Conecte-se conosco

Computadores

União Europeia multa Microsoft em R$ 1,4 bi

Pela 1ª vez na história, a Comissão Europeia multou uma empresa por desobedecer um acordo antitruste. Microsoft havia se comprometido a exibir uma tela de escolha de navegadores aos usuários do Windows.

 

 

 

 

Microsoft recebe multa bilionária da União Européia

A Comissão Europeia, órgão responsável pela regulação da concorrência dentro da União Europeia, multou a Microsoft em 561 milhões de euros (1,437 bilhão de Reais) por desrespeitar um acordo assinado em 2009.

O pacto exigia que o Windows exibisse uma tela de seleção com 12 navegadores nos PCs vendidos na Europa que tivessem o Internet Explorer fosse o navegador padrão. A conciliação havia posto fim ao processo antitruste que a Microsoft enfrentava no continente por causa da vantagem que seu navegador tinha sobre os concorrentes no Windows.

A denúncia que deu origem ao processo foi feita pela Opera Software (desenvolvedora do navegador homônimo), com sede na Noruega, e foi apoiada pela Fundação Mozilla (Firefox) e pelo Google (Chrome).

Tela de Seleção

Em 2012, a Microsoft reconheceu que uma “falha” no Windows 7 Service Pack 1 impediu a exibição da tela de seleção para aproximadamente 15 milhões de usuários europeus entre maio de 2011 e julho de 2012. Na época, a empresa disponibilizou uma correção e afirmou que, como forma de compensar o erro, estenderia voluntariamente o prazo do acordo com a UE.

Porém, a Comissão Europeia considerou a desobediência “grave” e, pela primeira vez na história, multou uma empresa por não cumprir  os termos firmados em um acordo antitruste. Por ter colaborado com a investigação e sido rápida na solução do problema, a Microsoft teve um “desconto” no valor da multa: os 561 milhões de Euros correspondem a 3% do lucro da companhia, mas as regras da UE permitiriam que esse valor chegasse a 10%.

A Microsoft afirmou, resignada, que “colaborou com as autoridades e tomou medidas para que esta situação não ocorra novamente”.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir