tiver um recovery custom instalado você pode baixar a image factory neste site (https://goo.gl/UkU0A) e instalar você mesmo a atualização.
      Espero ter ajudado e lembre-se, calma e atenção ao fazer qualquer procedimento, seja un root, root, aplicação de roms, etc. Cada passo é importantíssimo!

    • Na verdade nenhum dos processos trás problemas ao aparelho exceto pela violação nos termos de garantia.

      O problema mesmo pode ocorrer se outras opções ou outros caminhos forem seguidos nos processos de unlock, root, unroot, flash ROM, flash GAPPs, flash Kernel, flash Recovery, wipes, etc pois pode formatar, apagar ou sobrescrever pastas e arquivos importantes do sistema provocando brick ou nos casos menos graves, softbrick

      • Cheguei a concluir o root mas o celular esta u pouco lento, se eu fizer um hard reset, ele reseta normalmente, como vem de fabrica, eu não perco o root??

  • ola meu nexus 4 esta sem servico mais a rede esta ok sinal normal ja testei o chip em outro celular ta ok eo celular ja liguei e desliguei mas continua sem servico porque …grato

Assine nossa Newsletter