Veja que parte do universo o Hubble fotografou no seu aniversário

Telescópio Hubble no espaço
Site da NASA permite que você insira qualquer data de sua escolha e retorna uma foto tirada pelo telescópio Hubble naquela data

24 horas por dia, 7 dias por semana, o telescópio Hubble está observando alguns dos pedaços mais belos e interessantes de nosso universo e, se você é um amante deste tipo de conteúdo, com certeza vai gosta da novidade preparada pela NASA: agora você pode saber qual era a imagem observada pelo telescópio no dia do seu aniversário!

A ideia faz parte da comemoração de 30 anos do Hubble, que foi lançado pela NASA no dia 24 de abril de 1990. Para celebrar a data, a agência espacial americana criou um site onde é possível colocar qualquer data (como, por exemplo, a de hoje, ou a do seu aniversário) e então receber o resultado de algo foto tirada pelo telescópio nesta data.

No site preparado pela NASA, não é possível selecionar o ano (apenas a data e o mês), então a imagem retornada será a mais interessante tirada nesta data configurada durante os trinta anos que o Hubble esteve em órbita, sempre acompanhada de um pequeno texto explicando o que aquela imagem quer dizer.

imagem hubble
Esta é a imagem obtida pelo Hubble no dia 31 de março de 1997 (Imagem: NASA)

Por exemplo, a imagem de quando esta matéria foi escrita (31 de março) foi obtida pelo telescópio em 1997, mostram duas galáxias interagindo na constelação de Dorado, que fica a 350 milhões de anos-luz da Terra.

Além disso, essas imagens podem ser facilmente compartilhadas, e como esperado estão fazendo sucesso nas redes sociais, podendo facilmente serem encontradas pela #Hubble30.

A importância do Hubble

Desde que foi lançado em 24 de abril de 1990, o telescópio desempenhou um papel importantíssimo nos estudos astronômicos de pesquisadores e cientistas do mundo todo. Isto porque, ao obter suas imagens de fora da Terra, o Hubble não é vítima da distorção que a atmosfera do planeta impõe aos raios de luz que a atravessam, permitindo assim que as imagens coletadas por ele sejam mais consistente e com melhor precisão de detalhes do que as obtidas por observatórios terrestres.

De acordo com dados da NASA, os dados obtidos pelo Hubble serviram de base para mais de 16 mil publicações científicas das mais diversas áreas, e entre as mais importantes descobertas feitas com auxílio do telescópio estão a possibilidade de se calcular o crescimento das galáxias, o reconhecimento de mundos que estão além de nosso sistema solar, e a possibilidade de observar a influência da matéria escura nos corpos celestes.

Assim, a comemoração dos 30 anos do Hubble não é apenas uma celebração das três décadas desde que conseguimos colocar um telescópio em órbita, mas sim das três décadas em que estamos finalmente conseguindo estudar o universo para além das barreiras de observação de nosso planeta.

Fonte: NASA (1) (2).

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter