Twitter anuncia novidades para a plataforma. Confira o que muda

Foto destacada do Twitter
Durante evento em São Paulo, Twitter apresenta novidades em sua plataforma para 2019, visando facilitar o modo de consumo e interação de notícias

O Twitter realizou, em sua sede em São Paulo, nesta terça-feira (20), um bate-papo com jornalistas e executivos da empresa para apresentar as novidades que o aplicativo de rede social está implementando para os próximos meses. O intuito das novas funcionalidades busca facilitar o modo de consumo e interação das notícias, propondo uma interface mais clean e criando novas experiências em assuntos de interesse pessoal. O Showmetech foi convidado para o encontro e você confere todas as novidades logo abaixo:

Durante o evento, Sarah Haider, diretora de gestão de Produtos do Twitter, comentou a nova perspectiva dos produtos oferecidos aos usuários da plataforma. De acordo com a diretora, ainda existem usuários que sentem um pouco de dificuldade para encontrar e participar de discussões na rede social.

“ Identificamos quais alterações seriam mais benéficas para o Twitter em 2019, que serão implantadas aos poucos na plataforma”. Algumas novidades que devem ser lançadas nos próximos meses são Live Photos, onde os usuários podem publicar fotos animadas, como se fossem GIFs e reordenar as fotos publicadas em um Tweet, colocando-as na sequência que preferir.”

Sarah Haider, diretora de gestão de Produtos do Twitter

Para isso, a empresa está trabalhando para aprimorar a aparência das conversas e como elas são exibidas na página inicial, deixando mais claro quem é o autor do Tweet inicial e o que/para quem as pessoas estão respondendo.

Na foto, Wally Gurzynski, Sara Haider e Patrick Traughber, três executivos do time de Produtos da empresa
Na foto, Wally Gurzynski, Sara Haider e Patrick Traughber, três executivos do time de Produtos do Twitter

Novo layout para discussões

Com uma interface mais clean, o aplicativo está testando um novo layout para as conversas na plataforma. O objetivo é facilitar a compreensão das informações. Será possível saber quais usuários que você segue estão participando de uma determinada discussão, além de visualizar de forma mais intuitiva quem está comentando nos tweets.

Outro recurso que chama a atenção é o monitoramento de discussões, que pode ser ativado clicando em um sino. Com a função ativada, você poderá acompanhar e receber notificações em tempo real das conversas que você tem interesse em acompanhar. Além disso, durante as discussões, ao selecionar fotos para twittar (o aplicativo permite até 4 ao mesmo tempo), você poderá reordená-las antes da publicação.

Twitter como rede de notícias

Na atual plataforma, para acompanhar um tema e obter mais informações precisas sobre determinado assunto, o usuário precisa seguir vários perfis relacionados. Além de nada prático, o assunto não ficará arranjado em apenas um local. Com a nova atualização, será possível seguir um tópico, de forma que todos os perfis relacionados a esse assunto sejam colocados em uma única timeline, facilitando a leitura.

“A nova atualização possibilita seguir um tópico de forma que essa opção é selecionada automaticamente. A necessidade de seguir múltiplos perfis se resume a apenas um clique”.

Wally Gurzynski, gerente de produto do Twitter

Múltiplos interesses com foco nas discussões

Para quem acompanha múltiplos interesses no feed da rede social, foram adicionadas novas abas com diferentes linhas do tempo, uma para cada assunto. Na versão de teste, também será avaliada uma aba denominada “Discovery” (“descoberta“, em português) com coleções de assuntos e temas recomendados pela plataforma para os usuários acompanharem.

Tweets sem barreiras

O principal objetivo das melhorias na rede social é oferecer uma experiência completa e global. Durante o evento, Patrick Traughber, gerente de Produto do Twitter, comentou que a plataforma vai oferecer produtos verdadeiramente globais, pois “implementamos os feedbacks de usuários de vários países.”

“Somos capazes de criar um produto verdadeiramente global porque implementamos os feedbacks que recebemos de usuários em diversos mercados ao redor do mundo sobre recursos que fazem a diferença no modo como as pessoas usam o Twitter”.

Patrick Traughber, gerente sênior de produto do Twitter.

Levando esse pensamento em consideração aos usuários que utilizam a rede social de uma forma global, para facilitar a relação com múltiplos idiomas, a plataforma está expandindo hoje a possibilidade de selecionar vários idiomas para receber recomendações de tweets, pessoas e tendências na rede social. Segundo Patrick, o Twitter não quer que a língua seja uma barreira para que as pessoas engajem em conversas no Twitter.

A empresa vem testando um recurso que permite selecionar os seus idiomas preferidos, o que vai permitir que conteúdos em outras línguas sejam mais facilmente encontrados de acordo com as preferências de cada um, evitando, assim que a língua seja uma barreira para as pessoas interagirem mais e engajarem mais em conversas.

Patrick também comentou sobre como os brasileiros têm um alto engajamento em conversas no Twitter e consideram a plataforma o local mais fácil de encontrar informações relevantes. Produtos como o Twitter Lite são exemplos de como a empresa vem buscando fazer do Twitter uma experiência com cada vez menos barreiras para os usuários, sendo capaz de oferecer a mesma qualidade, sem utilizar tanto espaço de memória nos dispositivos móveis.

Quando chega?

Segundo a empresa, algumas dessas mudanças já estão sendo testadas no Twttr, App beta da rede social. Se aprovadas, serão incorporadas ao App principal até o final do ano. Se você quiser fazer parte do time Beta e testar as novidades antes delas chegarem de forma oficial, é possível se inscrever como beta-tester do Twttr. Siga o passo a passo abaixo; lembrando que, por enquanto, apenas usuários do iOS podem usar o aplicativo.

Sara Haider apontou que, antes de lançar os novos recursos, a empresa teve que aplicar diversos testes no protótipo do Twttr, além de disponibilizar a plataforma como betas abertos para que os usuários possam enviar seus feedbacks do app. Isso torna a experiência mais inclusiva, além da comunidade participar ativa do desenvolvimento do projeto.

Para fazer a solicitação e participar do time beta, basta acessar este link e realizar a pesquisa. Ao responder as perguntas solicitadas, clique em concluir. Nos próximos dias, caso seja aceito, você receberá um e-mail de confirmação, então clique no link para confirmar a sua introdução ao programa. Após todos os passos feitos, você receberá outro e-mail confirmando sua entrada no time beta.

Pesquisa para beta test do Twitter

Tenha em mente que, enquanto qualquer um pode se inscrever para o aplicativo beta, nem todos entrarão. Eles só aceitarão um par de milhares de usuários que falam inglês e japonês, desde que obedeçam às regras.

Para aqueles que forem aceitos, o próximo passo é baixar o aplicativo Twttr no seu telefone ou computador de sua escolha, e então usá-lo em vez do aplicativo nativo. A rede social agradece a todos os comentários sobre o novo visual com a hashtag #LetsHaveAConvo.

Você também pode se cadastrar e participar do Twitter através da página da rede social na web, ou pelos aplicativos disponíveis para os sistemas Android, iOS (iPhone e iPad). Para mais novidades do Twitter e seus novos aplicativos, acompanhe o Showmetech pelo nosso perfil do Twitter!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: