Veja como será o Spartan, sucessor do Internet Explorer

Captura de Tela 2013 11 08 às 10.00.55
Após quase 20 anos, a Microsoft parece determinada a abandonar a marca Internet Explorer. Veja como será a interface do novo navegador do Windows 10.
Anúncio
Veja como será o Spartan, sucessor do Internet Explorer

Surgiram hoje as primeiras imagens do novo navegador que está sendo desenvolvido pela Microsoft para suceder o Internet Explorer, atualmente conhecido pelo codinome Spartan.

Embora a qualidade das fotos obtidas pelo site Neowin seja baixa, é possível notar a diferença em relação à interface atual do Internet Explorer 11 e também semelhanças com outros navegadores, como Chrome e Firefox.

Spartan
Simulação de como ficará a interface do Spartan, baseada nas imagens vazadas

No Spartan, as abas passarão para o topo da janela, acima da barra de endereço (atualmente as abas ficam ao lado). A barra de endereço também ganhou um ícone em formato de estrela, para adicionar páginas aos favoritos e um botão para ativar o Modo de Leitura.

Será a primeira vez que esta funcionalidade estará disponível no IE para desktop, embora o IE “Metro” para Windows 8 já possua este recurso há anos.

O ícone em formato de pasta é uma incógnita, mas possivelmente exibe os favoritos, enquanto o botão em forma de círculo serve para compartilhar a página. A janela do Spartan não possui bordas, o que permite ao conteúdo expandir-se por toda a tela.

Imagem vazada do sucessor do Internet Explorer, codinome Spartan
Imagens vazadas do sucessor do Internet Explorer, codinome Spartan

Não se sabe ainda como o novo navegador será chamado oficialmente e existe a possibilidade de que o nome seja Internet Explorer 12, uma vez que não se trata de um navegador completamente diferente (o Spartan foi criado a partir do mesmo renderizador Trident do IE).

Porém, dado o histórico conturbado do Internet Explorer, a Microsoft parece ter concluído que é hora de aposentar a marca para renovar as perspectivas do navegador.

O anúncio oficial deve ocorrer no dia 21 de janeiro em evento marcado pela Microsoft para divulgar novidades do Windows 10 voltadas aos consumidores.

Fonte: Neowin

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

5 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • atualmente os concorrentes são os mais usados,,,,enquanto o navegador totalmente impregnado com o sistema fica sujeito a obter mais viroses….dificilmente voltarei a usar o internet explorer,,,as versões anteriores consomem muita memoria ram e não tem a agilidade igual aos seus concorrentes: mozila, google chrome e opera……

  • Deixei de utilizar o Internet Explorer há anos. Muito lento, trava com frequência, não tem o recurso fabuloso de tradução do Chrome, enfim, está muito defasado, não vale o sacrifício de acessá-lo porque demora muito para abrir e chato de configurar. O Chrome, ainda com alguns probleminhas, continua sendo o navegador mais “fluido” e com mais possibilidades da WEB, sem dúvida. É uma pena que a Google não aceita sugestões para melhorias de sua plataforma, o que um dia poderá deixar o Chrome também na berlinda.

  • Pode ser que esse navegador redima todos os fracassos do IE mas por enquanto ainda estou bem desconfiado. Uso o browser da psafe há algum tempo e não tenho intenção de trocar por enquanto.

Assine nossa Newsletter