Conheça 15 dicas e truques do Twitter para obter uma experiência mais completa

Conheça algumas dicas do twitter para otimizar seu dia a dia na rede
Conheça algumas dicas e truques para fazer do Twitter sua nova casa no mundo da internet

Conectar-se via internet não é mais uma atividade burocrática e inacessível como no passado. A necessidade de comunicação virtual cresce a cada dia e, junto dela, cresce a relevância de redes sociais como o Twitter. Apesar de muitas pessoas já terem aderido essa “moda” — que completou 10 anos de existência este ano —, muitos usuários de plataforma ainda não conhecem o verdadeiro potencial de interação dessa rede social.

Seja você um internauta adepto do passarinho azul há bastante tempo ou um mero iniciante nesse campo de tecnologia comunicativa, seguem abaixo algumas dicas e truques para você se virar melhor no Twitter e obter uma experiência mais completa, benéfica e útil após suas recentes atualizações.

Tópicos mais relevantes

A versão Web do Twitter mudou seu layout e não teve boa recepção dos usuários, mas em compensação ganhou funcionalidades extras.
A versão Web do Twitter mudou seu layout e não teve boa recepção dos usuários, mas em compensação ganhou funcionalidades extras.

Ao contrário do que muitos pensam, o Twitter é um ótimo lugar para se informar sobre as notícias do Brasil e do mundo — cabe a você seguir contas que julgar relevantes e confiáveis. Para saber o que anda rolando em termos de assuntos mais comentados, você pode acessar a aba Explorar e conhecer, por meio do sistema de hashtags e menções, o que anda acontecendo internet afora.

Compartilhar fora do Twitter

Ao clicar em compartilhar qualquer postagem, ele te permite enviar por outras redes sociais
Ao clicar em compartilhar qualquer postagem, ele te permite enviar por outras redes sociais

Gravou um vídeo direto no Twitter ou fez um meme que viralizou na internet? Expandir seu conteúdo para novos horizontes não é nenhum bicho de setes cabeças. Para compartilhar um conteúdo em forma de tweet basta clicar no botão Compartilhar, localizado no extremo canto direito da barra de opções logo abaixo do seu post. Após clicar, selecione a opção Compartilhar Tweet Por… e escolha a plataforma que mais te agrada.

Salvando publicações

O círculo amarelo indica onde encontramos a opção Salvar Tweets. O retângulo verde indica o local onde os tweets salvos ficam organizados.
O círculo amarelo indica onde encontramos a opção Salvar Tweets. O retângulo verde indica o local onde os tweets salvos ficam organizados.

A rotina diária pode ser exaustiva ou acelerada demais para checarmos alguns conteúdos por completo. Se você quer listar um tweet para ser lido ou consultado em um momento mais oportuno, opte pela opção Salvar Tweet, disponível no menu de ícones abaixo de cada postagem. Dessa forma, você não mais perderá a oportunidade de conferir threads (sequências) com discussões interessantes, tweets informativos ou links relevantes.

Transmita ao vivo

Ao fazer uma postagem, é possível clicar em mídias e selecionar a opção "Live"
Ao fazer uma postagem, é possível clicar em mídias e selecionar a opção “Live”

As transmissões ao vivo se tornaram um dos tipos de conteúdo mais assistidos dos últimos anos. O Twitter também disponibiliza esse tipo de ferramenta aos usuários — no caso dentro do segmento de face streaming (transmissão de conteúdo apenas capturado pela câmera do dispositivo). Para iniciar esse tipo de recurso e começar a transmitir tudo que está em sua volta, basta clicar em Tweet, escolher o Modo de Câmera e clicar na opção Ao Vivo.

Após iniciada a transmissão, o streamer (quem transmite) pode permitir que até mais três pessoas façam parte da equipe participante. Os interessados devem acessar a transmissão e enviar uma Solicitação de participação por meio de um ícone que sobrepõe dois rostos em formato de emoji. Após aceitos pelo anfitrião do evento digital, os convidados podem dividir, em forma de áudio, suas opiniões sobre o assunto abordado.

Bloqueie contatos indesejados

O Twitter permite bloquear contatos indesejados
O Twitter permite bloquear contatos indesejados

Se você é como o popular meme da internet e não é obrigado(a) a aturar perfis controversos ou desinteressantes, existe a opção de ativar individualmente as opções Silenciar ou Bloquear clicando na conta desejada e selecionando um das duas opções pelo menu reticências (…) — que expande as opções relacionados a um outro usuário.

Desative assuntos desconfortáveis

A aba de opções indicada pelo círculo amarelo permite Bloquear/Silenciar perfis ou Denunciar Tweets, por exemplo.
A aba de opções indicada pelo círculo amarelo permite Bloquear/Silenciar perfis ou Denunciar Tweets, por exemplo.

Se algum assunto está sendo sensível, desagradável ou entediante demais, você pode escolher silenciar palavras ou expressões específicas. Para tal, basta ir até Notificações e clicar nas engrenagens ao lado da barra de busca. No menu Filtro, deve-se acessar a opção Silenciados, onde podemos configurar pessoas e palavras indesejadas.

Modo Noturno

O modo noturno é para os usuários que não gostam do fundo branco incomodando seus olhos
O modo noturno é para os usuários que não gostam do fundo branco incomodando seus olhos

Muitas pessoas que não querem que os olhos fiquem expostos à luminosidades altas, principalmente com telas brancas, podem optar pela opção do Modo Noturno para o Twitter. O modo pode ser ativado por qualquer usuário sem a necessidade de nenhum programa extra para isso.

Para aplicar o modo noturno, basta clicar na foto de perfil e selecionar a última opção do menu: o “Modo Noturno”, que possui um ícone de lua ao lado. Caso queira voltar para o padrão de cores claras, basta seguir os mesmos passos e clicar novamente.

Cor do perfil

O Twitter permite mudar as cores padrão, seja pela capa ou por cores pré definidas
O Twitter permite mudar as cores padrão, seja pela capa ou por cores pré definidas

Caso você não esteja gostando da cor azul padrão do Twitter e quiser dar uma nova cara ao seu perfil, há um recurso para editar a cor do tema. É possível configurar para que as cores do perfil combinem com a sua foto de perfil ou de capa, por exemplo, e deixar a rede social mais agradável aos seus olhos.

Verificação em duas etapas

Verificação em duas etapas do Twitter

Segurança em primeiro lugar. No Twitter, a regra também é essa e a segurança pode ser ativada através da verificação em duas etapas. Para gerenciar o acesso ao seu perfil, o microblog oferece a opção de configurar o Google Authenticator para aprovar a entrada na conta através de um código especial. O processo exige um aplicativo externo, mas dobra sua segurança na rede social.

Descrições em imagens para acessibilidade

O aplicativo tem acessibilidade para os usuários
O aplicativo tem acessibilidade para os usuários

A rede social também oferece uma função para auxiliar pessoas com deficiência visual. Indo no item “Acessibilidade”, dentro das configurações da plataforma, o Twitter permite ativar a descrição de fotos, com limite de texto de até 420 caracteres. O recurso pode ajudar pessoas com algum problema de visão a entender o que está na imagem do tuíte, e é parecido com o recurso #ParaCegoVer do Facebook.

Twitter para equipes

Para aqueles que gerenciam contas empresariais ou grandes com vários colaboradores, existe o TweetDeck
Para aqueles que gerenciam contas empresariais ou grandes com vários colaboradores, existe o TweetDeck

Para quem cuida de uma conta grande ou empresarial, precisando compartilhar senhas com um time de pessoas, a rede social permite a opção para que equipes gerenciem a mesma conta, chamada “Twitter para equipes”, ou “TweetDeck Teams”. O recurso permite convidar pessoas para tuitar de suas contas sem precisar passar as informações de acesso para todos os usuários.

Para habilitar a ferramenta, clique no menu Accounts no canto inferior esquerdo do TweetDeck, localize a conta que deseja compartilhar e clique na seta para expandir as opções. Em seguida, clique na opção “Team” e coloque a conta do Twitter com a qual deseja compartilhar o acesso para o seu time.

Teclas de atalho

Teclas de atalho do Twitter

Um recurso que apenas os usuários antigos tiveram contato, porém, ainda assim, é muito útil, são as teclas de atalho. O recurso foi criado para facilitar o uso de microblog, além de otimizar o tempo. Os comandos da rede permitem fazer qualquer atividade da plataforma usando no máximo dois botões do teclado.

Melhores tweets primeiro

Os passos são parecidos para ambas as plataformas
Os passos são parecidos para ambas as plataformas

Após as mudanças de algoritmos do Facebook e do Instagram, o Twitter também decidiu seguir a mesma ideia. A ordem cronológica da timeline acabou se tornando um dos diferenciais da rede social. Para manter essa característica da rede e dispensar os “melhores tuítes primeiro”, basta apenas acessar a parte de configuração da sua conta.

Após isso, no Android, selecione o item Histórico, e desmarque a opção “Mostrar melhores tuítes primeiro”. Já no iOS, basta apenas ir no seu perfil, selecionar Personalizar Histórico, e desativar a opção “Mostrar melhores tuítes primeiro”, como na imagem abaixo:

Faça um rascunho de uma postagem

Todos os itens ficam armazenados em uma aba específica que pode servir como um arquivo de ideias
Todos os itens ficam armazenados em uma aba que pode servir como um arquivo de ideias

Muitos usuários às vezes tiveram uma ideia de post, mas não podem postar, ou salvam em lugares que esquecem. Um recurso pouco conhecido do Twitter é que ele tem essa possibilidade de salvar uma postagem como rascunho. Todos os itens ficam armazenados em uma aba específica que pode servir como um arquivo de ideias.

Verifique os Analytics do Twitter

O Twiter permite qualquer usuário ver a análise de seus tuítes
O Twiter permite qualquer usuário ver a análise de seus tuítes

A rede social permite que qualquer usuário acompanhe a performance dos seus tuítes. Na página, é possível encontrar resumos sobre o alcance dos posts, interesses do público e engajamento em sua conta.

O Twitter possui muitas possibilidades e muitas dicas que as pessoas não exploraram ainda. Com essas novas informações, agora você poderá aproveitar um pouco mais do seu perfil pessoal ou empresarial na rede social e ainda fazer análises mais pesadas em cima de suas contas.

O que achou dessas dicas? Deixa nos comentários se você sabia dessas possibilidades e não deixe de seguir o Showmetech para novas dicas e tutoriais!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: