Mulher usando iphone

Turbine a volta às aulas com estes 13 apps de iPhone e iPad

Avatar of victor pacheco
Conheça apps para iPhone e iPad para melhorar o aprendizado neste momento de volta às aulas; se organize para tirar notas altas!

Pela primeira vez em dois anos, muitos estudantes estão retornando presencialmente para a volta às aulas, após os anos anteriores serem marcados por muitas videochamadas. Mesmo assim, vai que as coisas retornam ao mundo virtual, não é mesmo?

Se você é uma pessoa com dispositivos Apple, sabia que existem muitos apps de iPhone e iPad que podem lhe ajudar a ter um melhor aproveitamento de todas as aulas? De opções para videochamadas a apps para organização de tarefas, a App Store conta com diversas opções para que você tire as maiores notas possíveis. Confira esta seleção especial agora mesmo.

Apps para estudo online

Ninguém esperava que passaríamos tanto tempo em frente a um computador, mas esta é com certeza uma das novidades que vieram para ficar. Para abrir nossa lista de apps de iPhone e iPad, vamos falar sobre opções que são mais que essenciais para você ter uma presença digital que resultará em boas notas.

Cisco Webex Meetings

Não há como aprender no formato online se você não estiver em uma videochamada com o professor e demais alunos, certo? Nossa primeira opção de apps para estudo é o Webex Meetings, que conta com diversos recursos que aprimoram a videochamada.

Além de conseguir eliminar ruídos que podem causar problemas na hora de uma apresentação de trabalho, a opção também conta com diversos modos de exibição de participantes para que mesmo longe, você e seus amigos ainda possam visualizar uns aos outros. O uso fica ainda melhor com a compatibilidade com a Siri, assistente pessoal da Apple, que consegue abrir uma sala de vídeo em poucos segundos.

Cisco webex meetings instalado em um iphone
Cisco Webex Meetings conta com diversos recursos para videochamadas (Foto: Cisco)

Se tiver um compromisso salvo em sua agenda, você também pode entrar em uma videochamada do Webex Meetings com alguns cliques para resolver as pendências. O compartilhamento de tela (incluindo arquivos 3D) está incluso no Webex Meetings e sua conta pode ser facilmente acessada por meio do Face ID ou Touch ID.

O Webex Meetings pode ser baixado gratuitamente na App Store em dispositivos com iOS 11.0 ou posterior.

Google Classroom

Amado por uns e odiado por outros, mas essencial para você conseguir aprender e se organizar neste momento de volta às aulas, o Google Classroom já existia antes da pandemia de COVID-19, mas com boa parte das pessoas em casa, o uso foi impulsionado para que as aulas seguissem acontecendo. Além de contar com os recursos do Google Meet, os professores conseguem cadastrar exercícios e enviar tudo direto aos alunos sem a necessidade de mandar um e-mail para cada pessoa da sala.

Google classroom como um dos melhores apps de iphone
Suas tarefas ficarão mais organizadas no Google Classroom (Foto: Reprodução/Internet)

O Google Classroom também é uma ótima opção para que você sempre seja notificado sobre algum acontecimento, mesmo que não esteja no período de aula. O Google Classroom também não tem anúncios e possíveis distrações que podem fazer com que você perca o foco. O login é simplificado e exigido apenas uma vez.

É possível instalar o Google Classroom gratuitamente pela App Store em iPhones e IPads com iOS 13.0 ou posterior.

ZOOM Cloud Meetings

Outra opção que já existia antes da pandemia de COVID-19, mas ficou mais famosa quando mais pessoas ficaram em casa, o ZOOM é um dos apps de iPhone que você precisa necessariamente ter instalado se está estudando ou não. Desenvolvido para ser uma alternativa ao Google Meet, mas já com sua própria base de usuários, o ZOOM permite o compartilhamento de tela para que suas apresentações fiquem mais produtivas.

Zoom cloud meetings instalado em um iphone
Apesar de ser concorrente direto do Google Meet, o ZOOM conta com diversas funções interessantes (Foto: Reprodução/Internet)

Também é possível realizar a gravação de todas as videochamadas para que o compartilhamento seja feito posteriormente, assim como a personalização de fundos. Mesmo que sua escola ou faculdade ainda use outra plataforma para videochamadas, tenha certeza que você precisará usar um dos apps de iPhone mais baixados em todo o mundo pelo menos uma vez. Não perca tempo e faça o download agora mesmo.

O ZOOM pode ser instalado gratuitamente na App Store em aparelhos com iOS 8.0 ou posterior.

Apps para anotações

O momento de ensino virtual foi de adaptação para muitas pessoas e todos os possíveis problemas fazem com que os estudantes procurem por novas opções para que todo o conteúdo seja anotado e organizado. A boa notícia é que existe uma variedade de apps para anotações que ajudarão a ter o melhor aproveitamento possível. Conheça os três melhores agora mesmo.

