Homem deixando de fazer uso de máscara em sp

Estado de São Paulo desobriga uso de máscaras em locais abertos

Avatar of victor pacheco
Moradores de São Paulo capital e demais cidades do Estado podem deixar de fazer o uso de máscaras ao ar livre. Regra ainda vale para locais fechados

Hoje (09) foi dia do estado de São Paulo dar um passo importante. O governador João Dória anunciou que todas as pessoas que estiveram em parques, na rua ou demais locais abertos não precisam mais fazer o uso de máscaras. A medida vale para todo o estado.

A decisão foi tomada com base na queda de novas internações e com o apoio do Comitê Científico estadual. Ainda há restrições em locais como shoppings, restaurantes e demais estabelecimentos fechados. Entenda os detalhes agora mesmo.

O que muda com a liberação do uso de máscaras em SP

A liberação das máscaras, publicada hoje no Diário Oficial do estado de São Paulo, significa que você poderá dispensar o uso do item em locais abertos como ruas, parques e praças. O governador João Dória anunciou a novidade em uma coletiva de imprensa realizada hoje no Palácio dos Bandeirantes.

João dória em coletiva sobre uso de máscaras em sp
Governador liberou uso em parques, ruas e demais locais abertos (Foto: Reprodução/TV Globo)

Entretanto, quem estiver em escolas, transporte público e demais espaços onde não há circulação de ar ainda precisa realizar o uso de máscara em SP. É um passo importante para que daqui a um tempo todos possamos deixar o acessório em casa de forma definitiva.

Menina tirando máscara pois está protegida contra a covid-19
Crianças em escolas ainda devem fazer uso de máscaras em SP (Foto: Reprodução/Internet)

A medida vale para São Paulo capital e demais cidades do estado, e foi tomada de acordo com os dados da vacinação e principalmente a queda nas internações e mortes decorrentes da COVID-19.

Como estão os dados da pandemia de COVID-19 no Estado de São Paulo?

São Paulo é o estado com o maior índice de vacinação completa do país. 98,90% das pessoas com mais de cinco anos de idade já receberam pelo menos uma dose da vacina contra o Coronavírus — e o número chega a 89,28% para quem recebeu a segunda dose.

O estado já aplicou mais de 101 milhões de doses do imunizante, e 83,42% dos cidadãos já estão com o esquema vacinal completo (receberam as três doses). Isso provocou uma queda severa nos casos e internações graves.

A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida. É um novo momento na vida e no trabalho. Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com esta importância e dimensão

Governador João Dória, sobre a liberação do uso de máscara ao ar livre

Mesmo com o feriado do Carnaval e a realização de festas privadas na capital do estado, São Paulo registrou a menor média de novas internações desde o começo da pandemia. Cerca de 145 pessoas estavam sendo internadas por dia, analisando os dados de duas semanas. O menor número registrado foi em dezembro de 2021 quando, em média, 146 pessoas estavam sendo internadas por dia.

Entretanto, ainda há muito o que melhorar: existem cerca de mil pessoas internadas em toda a Grande SP e nos leitos de UTI, 1.819 pessoas estavam internadas com COVID-19. Em março de 2021, tivemos cerca de 1.819 novas internações por dia apenas na Grande SP.

Homem realizando teste de coronavírus em sp
São Paulo teve queda em média de casos, mas momento ainda é de cuidado (Foto: Reprodução/Internet)

Atualizando os dados sobre o estado, São Paulo registrou a média de 7.750 novos casos conhecidos durante o dia de ontem, que considera dados de duas semanas atrás. A média de mortes do dia 08 de março de 2022 chegou a 124, com 12.204 novos positivados apenas durante o dia das mulheres deste ano.

Você acredita que a medida de tornar o uso facultativo de máscara em São Paulo é uma boa opção? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

O Rio de Janeiro foi a primeira capital do Brasil a liberar as pessoas a usarem máscara mesmo em locais fechados, confira todas as informações agora.

Fontes: G1 l Governo do Estado de São Paulo

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados