Logo do android 13

Veja as primeiras novidades do Android 13

Avatar of victor pacheco
Além de permitir que os usuários deixem de dar permissão para apps lerem todo o armazenamento, Android 13 trará apps com idiomas diferentes e outras novidades

Com o Android 12 ainda em lançamento para alguns aparelhos, o Google já trabalha no Android 13 para que o uso em nosso dia a dia continue sendo aprimorado. Hoje (11) a empresa lançou uma prévia para desenvolvedores do Android 13, para que a adaptação do sistema operacional comece a acontecer.

É normal que lançamentos apenas para profissionais aconteçam para que a nova versão do sistema operacional seja lançada para o grande público em seguida. Entre as novidades, a empresa está apresentando um novo gerenciador de arquivos que não dá permissão para que todos os aplicativos vejam suas fotos, vídeos etc., assim como uma renovação do Material You e outras novidades. Confira os detalhes agora mesmo!

Novo gerenciador de arquivos

Hoje em dia, além de um dispositivo para entretenimento e trabalho, os smartphones também servem como verdadeiros cofres de nossas informações, contendo fotos de documentos e até mesmo cartão de crédito.

A primeira novidade do Android 13 é a estreia de um novo gerenciador de arquivos que acaba com a permissão geral que os aplicativos exigem para o funcionamento aconteça. Sempre que precisar enviar uma foto ou vídeo para um aplicativo, você precisará apenas selecionar o arquivo (ou mais de um) e o software em questão terá acesso a apenas às fotos e vídeos marcados. Depois disso, a permissão para ler todo o seu armazenamento segue desativada.

Novo gerenciador de arquivos do android 13
Após fazer a seleção, aplicativos terão acesso apenas ao que você marcou (Foto: Reprodução/Internet)

A novidade deve ser importante para evitar que empresas com má conduta não vejam conteúdos que podem comprometer a privacidade. O exemplo lançado mostra apenas vídeos e fotos, mas aparentemente, todos os os tipos de arquivos poderão ser compartilhados com este novo gerenciador.

Acesso à localização limitado

Você pode não saber, mas muitos aparelhos com redes Wi-Fi conseguem saber onde um usuário se encontra por meio dos dados do GPS. Outra novidade do Android 13 permite o bloqueio para que estes dispositivos não saibam onde você está no momento.

Nomeada de “NEARBY_WIFI_DEVICES“, a permissão fará com que mesmo que procure por dispositivos inteligentes com Wi-Fi, o usuário não precise fornecer dados de localização. É um uso interessante para pessoas que usam robôs inteligentes e até mesmo assistentes pessoais que não só sabem onde estivemos, mas também escutam tudo o que falamos enquanto estamos em casa.

Novidades no Material You

O Material You é uma funcionalidade que permite que os aplicativos da tela inicial sejam adaptados de acordo com as cores do tom do papel de parede, para que tudo fique combinando. A novidade estreou no Android 12 e está sendo renovada para o Android 13. Os desenvolvedores agora podem criar ícones monocromáticos antes de mandar tudo para a Google Play Store.

Opções de apps monocromáticos no material you
Desenvolvedores já podem trabalhar em ícones monocromáticos para adaptação do Material You (Foto: Reprodução/Internet)

A correção parece simples, mas é importante: apesar de ser bastante inovador, o Material You estava funcionando mais com aplicativos Google do que com aqueles que são desenvolvidos por fabricantes ou estúdios de terceiros. Com isso, ficará mais fácil que os ícones estejam de acordo com seu papel de parede — por mais que isso possa causar uma certa confusão.

Apps Android com idiomas diferentes

Você sempre teve vontade de usar apenas um aplicativo com idioma diferente do português? Quando estão aprendendo a falar um novo idioma, muitas pessoas possuem o hábito de trocar todo o sistema para que novas palavras possam ser conhecidas na nova língua.

Aplicativos com multi idiomas no android 13
Novidade foi anunciada em dezembro de 2021 (Foto: Android Authority)

Na prática, será possível realizar a programação para ver todas as informações do Facebook em português, fazer o uso do WhatsApp em inglês e assim por diante. Os desenvolvedores que baixaram a primeira prévia já podem atualizar seus apps Android para testar a novidade.

Disponibilidade do Android 13

Como ainda está na primeira prévia, o momento agora é de realização de testes pelos desenvolvedores para que todos os possíveis problemas possam ser resolvidos. O calendário do Google prevê que uma versão mais estável do Android 13 esteja disponível em meados de junho e julho, então se espera que os donos de smartphones da linha Google Pixel — que recebem atualizações antes de donos de aparelhos de outras marcas — possam baixar o Android 13 até o final de 2022.

Veja as primeiras novidades do android 13. Além de permitir que os usuários deixem de dar permissão para apps lerem todo o armazenamento, android 13 trará apps com idiomas diferentes e outras novidades
Veja as primeiras novidades do Android 13

Outra novidade que foi citada na publicação sobre a primeira prévia do Android 13 é que o Google trabalha em uma forma de manter os smartphones com os sistemas e pacotes de segurança mais recentes por meio do lançamento das atualizações na Play Store. O Project Mainline foi anunciado pela empresa da Califórnia em 2019 e parece que finalmente sairá do papel.

Há rumores de que o Google também esteja trabalhando em uma nova versão do Bluetooth para que tudo fique padronizado e isso teria o nome provisório de “Gabeldorsche“. Mas a informação não foi confirmada pela empresa.

Se espera que uma versão de apoio para o Android 12 seja lançada até o segundo trimestre deste ano, então a data de lançamento e início do beta público do Android 13 estão seguindo o planejamento da empresa. O que você achou de todas as novidades do Android 13? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Gostou do Material You? Veja como ter a aparência da funcionalidade em qualquer celular por meio de nosso tutorial!

Fontes: Tech Radar l The Verge l Google l Ars Technica

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados