Uma decepção a cada lançamento

Captura de Tela 2012 05 03 às 20.45.05 - Uma decepção a cada lançamento
Cada vez que um novo celular é lançado, costumo ouvir os mesmos comentários: esperava mais, não é tudo isso ou não mudou nada... Numa época onde renovar é preciso, os fabricantes se esforçam para lançar novos produtos cada vez mais rápido. Só que nem sempre as novidades agradam. Um bom exemplo foi o lançamento do Samsung Galaxy SIII . As opiniões se dividiram sobre as novidades. Mas se analisarmos friamente, o celular é uma evolução sobre o modelo anterior...

Captura de Tela 2012 05 03 às 20.45.05 610x407 - Uma decepção a cada lançamento

Cada vez que um novo celular é lançado, costumo ouvir os mesmos comentários: esperava mais, não é tudo isso ou não mudou nada… Numa época onde renovar é preciso, os fabricantes se esforçam para lançar novos produtos rapidamente. Só que as novidades nem sempre agradam. Um bom exemplo foi o lançamento do Samsung Galaxy SIII . As opiniões se dividiram e muita gente ficou decepcionada. Mas se analisarmos friamente, o celular é uma evolução sobre o modelo anterior.

Vamos aos fatos. O novo modelo tem um novo formato, tela maior e mais resistente, além de um processador potente. A câmera traseira continua com 8 megapixels, mas e daí? Acho difícil encontrar alguém que não esteja satisfeito com a qualidade da câmera do SGSII. A grande diferença é que neste novo modelo as fotos são instantâneas (zero-lag) e não existe a demora para capturar a imagem de antes. Eu que tenho um SGSII considero uma das maiores evoluções do novo aparelho.

Além disso o Galaxy SIII tem novidades de aplicativos como o SVoice que é uma imitação do Siri feito para o iPhone, da Apple. O aparelho tem ainda algumas “firulas” como  a câmera que registra o movimento dos olhos do usuário para manter a tela ligada e uma ferramenta que reconhece automaticamente os amigos nas fotos e envia as informações para as redes sociais.

Lembro que na época do lançamento do iPhone 4S ouvi comentários parecidos. Naquela época, uma análise mais detalhada também mostrou alguns avanços significativos. Além do próprio Siri, o iPhone 4S era equipado com um processador mais potente, câmera de 8MP e possibilidade de gravar vídeos em HD (clique aqui para ver a matéria sobre o lançamento). Só que os apaixonados pelos produtos da Apple esperavam a quinta versão do modelo e não faltaram críticas.

O problema é que, nos dois casos, os aparelhos são melhores mas não trouxeram nada radicalmente novo ou revolucionário. São versões apenas versões melhoradas. Tenho certeza que da mesma forma que o iPhone 4S tem vendido muito, o Galaxy SIII também será um campeão de vendas.

A grande dúvida que fica é: estamos ficando mal acostumados ou as empresas antecipam demais os lançamentos para sempre ter uma novidade na prateleira?

E você, o que pensa sobre este tema? Deixe seu comentário!

Captura de Tela 2012 05 03 às 20.45.05 - Uma decepção a cada lançamento

6 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • acho que os fabricantes são um pouco culpados por isso … eles fazem todo um suspense … mega eventos de lançamento e meses antes soltam supostas dicas sobre o que vem no novo modelo … nunca sabemos o que é verdade e sempre sempre numa expectativa bem maior do que realmente chegam … acho que precisamos realmente de algo novo e revolucionário como foi o lançamento do iPhone e do IPad. 
     

  • É bom se informar, o Svoice não é uma copia do Siri. O google voice, por exemplo, existe a muito mais tempo nos celulares android, bem antes da Apple pensar em lançar algo parecido. 

  • Acho que as empresas estão lançando produtos muito rapidamente, e o que acaba acontecendo é que o consumidor faz um upgrade a cada 2 ou até 3 gerações pois de uma para a seguinte não justifica o investimento. Ainda bem que é assim, o meio ambiente agradece o uso prolongado dos equipamentos!

  • Não tem nada de errado, nem da parte das empresas, nem da parte dos usuários, talvez dos usuários. Antes dos smartphones, ninguém aguardava lançamento de nada. Quem inventou esse estilo foi a apple ao lançar o iPhone e impor o estilo fã. Nenhuma empresa se preocupava com fidelização, apenas queriam agradar quem adquirisse seu produto. Desde que ser fã de algum gadget virou “moda” todos criam essas expectativas em torno do que será lançado e desejam legitimamente que seja algo revolucionário, mas não aceitam a ideia de que as empresas trabalham com um update e com um lançamento, um update e um lançamento. Só se decepciona quem quer, pois no fundo, sabem que não terão o smartphone do Batman a cada lançamento.

  • O problema é que as pessoas baseiam-se nos boatos que surgem meses antes. Esquecem que tudo aquilo é especulação. Quantos “leaks” de imagens foram lançados como sendo o S3? E no final nenhum era verdadeiro. Quando chega o lançamento, idealizam algo completamente irreal e acabam frustrados.
     
    Na minha opinião (e proprietário de um SII) não acho de maneira nenhuma que o S3 decepcionou. Como Henri Karam mencionou, é a evolução do SII. As benchmarks que estão surgindo são impressionantes e o aparelho conta com funções como o S Beam (um Android Beam anabolizado) que nenhum outro aparelho possui. O “desenvolvido para humanos”, foco da publicidade do aparelho, enfatiza a interação inteligente do aparelho com o usuário. Um acessório bem interessante chamado S Peeble, é um MP3 Player de 4G que pode ser sincronizado diretamente com o S3 (ou via PC) para quando se quer só ouvir música. Num aparelho com capacidade de até 64G e slot para micro sd, ao meu ver é algo bem interessante para se agregar.
     
    E só para constar, o S Voice já existia no SII, apenas evoluiu. Portanto não pode ser considerado uma cópia do Siri, já que estava no mercado antes.
     

Receba Notícias por E-mail:

Share via