Pantera Negra (Marvel Comics)

Pantera Negra é um personagem da Marvel Comics, um dos primeiros super heróis negros criados por uma empresa de quadrinhos norte americana

Pantera Negra (em inglêsBlack Panther) é um super-herói das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T’Challa, rei de Wakanda, um reino fictício na África. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua estréia foi na revista Quarteto Fantástico, Vol. 1, #52, publicada em Julho de 1966.

O Pantera Negra é o primeiro super-herói de ascendência africana criado por uma grande publicadora dos estados unidos. O super herói estreou anos antes dos super-heróis afro-americanos, como o Falcão (1969), Luke Cage (1972) e Blade (1973) da Marvel Comics ou o John Stewart da DC Comics, alter ego do Lanterna Verde (1971).

Criação do Pantera Negra

O nome do personagem é anterior à fundação de outubro de 1966 do Partido dos Panteras Negras, embora não seja anterior ao logotipo que usa uma pantera negra da antecessora do partido, a County Freedom Organization (LCFO), nem o batalhão segregado Black Panthers Tank Battalion da Segunda Guerra Mundial.

Porém, Stan Lee negou ter criado o nome após qualquer uso político-partidário do termo.

O nome do personagem, na verdade, é o título cerimonial atribuído ao chefe da Tribo Pantera da avançada nação africana de Wakanda. Além de governar o país, ele também é chefe de suas várias tribos (coletivamente conhecido como Wakandas). O uniforme do Pantera é um símbolo oficial do chefe de estado, e é usado mesmo durante missões diplomáticas. Pantera é um título hereditário, mas ainda é preciso passar por um ritual para poder conseguir o direito de ser o próximo.

No passado distante, um enorme meteorito maciço composto de vibranium, (elemento que absorve o som, entre outras propriedades especiais), caiu em Wakanda, e é desenterrado uma geração antes dos eventos do presente. Temendo que os estrangeiros explorariam Wakanda por este valioso recurso, o governante, o rei T’Chaka, como seu pai e outros panteras antes dele, escondeu seu país do mundo exterior. A primeira esposa de T’Chaka, N’Yami.

Logo em seguida, T’Chaka se casa com Ramonda, que cria T’Challa amarosamente e prepara como uma criança para herdar o manto do Pantera Negra e ser levado ao trono; no entanto, seu irmão adotivo Hunter, o despreza como responsável pela morte de sua mãe enquanto seu meio-irmão Jakarra tem um forte ressentimento contra ele porque ele, desejando o trono, T’Challa compartilha um sincero afeto apenas com a meia-irmã Shuri.

Algum tempo depois, quando o príncipe tem apenas oito anos, Ramonda, visitando sua terra natal, a África do Sul, é sequestrada por Anton Pretoriuse não retorna, fazendo a família pensar ela os abandonou, T’Chaka cria os filhos sozinhos, T’Chaka é assassinado pelo aventureiro Ulysses Klaw em uma tentativa de explorar o monte de vibranium. Com seu povo ainda em perigo, um jovem T’Challa usou a arma de som de Klaw em Klaw e seus homens, quebrando a mão direita de Klaw e forçando-o a fugir.

MCU

O herói apareceu no Universo Compartilhado da Marvel pela primeira vez em Capitão-América Guerra Civil, quando diversas complicações diplomáticas envolvendo a Hydra, grupo nazista criado na Segunda Guerra Mundial, causou um ataque ao consulado de Wakanda, que causou a morte de T’Chaka, pai de T’challa .

Desde então, Pantera Negra ganhou um filme solo, sendo um dos filmes mais bem sucedidos, tendo ganhado até um Oscar em 2019.

Poderes

Panterna possui diversas habilidades e poderes, dentre eles:

  • Conhecimento do Pantera Negra;
  • Força Sobre-Humana;
  • Resistência Sobre-Humana;
  • Agilidade Sobre-Humana;
  • Reflexos Sobre-Humanos;
  • Velocidade Sobre-Humana;
  • Durabilidade Sobre-Humana;
  • Vígor Super-Humano;
  • Sentidos Aguçados;
  • Fator de Cura Acelerado;
  • Consciência Hiper-Cósmica.

O herói foi classificado como o 79º maior personagem de quadrinhos pela revista Wizard. O site IGN classificou o personagem como o 51º maior herói de história em quadrinhos, afirmando que poderia ser considerado o equivalente ao Batman na Marvel; ele também foi o décimo na lista de “Os 50 Maiores Vingadores”. Em 2013, o site ComicsAlliance classificou o herói como o nº 33 em sua lista dos “50 personagens masculinos mais sexy dos quadrinhos”.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta