TVs QLED da Samsung ganham certificação de resistência ao efeito burn-in

TVs QLED da Samsung ganham certificação de resistência ao efeito burn-in 6
A certificação foi dada às TVs QLED após testes realizados pela revista Video e o laboratório Connect Testlab.

As TVs QLED da Samsung, que possuem garantia de 10 anos contra o efeito burn-in, acabam de ganhar um certificado de resistência cedido pela revista Video. A revista, que é alemã, chegou a tal conclusão após um teste feito no laboratório global Connect Testlab. Confira mais detalhes:

Sobre o efeito burn-in

tvs qled
Efeito burn-in também é comum em smartphones.

Recorrente em televisores com muito tempo de uso, o efeito burn-in acontece quando a tela da TV passa a exibir marcas que não correspondem com o conteúdo sendo transmitido. Em outras palavras, de tanto mostrar um tipo de imagem estática, o display da televisão gera manchas irreversíveis e que prejudicam totalmente a experiência de uso.

Por exemplo: se você assiste a um canal que mantém sempre algum tipo de faixa de aviso ou logo, de maneira quase rotineira, é possível que daqui a alguns anos, sua TV apresente o famoso efeito burn-in. Mas então, será que não existe algum painel de TV feito especialmente para não sofrer com este tipo de problema? Na verdade, existe sim. Estamos falando, justamente, do painel QLED desenvolvido pela Samsung:

TVs QLED da Samsung e a resistência ao burn-in

TVs QLED da Samsung estão disponíveis no Brasil.

Como as TVs QLED são uma das mais novas tecnologias de imagem, surge a necessidade de testá-las ao extremo. Essa foi, basicamente, a motivação da equipe de especialistas em TV da revista Video e do Connect Testlab. No entanto, há alguns detalhes sobre este teste. O primeiro deles é o foco, que se deu na avaliação da qualidade de exibição de conteúdo nessas TVs com a tecnologia HDR ativa.

Por último, é importante salientar que o teste foi feito com base no Padrão de Medições para Exibição de Informações – IDMS, em inglês. Dessa forma, se trata de uma maneira correta de se realizar a avaliação.

TVs QLED da Samsung ganham certificação de resistência ao efeito burn-in 7
Tabuleiro de xadrez foi utilizado como imagem estática.

Durante 72 horas seguidas de testes, as TVs QLED da Samsung, que exibiram um tabuleiro de xadrez com HDR ativo em boa parte do tempo, não sofreram nenhum tipo de efeito de memória. E vale frisar que, neste teste do tabuleiro, a tela dos televisores tiveram que exibir tons de branco extremamente brilhantes.

Neste mesmo período de tempo, os engenheiros que realizaram a avaliação acrescentaram outros tipos de imagens estáticas. Entretanto, mesmo indo além do padrão e introduzindo imagens em tons de cinza com brilho de 10 nits, as TVs QLED se mantiveram firmes e corresponderam ao prometido pela fabricante.

Com isso, a conclusão tirada pelo pessoal da revista Video e do Connect Testlab é: em teoria, as TVs com painel QLED podem ficar ligadas permanentemente e, ainda assim, não apresentar nenhum tipo de mancha ou efeito burn-in.

“Qualquer um que seja particularmente sensível a marcas fantasma e não esteja disposto a correr qualquer risco ao longo de muitos anos de uso estará seguro com painéis LCD ou QLED, respectivamente”, afirmam os especialistas.

E você, já tem ou pretende ter uma TV QLED da Samsung? Deixe sua opinião logo abaixo!

Leia também

Samsung apresenta novas TVs QLED 2018 no Brasil

Receba nossas notícias:
[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box