Veja dicas de como limpar corretamente seu refrigerador

Veja dicas de como limpar corretamente seu refrigerador 6
Refrigeradores são um dos eletrodomésticos mais importantes da casa, mas você sabe como manter o seu limpo da maneira certa? Confira algumas dicas importantes para o seu refrigerador.

Refrigeradores são um dos eletrodomésticos mais importantes da casa moderna. Porém, nem sempre sabemos como mantê-los limpos da maneira certa. Por acumular diversos tipos de alimentos diferentes, é possível que odores e impurezas no geral possam afetar o nível de proteção do seu aparelho. Por isso, vamos listar aqui algumas dicas importantes para que você limpe seu refrigerador sem causar nenhum dano.

Cada vez mais precisamos limpar nossos eletrodomésticos e a geladeira é um dos principais eletrônicos que temos em casa para prestar atenção. Assim, vamos às dicas de limpeza.

refrigerador

Passo a Passo

Primeiramente, é bom começar limpando o Freezer. Só depois passe para a parte interna da geladeira e, ao final, a parte externa do seu refrigerador. Mas vamos por partes, para ficar bem simples e claro:

Passo 1: o primeiro e importante passo é desligar o seu refrigerador da tomada;

Passo 2: no freezer, é preciso primeiro retirar todos os congelados e colocá-los num isopor com gelo para que a temperatura dos alimentos não se altere enquanto você realiza a limpeza;

Passo 3: depois de vazio, utilize uma esponja que não risque ou um pano, umidifique com detergente neutro e passe por todo o interior do seu freezer;

Veja dicas de como limpar corretamente seu refrigerador 7

Passo 4: ao final da limpeza, é sempre bom passar um pano seco para agilizar a secagem de todo o interior do freezer. Pode deixar a porta aberta para que seque enquanto você passa para a limpeza do interior da geladeira;

Passo 5: na parte interna do seu refrigerador, comece retirando todos os alimentos, potes e garrafas. Aproveita que você está retirando tudo de dentro e verifique a validade e o cheiro de todos os seus alimentos;

Passo 6: depois de deixar a geladeira vazia, comece a remover todas as prateleiras e gavetas removíveis;

Veja dicas de como limpar corretamente seu refrigerador 8

Passo 7: com um pano molhado ou uma esponja apropriada que não risque, comece a limpar todas as prateleiras, gavetas, paredes internas e suportes da porta;

Passo 8: depois disso, recoloque todas as gavetas e prateleiras no lugar e passe um pano seco em tudo para que não deixe nada molhado. Espere tudo secar e recoloque todos os alimentos de volta no seu refrigerador;

Passo 9: na área externa, passe uma esponja com detergente neutro em toda superfície da geladeira e perto das borrachas. Em seguida, retire o excesso com um pano seco e espere secar tudo para que você ligue seu refrigerador na tomada novamente.

Por fim, para limpar o condensador localizado atrás do refrigerador, primeiro certifique que a geladeira esteja desligada da tomada. Na hora de remover a sujeira, basta utilizar uma escova seca, um espanador ou mesmo o aspirador de pó. Em hipótese alguma utilize água nesta parte do seu refrigerador.

Veja dicas de como limpar corretamente seu refrigerador 9

Em quanto tempo devo limpar de novo?

É recomendada que a limpeza do refrigerador seja feita mensalmente. Isso se a sua família for bem grande e utilizar bastante o refrigerador. Caso você more sozinho e quase não fique em casa, a limpeza poderá ser feita a cada 2 meses sem problemas.

O importante aqui é não deixar que impurezas acumulem por mais de 4 a 6 meses no seu aparelho. Isso por que, além de odores incômodos, é possível que a sujeira possa acabar atrapalhando tanto a vida útil do seu refrigerador como também a qualidade dos seus alimentos. Por isso, fique sempre ligado.

Veja dicas de como limpar corretamente seu refrigerador 10

Elementos proibidos para o refrigerador

Nunca utilize produtos tóxicos (amoníaco, álcool, removedores), abrasivos (sapólios, pastas), esponja de aço ou escovas para limpar o refrigerador. Além de danificar o produto, esses materiais podem deixar odores desagradáveis na parte externa ou interna da geladeira.

Caso precise de ajuda com o seu refrigerador Samsung, procure o melhor atendimento com os especialistas do Samsung Care. Este é um serviço de pós-venda da Samsung que ajuda o usuário a tirar algumas dúvidas, além de conseguir usar todo o potencial de seu eletrodoméstico.

Veja dicas de como limpar corretamente seu refrigerador 11

Para manter limpa e com bom aroma por mais tempo

Por fim, outra dica para diminuir os odores incômmodos e manter sua geladeira limpa por mais tempo é reduzir o risco de contaminação dos alimentos. Para isso, mantenha carnes e peixes crus bem embalados, para que os fluidos não escorram para os alimentos nas prateleiras de baixo.

Além disso, não deixe que as comidas mofem na geladeira, pois o mofo se espalha rapidamente para outros alimentos. Arrume os ingredientes logo depois de usá-los – a maioria dos condimentos e alimentos deve ser mantida na geladeira depois de abertos, não no armário.

Limpe quaisquer resíduos o quanto antes, enquanto eles ainda estiverem frescos. Isso vai tornar a remoção fácil e manter limpos os locais de armazenamento de comida. Para evitar aromas fortes é recomendado utilizar dentro do seu refrigerador um pote pequeno com um chumaço de algodão umedecido com algumas gotinhas de essência de baunilha comestível.

E aí? Gostou das dicas? Sabe mais algum truque para facilitar a limpeza do refrigerador? Conta pra gente nos comentários!

Receba Notícias por E-mail:

Share via