Início » MOBILE » Android » Utilização de memória no Android
Android Geral TUTORIAIS

Utilização de memória no Android

android memory usage - Utilização de memória no Android
Em minha primeira publicação no Showmetech, explicarei sobre uso de memória e um pouco de consumo de bateria em dispositivos móveis, tendo como foco o sistema Android, de uma maneira bem simples. Começo dizendo que o público alvo deste texto não são os usuários avançados, pois muitos conceitos serão aqui simplificados para facilitar a compreensão. Veja...

android memory usage - Utilização de memória no Android

Em minha primeira publicação no Showmetech, explicarei sobre uso de memória e um pouco de consumo de bateria em dispositivos móveis, tendo como foco o sistema Android, de uma maneira bem simples. Começo dizendo que o público alvo deste texto não são os usuários avançados, pois muitos conceitos serão aqui simplificados para facilitar a compreensão. Veja abaixo:

1) NÃO EXISTE MEMÓRIA VAZIA

Bom, espero que todo mundo tenha entendido isso: o conceito de memória vazia é falho, ele não existe, a memória do celular não é como um copo que vai enchendo de água, a maneira mais correta é pensar que a memória RAM do sua celular funciona como um copo cheio de areia colorida, onde cada cor representa um aplicativo diferente.

Nesse ponto o Android (na verdade todos os sistemas operacionais) tem uma tabela indicando onde dentro do copo (memória) tem algum aplicativo, onde no copo tem areia sem uso e também qual areia está ali há mais tempo e com menos uso e pode ter sua cor reutilizada por outro aplicativo.

2) QUANTO MAIS MEMÓRIA “USADA” MELHOR

Sim! O motivo disso é o Android só usar memória RAM para os aplicativos (em execução ou background), e aqui está uma das maiores diferenças entre um celular e um desktop. No desktop quanto mais memória você precisar, mais ele irá usar, e se passar a quantidade de RAM disponível, ele irá utilizar o HD como RAM e isso é extremamente lento (quer saber mais? procure por swap de memória). Isso (swap) NÃO acontece no Android, logo, o acesso será sempre a memória RAM.

3) MEMÓRIA OCUPADA NÃO GASTA BATERIA

Bom, tendo exposto o conceito acima, fica claro que o uso da memória não irá afetar o consumo da bateria, afinal de contas, não existe memória vazia, no máximo a tabela não terá apontamentos, o que não afeta o consumo de bateria.

O fato de um aplicativo estar carregado na memória não quer dizer que irá aumentar o consumo de bateria, o consumo dele em background/memória será praticamente nulo.

Na verdade nesse ponto a questão não é tão simples assim, caso o aplicativo esteja executando alguma tarefa em background (um download por exemplo) ou tenha algum serviço ou sync configurado, nesse caso o aplicativo terá sim consumo, mas isso é esperado, certo?

4) TIRAR APLICATIVOS DA MEMÓRIA PODE PIRAR O CONSUMO DE BATERIA

Nesse ponto digo pra vocês como alguém que tem Android desde o começo de 2009, não se preocupe com o que está ne memória, deixe que o Android faça isso por você ou seja, Task Killers e afins, nem pensar. Mas por que? Bom, vamos lá: um aplicativo que está na memória do aparelho já está iniciado e pronto pra uso, um aplicativo que está fechado precisará ser iniciado, logo o consumo de bateria dessa ação é maior do que usar algo da memória.

E então? Concorda ou discorda? O debate está aberto!

Sobre o autor: Rodrigo Zaratin (@rzaratin) é formado em Ciências da Computação pelo Mackenzie, analista de sistemas e apaixonado pelo Android desde o seu lançamento no final de 2008!

Comentários do Facebook

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

Você gosta do nosso trabalho? Então, que tal curtir a gente? ;)

Compartilhe com um amigo