Conecte-se conosco
smt macosx p1 - Conheça o misterioso vírus para Mac que infecta usuários por anos

Notícias

Conheça o misterioso vírus para Mac que infecta usuários por anos

mac malware proxy setting 720x376 - Conheça o misterioso vírus para Mac que infecta usuários por anos

Praticamente todo mundo diz que não existem vírus para Mac, o SO da Apple. Porém, quem realmente entende de tecnologia sabe que isso não é verdade. O MacOS é tão vulnerável quanto qualquer sistema operacional. Acontece que ele não é tão visado por hackers como o Windows, utilizado em mais de 90% dos computadores do mundo.

Prova disso é que pesquisadores da Malwarebytes, empresa de segurança digital que desenvolve o software de mesmo nome, descobriram um misterioso vírus para Mac que já infecta os usuários há anos, mas só foi descoberto há poucos meses. Ele foi batizado de FruitFly, que traduzindo ao pé da letra seria algo como “mosca da fruta“.

FruitFly – O misterioso vírus para Mac

FruitFly parece bem simplista. Ele foi desenvolvido para espionar suas vítimas e faz isso através da webcam, pela captura de imagens da tela e até por monitorar as teclas que o usuário usa. Essa versão do vírus está na ativa desde 2015 e não há indicação nenhuma de quem esteja por trás de seu desenvolvimento.

Porém, para deixar a história mais intrigante, descobriu-se que esta era apenas a versão mais recente FruitFly. Existem uma segunda versão, mais antiga, que vem infectando centenas de usuários ao longo dos últimos 5 ou 10 anos (não se sabe ao certo), sem nunca ter sido descoberta (até agora).

Patrick Wardle, que já trabalhou para a agência de espionagem americana NSA, disse para um site especializado que nenhum programa de antivírus conseguiu detectar o FruitFly 2.

1500899829321 shutterstock 482524585 720x405 - Conheça o misterioso vírus para Mac que infecta usuários por anos

O FruitFly é bem sorrateiro e intrigante

Os mistérios continuam

Além dos pesquisadores não saberem a origem desse intrigante vírus para Mac, eles também não conseguiram descobrir qual o seu mecanismo de infecção. Pode ser por uma falha do código do MacOS, ou por engenharia social ou por alguma outra forma ainda não descoberta. E devido à ele passar pelo scan dos antivírus, não se pode saber ao certo quantos computadores estariam infectados com o FruitFly.

Apesar de já ser antigo e contar com um código bem ultrapassado e simples, os testes com este malware para Mac mostraram que ele ainda está na ativa. Wardle propositadamente infectou uma máquina virtual com ele e, ao tomar o controle de um servidor de comando, surpreendentemente cerca de 400 outras máquinas infectadas começaram a se conectar a ele.

Segundo o pesquisador, se ele quisesse, poderia ter invadido estas máquinas e tomado controle completo. Inclusive controlando mouse e teclado e espionando toda e qualquer atividade da vítima.

Ao invés disso, Wardle apenas alertou as empresas envolvidas e o FBI. Por questões de diretrizes internas o órgão não nega e nem confirma que esteja realizando alguma investigação sobre o caso. O fato é que o FruitFly é um vírus para Mac antigo, simples, que nunca havia sido detectado antes e que ninguém sabe quem o desenvolveu e nem para qual propósito. Deveras misterioso. A verdade está lá fora (musiquinha do Arquivo X).

Fonte: Motherboard

Continue lendo
Advertisement

Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e apaixonado por tecnologia. Tenho 29 anos de Windows e Android e de iOS também. E não estou interessado em nenhuma briguinha de fanboys, usar e testar as coisas me interessa mais.

Editor-chefe do Showmetech desde Setembro/2017 e escrevendo nas interwebs desde o MSN 6.0.

Comentários
Subir