Noted

Já pensou como seria seu aprendizado se toda aula pudesse ser gravada em seu smartphone e a transcrição fosse feita automaticamente? Nossa primeira opção de apps para anotações no período de volta às aulas é o Noted, que além de ser um gravador de voz que permite que você faça marcações para não precisar voltar tudo o que foi captado, também permite que o usuário adicione imagens nas anotações para que tudo fique mais ilustrativo.

Noted
Aplicativo realiza transcrição direta de texto para voz (Foto: Noted/Reprodução)

O Noted é um dos apps para anotações que permite que os arquivos sejam compartilhados entre diferentes dispositivos da Apple (com iOS e MacOS). O aplicativo conta com um sistema de reconhecimento de fala para que as transcrições sejam organizadas e funciona mesmo que você esteja sem internet. É uma opção interessante para quem participa de muitos seminários e/ou entrevistas em que todos os detalhes precisam ser anotados em tempo real.

Há um serviço de assinatura que permite que todas as anotações sejam salvas em formato PDF, realiza a redução de ruído de fundo e muito mais. Mas a versão gratuita entrega uma experiência bastante completa.

Quem possui iPhone ou iPad com a versão 12.0 do iOS ou posterior pode instalar o Noted na App Store.

Just Press Record

Outra opção de apps para anotações que é bastante interessante é o Just Press Record, que além de gravar tudo o que as pessoas no mesmo local que você estão ouvindo, também realiza a transcrição em tempo real (o suporte inclui mais de 30 idiomas).

Quer fazer uma gravação enquanto usa outro aplicativo? O Just Press Record também funciona em segundo plano. Você também pode fazer marcações em momentos importantes e ordenar uma gravação com o apoio da Siri.

Just press record como um dos melhores apps para anotações
Aplicativo para iPhone, Apple Watch e iOS consegue realizar gravações de até 30 idiomas (Foto: Reprodução/Internet)

Caso você tenha um modelo de Apple Watch, é possível realizar a gravação com o aplicativo e depois realizar a sincronização para que tudo fique salvo em um só lugar. É uma alternativa interessante entre os tantos apps de iPhone que prometem muito, mas lhe deixam na mão durante algum momento ou exigem o pagamento para a liberação de uma função especial.

O Just Press Record pode ser baixado na App Store em todos os aparelhos Apple com iOS 13.0 ou posterior.

Caderno Roxo 

Disponibilizado na App Store como uma solução “feita por alunos, para alunos”, nossa última opção da lista de melhores apps de iPhone e iOS para anotações é o Caderno Roxo. Como uma alternativa para você deixar o papel e caneta de lado, o aplicativo permite que vários cadernos e estantes sejam criadas para que o aluno tenha a melhor organização possível. O uso fica ainda melhor com a possibilidade de colocar imagens em todas as anotações para que tudo fique mais ilustrativo.

Caderno roxo como opção de app para volta às aulas
Aplicativo gratuito permite a criação de diversos cadernos para que tudo seja catalogado (Foto: App Store)

Para encontrar todos os seus arquivos, mesmo que esteja utilizando uma máquina diferente, basta fazer login em sua conta do iCloud e a sincronização estará realizada. A possibilidade de criar arquivos em PDF está disponível para os usuários do Caderno Roxo e a instalação é gratuita. O que está esperando para baixar?

O Caderno Roxo está disponível para iPhones ou iPads com 14.0 ou posterior.

Apps para organização de tarefas

Com o período de volta às aulas ainda em seu estágio inicial, com toda certeza você precisará entregar muitos relatórios, trabalhos e apresentações sobre os mais diversos temas. Esta seleção de apps será sua melhor amiga durante os próximos 5 meses.

Microsoft Office

Como uma opção que dispensa apresentações, não podemos falar sobre volta às aulas sem falar dos aplicativos da Microsoft. É com eles que os trabalhos serão concluídos, gráficos serão montados e apresentações serão elaboradas.

Um dos pontos mais importantes em ter este aplicativo instalado em seu celular ou tablet é que, no caso de ser necessário realizar alguma correção, você pode fazer isso sem a necessidade de um computador. Praticidade!

Microsoft office instalado em um iphone
Opção da Microsoft permite fácil edição de documentos pelo celular (Foto: Microsoft)

Tudo pode ser compartilhado com sua conta do OneDrive para mesmo que tudo tenha sido salvo no computador, você ainda consiga acessar os documentos quando estiver na escola ou faculdade. Sem dúvidas, um dos apps de iPhones e iPads mais importantes de nossa lista.

O aplicativo do Microsoft Office pode ser instalado em aparelhos com iOS 14.0 ou posterior.

Flexcil Note & Good PDF Reader

Muitos professores ainda possuem o hábito de realizar o envio de arquivos em PDF e para que você não precise fazer a conversão, o Flexcil Note & Good PDF Reader está disponível na loja de apps para iPhone e iPad. Além de permitir a edição de arquivos com este formato, o usuário consegue fazer destaques nas mais diversas cores, remover imagens que podem ser encaixadas em outro documento e até mesmo ampliar o PDF para melhor leitura.

Dois arquivos neste formato podem ser abertos ao mesmo tempo para você ganhar ainda mais produtividade e o uso “arrasta e cola” também permite melhor aproveitamento que irá gerar notas verdes no final de seu semestre.

A compatibilidade com softwares de terceiros está disponível e os arquivos podem ser enviados e/ou compartilhados via Google Drive, OneDrive, Zoom, Google Classroom e, claro, iCloud. Uma biblioteca local também está disponível no aplicativo.

Flexcil note & good pdf reader
Novidade permite rápido gerenciamento de PDFs (Foto: Flexcil)

O Flexcil Note & Good PDF Reader também possui compatibilidade com a Apple Pencil (a primeira e a segunda geração) e pode ser baixado gratuitamente em dispositivos com iOS 13.0 ou posterior.

Craft – Docs and Notes Editor

Ainda dentro de nossa lista de apps para anotações que permitem a edição de documentos, o Craft – Docs and Notes Editor é uma opção que se assemelha ao Word da Microsoft já que ambos permitem que documentos com textos e imagens sejam criados.

Craft - docs and notes editor
Craft – Docs and Notes Editor irá lhe ajudar em uma possível emergência (Foto: Reprodução/Internet)

O destaque desta opção fica por conta da sincronização entre dispositivos e caso deseje ou precise, continuar a edição em outro dispositivo. O aplicativo não exige conexão com a internet para funcionar e o compartilhamento pode ser feito via e-mail ou exportação de tudo que foi criado por meio de um documento PDF. Não perca tempo e faça o download agora mesmo.

O Craft – Docs and Notes Editor pode ser baixado gratuitamente na App Store em iPhones e iPads com iOS 14.0 ou posterior.

Polaris Office – PDF & Docs

Fechando nossa lista de apps para anotações, esta opção permite que documentos em PDF e criados no Word (DOC ou DOCX) sejam facilmente editados sem ao menos precisar do aplicativo da Microsoft. O suporte ainda inclui planilhas, apresentações e gráficos.

Polaris office - pdf & docs
Opção é alternativa interessante para quem edita documentos pelo smartphone (Foto: Reprodução/Internet)

Permitindo que você faça tudo pelo celular sem a necessidade de um computador, a integração com Google Drive, OneDrive e iCloud também está incluída neste aplicativo, mas você também pode realizar a assinatura própria para realizar o compartilhamento fácil por qualquer um dos canais disponíveis. Este é um dos apps de anotações que você pode não usar tanto, mas vale a pena realizar a instalação para não precisar gastar seu plano de dados em uma emergência.

O Polaris Office – PDF & Docs está disponível gratuitamente da App Store e pode ser instalado em dispositivos com iOS 11.0 ou posterior.

Apps para manter sua agenda em dia

Chegando ao final de nossa lista, precisamos falar sobre organização. Com tantas aulas e trabalhos a serem entregues, também é importante separar um tempo para descanso. Estes três aplicativos serão essenciais para você conseguir ter um semestre mais tranquilo. Conheça agora mesmo.

Bear – Anotações Particulares

Onde você salva as ideias iniciais de um projeto ou lembretes para trabalhar depois? O app Bear permite a criação de diversas pequenas notas que podem ser salvas com toda a privacidade possível, já que por mais que esteja fazendo o uso, o sistema não tem acesso aos seus arquivos. Com uma biblioteca intuitiva e muitas ferramentas que deixam a experiência ainda mais completa, vale a pena fazer o download para não esquecer de nada.

Bear - anotações particulares
Aplicativo permite organização de compromissos para que você não deixe passar nada (Foto: Reprodução/Internet)

O Bear fica ainda mais completo se o cliente fizer a assinatura PRO, que além do bloqueio via Face ID ou Touch ID, também permite que cada documento tenha uma senha única e criptografada. É necessário pagar US$ 1,49 (R$ 7,65) por mês ou US$ 14,99 (R$ 77,00) por ano.

É possível fazer o download gratuito na App Store em iPhones e iPads com iOS 11.0 ou posterior.

Timepage 

Muitas pessoas podem dizer que, para se organizar, você precisa necessariamente de um calendário. Bem, o Timepage é isso e muito mais. Além de permitir que você salve e visualize tudo o que precisa fazer nas próximas semanas e meses seguintes, este app exibe previsões de tempo em um design bonito e deixa o uso mais divertido.

Timepage como app para organização de tarefas
Aplicativo permite fácil organização de tarefas (Foto: Reprodução/Internet)

Além de contar com a sincronização entre aparelhos fabricados pela Apple, você também pode salvar compromissos na versão web e visualizar tudo em seu iPhone, Apple Watch ou qualquer outro aparelho da empresa da maçã. Além de usar uma mesma conta iCloud, Google Calendar, Outlook, Exchange, Facebook, Yahoo e CalDAV para os mesmos compromissos.

Mas atenção, pois o Timepage é um serviço de assinatura com teste gratuito de sete dias. Depois disso, é necessário pagar US$ 1,99 (R$ 10,00) por mês ou US$ 11,99 (R$ 61,59) por ano.

O Timepage pode ser baixado gratuitamente na App Store e é necessário ter um iPhone ou iPad com iOS 12.4 ou posterior.

Todoist: To do list e tarefas

Para fechar nossa lista de indicações de apps para iPhone e iPad que irão melhorar seu estudo, temos o Todoist: To do list e tarefas. Como o nome indica, esta app é uma opção para quem precisa de uma opção para marcar lembretes e o mais principais: ser lembrado sobre o que precisa ser feito. O Todoist: To do list e tarefas permite que você coloque prazos para que tudo seja concluído e notificações serão enviadas para que nada passe em branco.

Turbine a volta às aulas com estes 13 apps de iphone e ipad. Conheça apps para iphone e ipad para melhorar o aprendizado neste momento de volta às aulas; se organize para tirar notas altas!
Turbine a volta às aulas com estes 13 apps de iPhone e iPad

O destaque fica por conta do design bastante bonito e possibilidade de sincronizar os dados entre diversos dispositivos Apple com a mesma conta. O mesmo app também pode ser integrado com Gmail, Calendário do Google, Slack, Amazon Alexa e mais. O uso é intuitivo e se você digitar “amanhã às 18:00”, o aplicativo faz todo o trabalho de salvar o compromisso.

Baixe o Todoist: To do list e tarefas gratuitamente na App Store em seu aparelho com  iOS 13.0 ou posterior.

iPads são ótimos companheiros de estudo

Agora que você já está com diversas novas ferramentas que a volta às aulas sejam mais produtivas, é importante ter um aparelho que irá rodar isso da melhor forma.

O iPad 9 é um modelo básico e mais indicado para quem nunca usou um dos tablets da Apple, mas ainda assim consegue dar conta do recado. Sua tela LCD 10,2 polegadas do tipo Retina consegue entregar imagens de qualidade em diversas atividades, o que garante que mesmo nos momentos de descanso, você ainda tenha uma ótima experiência. Há uma câmera traseira de 8 MP e uma outra câmera frontal de 12 MP, ambas gravando vídeos em qualidade Full HD.

Ipad 9
iPad 9 consegue unir especificações de qualidade e ótimas imagens em um só produto (Foto: Bruno Martinez/Showmetech)

O processador A13 Bionic lançado em 2019 no iPhone 11 faz todo o trabalho de entregar performance de qualidade. Conheça todos os detalhes e como o uso na prática acontece ao ler nosso review especial sobre o iPad 9. O modelo está sendo vendido com diversas opções de armazenamento e conectividade. São elas:

Em tamanho menor, mas com uma grande potência, o iPad 6 Mini tem uma tela de IPS LCD com 8,3 polegadas de resolução 2266 x 1488 pixels a 326. O processador escolhido pela empresa na hora de desenvolver este modelo foi o A15 Bionic (o mesmo do iPhone 13).

Ipad 6 mini
iPad 6 Mini entrega potência mesmo em tamanho compacto (Foto: Showmetech)

Com uma conexão USB-C que permite o uso de cabos lançados por diversas marcas, o iPad 6 Mini tem uma câmera frontal wide de 12 MP e a outra lente wide de 12 MP na frente que será mais que essencial para suas videochamadas e selfies.

O modelo se destaca por entregar uma experiência completa e você pode conferir como o uso acontece na prática em nosso review especial. O iPad 6 Mini está sendo vendido em duas versões:

  • O modelo básico com 64 GB de armazenamento interno e sem compatibilidade com 5G pode ser comprado por R$ 4.814,99 no Magazine Luiza;
  • A versão com 256 GB de armazenamento interno e que consegue se conectar com redes 5G está sendo vendido por R$ 6.389 na Americanas.

O que achou de nossa lista de apps para iPhones e iPads? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira quais iPhones irão receber o iOS 16, que deve ser lançado ainda este ano.

Fonte: Apple

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados