Uso obrigatório de máscara em sp deve acabar amanhã

Uso obrigatório de máscara em SP deve acabar amanhã

Avatar of lucas gomes
Em vigor desde maio de 2020 no estado de São Paulo, o uso obrigatório de máscara ao ar livre deve acabar amanhã. Comitê Científico da COVID-19 deve avaliar dados do Carnaval para a decisão

Afinal, quando São Paulo vai parar de usar máscara? De acordo com as informações disponíveis, provavelmente amanhã, 9 de março, haverá a comunicação do governador de São Paulo, João Dória, sobre o fim do uso obrigatório de máscara em ambientes abertos.

Fim de máscara em SP

Durante um pronunciamento na semana passada, João Dória afirmou a intenção de encerrar o uso obrigatório de máscara em ambientes abertos no estado de São Paulo para esta semana. Uma reunião entre o governador, secretários estaduais e o Comitê Científico da COVID-19 no estado ocorre hoje (8), em que os termos para a liberação da máscara em São Paulo serão definidos, com o anúncio sendo feito amanhã (9).

O governador já havia planejado essa ação em novembro de 2021, porém, com o agravamento da variante Ômicron, João Dória recuou da decisão que acabou sendo abordada novamente dois meses depois. Até segunda ordem, a obrigatoriedade para o uso de máscaras, mesmo em ambientes abertos, ainda é válida. A medida está sendo avaliada conforme os impactos do Carnaval em relação à transmissão do coronavírus.

Uso obrigatório de máscara em sp deve acabar amanhã
Quando São Paulo vai parar de usar máscara? De acordo com a previsão, em 9 de fevereiro a decisão será publicada. Reprodução: Gov. SP

Ao mesmo tempo, em paralelo [à imunização contra COVID-19], houve uma queda progressiva de internações nos últimos 30 dias. Temos hoje uma queda de 62% de internações nas enfermarias e 52% em UTI, mostrando que vacinar foi a melhor escolha e é baseado nisso que o comitê científico para essas medidas de retomadas.

Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde

Decisão baseada em dados

Apesar da flexibilização, o comitê científico que gerencia esses dados informa que haverá variáveis entre crescimento e queda de infecções, principalmente após o período do Carnaval. Os dados desta última sexta-feira apontam que quase 90% da população do estado acima dos cinco anos de idade já estão com todo o esquema vacinal completo.

Uso obrigatório de máscara em sp deve acabar amanhã. Em vigor desde maio de 2020 no estado de são paulo, o uso obrigatório de máscara ao ar livre deve acabar amanhã. Comitê científico da covid-19 deve avaliar dados do carnaval para a decisão
Quase 90%da população do estado de São Paulo está com o esquema vacinal completo (Reprodução / gov.br)

Já para Marcos Antônio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), demonstra certa insegurança quanto à flexibilização. De acordo com ele, a terceira dose já não é mais considerada dose de reforço. Das mais de 100 milhões de doses aplicadas em São Paulo (até a semana passada), 20 milhões são adicionais, já o restante representa, respectivamente, 41 milhões da primeira dose, 37 milhões da segunda dose e 1,2 milhão da dose única da vacina.

Atualização do dia 09 de março às 14:35: o Governo do Estado de São Paulo liberou o uso de máscaras em São Paulo ao ar livre, mas a regra ainda vale para locais fechados como restaurantes, shoppings e escolas. Como previsto, os dados de vacinação e baixo número de novas internações foi crucial para isso acontecer.

Veja também:

Na cidade do Rio de Janeiro o uso de máscaras já deixou de ser obrigatório.

Fonte: Suno.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
18
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados