Watch gt 3 é ótimo para todos os tipos de esportes

REVIEW: Huawei Watch GT 3, bateria de sobra, apps de menos

Avatar of tiago rodrigues
Principal lançamento da Huawei nesse começo de ano, o Watch GT 3 traz um ótimo design e construção, mas peca em software defasado

Quando pensamos em um smartwatch, logo pensamos no Apple Watch ou no Galaxy Watch e há um motivo bem simples para isso: conseguem misturar muito bem um design bonito com funções úteis e atrativas para o usuário. É verdade também que a bateria deles – principalmente do Apple Watch – é uma piada, mas esse não é o ponto aqui.

Como alternativa, o Huawei Watch GT 3 chega ao mercado brasileiro mostrando o potencial da fabricante chinesa, que já fabrica este tipo de wearable há algum tempo. O Watch GT 3 é o primeiro modelo que testei da marca, e tive uma experiência no mínimo curiosa. Ele tem um visual lindo e estiloso, além de ser super confortável — mesmo no tamanho de 46mm — mas pode dividir opiniões na hora de entregar suas funções smart.

Design e construção

Tela do watch gt 3 tem ótima resolução e construção
A tela do Watch GT 3 é excelente, tanto em resolução quanto em brilho (Imagem: Tiago Rodrigues / Showmetech)

Até então, o único wearable que testei era uma Mi Band 4, então tive um grande choque ao ver o Huawei Watch GT 3 pela primeira vez. Não que a MI Band 4 seja feia, longe disso, mas a presença que o relógio da Huawei tem é algo realmente impressionante.

Na parte da frente temos um acabamento excelente em aço inoxidável e na parte traseira (onde ficam os sensores), temos plástico que, nesse caso, não é nem um ponto positivo, nem negativo. Já a pulseira que veio no nosso Watch GT 3 é a de borracha na cor preta, com um conforto excelente, além de ser muito fácil de limpar.

Essa pulseira, inclusive, possui um papel curinga, já que fica boa para uso tanto em situações mais sérias quanto em outras mais despojadas.

Traseira do huawei watch gt 3 é muito bonita
Parte traseira do smartwach da Huawei é bem construído e também muito bonito (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Watch GT 3 tem dois botões no seu lado direito, um na parte superior e outro na inferior. O botão superior serve para abrir a lista de apps e também é giratório (perfeito para navegação). Já o botão inferior vem configurado para abrir a função “treino” do relógio, mas pode ser configurado para ser o atalho de qualquer função do relógio da Huawei.

Por fim, sem a pulseira, ele pesa apenas 42,6g e fica muito confortável no pulso. Além disso, ele conta com resistência 5ATM, isto é, até 50 metros, perfeito para natação e outros esportes aquáticos.

Tela

Tela do watch gt 3 enche os olhos com seu brilho e resolução
As variadas watchfaces (mostradores) fazem a tela do Watch GT 3 serem um grande destaque (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Huawei Watch GT 3 conta com uma tela AMOLED de 1,43 polegadas com resolução de 466 x 466 pixels, atingindo cerca de 326 ppi, ótimo para o tamanho da tela do relógio. Além das cores muito vivas, a tecnologia AMOLED permite uma experiência mais interessante e também mais econômica, tanto no uso geral, como também na hora de usar funções como o Always on Display, por exemplo.

Outro ponto que destaca a alta qualidade da tela são as watchfaces (ou mostradores), bem variados e que permitem uma vasta gama de personalização do relógio. Se a qualidade desses mostradores é um ponto positivo, o mesmo não podemos dizer sobre a forma de obtê-los. São muitas opções através do app Huawei Health, mas a maioria é pago e a forma de procurar por mostradores não é nada intuitivo.

O brilho é excelente e até mesmo debaixo do sol tive uma experiência muito satisfatória. No meu caso, mantive o modo de brilho automático em todo tempo e mesmo tendo atingindo o seu máximo de brilho apenas em raras ocasiões, não foi nada que me fez sentir falta.

Por fim, temos o Always on Display que mencionei anteriormente e essa talvez seja uma das minhas funções favoritas para um smartwatch, afinal ela consegue mantê-lo sempre ativo, mesmo que com menos detalhes, mas o suficiente para você ver a hora.

Bateria

O watch gt 3 carrega por indução, por meio do carregador que vem na caixa
O Watch GT 3 pode aguentar até 14 dias sem carregar (imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Segundo a Huawei, o Watch GT 3 consegue se “manter vivo” por 14 dias. Nos meus testes com tudo que pude ativar e talvez mais um pouco, o relógio levou cerca de 5 dias para descarregar por completo. É importante comentar que eu usei realmente todas as suas funções, inclusive na hora de dormir para medir a qualidade do sono.

Embora não tenha conseguido atingir um desempenho de bateria de 14 dias, ainda assim achei o Watch GT 3 muito competente nesse quesito, sendo talvez o ponto onde mais se destaca, afinal os seus 5 dias já foram mais interessantes do que os concorrentes que muitas vezes mal chegam a 1 dia inteiro.

Na hora de carregar o seu Watch GT 3, não terá problemas. Ele vem com um carregador magnético que pode ser conectado em qualquer fonte com entrada USB-A, desde que se respeite a sua voltagem. Para atingir 100% de carga, o smartwatch da Huawei levou cerca de 2 horas.

Funcionalidades

O watch gt 3 mede o nível de stress do usuário em tempo real, se assim desejar
Dentre as várias funcionalidades relacionadas aos sensores, o Watch GT 3 conta com o sensor de stress em tempo real (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Se você for uma pessoa que pratica muitos esportes, esse talvez seja o relógio certo para você, já que essa é parte mais interessante dele quando falamos de funções “smart”. São mais de 100 modalidades de treino, dentre elas corridas, ciclismo, natação, pular corda, triatlo e muito mais.

Nas configurações é possível ativar um modo onde o relógio consegue detectar os treinos automaticamente, compatível com os seguintes treinos: caminhada, corrida, elíptico e remo.

Relógio da huawei no modo de treinamento te dá várias opções
Tela do smartwatch no meio de um treinamento (Imagem: Tiago Rodrigues / Showmetech)

Antes de iniciar qualquer exercício, você pode configurar suas metas de treino, como, por exemplo, a quantidade de pulos, a distância, o tempo ou então as calorias que quer gastar. Essa é uma funcionalidade que me agradou muito e vai servir para cada pessoa de uma forma diferente.

Outra coisa legal é que, quando você termina de treinar, o relógio oferece a medição de seus batimentos cardíacos. Além de ser um bom registro, pelo menos para mim, serviu também para acalmar um pouco ao ver os batimentos caindo conforme eu respirava fundo e soltava.

Função de batimentos cardíacos é essencial em todo smartwatch
Depois dos treinos, verifique o batimento cardíaco de forma rápida (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Embora o treino que eu tenha considerado no Watch GT 3 para os testes tenha sido pular corda, é importante avisar que o app Huawei Health é todo voltado para corridas. Temos um sistema de “planos” onde conseguimos criar várias metas personalizadas com avisos e lembretes, mas novamente, todos voltados para corrida.

Sinceramente achei isso um pouco chato e limitado e creio que deveria ser assim somente com a versão do relógio voltada para os corredores. Por fim, temos as funções convencionais que um smartwatch deve ter, como alarme, cronômetro, temporizador, clima, registro de sono e até mesmo uma bússola.

Sistema operacional

Com o huawei health, você pode consegue verificar tudo relacionado ao seu watch gt 3
Área inicial do app Huawei Health com o GT 3 conectado (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Se o smartwatch da Huawei se destaca pela sua beleza e grande variedade de treinos, o mesmo não podemos dizer do seu sistema operacional e desempenho na parte “inteligente”. Ele vem com o HarmonyOS 2.1 instalado, um sistema da própria Huawei e bom, isso não seria um problema se ele não fosse extremamente defasado em praticamente tudo.

Ao arrastar a tela principal do relógio de baixo para cima temos as opções rápidas, com 6 funções apenas e que não podem ser mudadas. Se essa limitação fosse o único defeito, seria até ok, mas daí temos a forma como ele nos entrega o uso de músicas.

Estamos em 2022 e, caso opte por um Watch GT 3, não espere usar seu serviço de streaming favorito, já que ele vai te transportar para alguns muitos anos atrás, permitindo apenas músicas por MP3 em um armazenamento de apenas 4GB.

O appgallery, loja de apps da huawei é uma das piores lojas no quesito variedade
O AppGallery, loja de apps da empresa, é uma das mais fracas do mercado (Imagem: Tiago Rodrigues/Showmetech)

Quando vamos à loja da Huawei, o AppGallery, a situação fica ainda pior. Encontrei apenas 1 app conhecido na loja, e o resto ou é mal traduzido ou nem deveria estar numa loja de apps para um relógio. Todas essas limitações fazem o relógio da Huawei parecer muito mais uma fitness tracker com esteroides do que um smartwatch.

A comparação com outros smartwatches acontecerão, principalmente com o Galaxy Watch4 da Samsung, que o modelo entregar uma experiência muito mais completa em todos os sentidos e não somente numa área, embora ainda peque um pouco em sua bateria.

Conclusão

Apesar da sua inegável beleza e construção impecável, a Huawei traz aqui um smartwatch que entrega talvez a melhor experiência para quem pratica muitos esportes, mas peca muito no que diz respeito às funções inteligentes do relógio e seu sistema operacional — algo que não é novidade e pode ser observado no nosso review do Watch GT 2 Pro, da geração anterior de smartwatches da Huawei.

O Huawei Watch GT 3 já está disponível e pode ser encontrado por cerca de R$1.599,00 na Magazine Luiza em até 10x de R$159,90 sem juros.

Especificações técnicas – Huawei Watch GT 3

Watch gt 3 é bonito, mas ultrapassado
Confira a configuração completa do smartwatch da Huawei (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)
Tela46 mm: 1.43”( 466 x 466 pixels)
ProcessadorARM Cortex-M
Memória32 MB de RAM + 4GB de armazenamento interno
Dimensões e peso45,9 mm x 45,9 mm x 11 mm; 42,6g
Bateria455 mAh / até 14 dias de uso
SensoresAcelerômetro, Giroscópio, Sensor geomagnético, Sensor óptico de frequência cardíaca, Sensor de pressão de ar, Sensor de temperatura, 4 sistemas de satélites (GPS, GLONASS, Galileo e Beidou) e sensor de detecção de oxigênio no sangue.
Resistência a águaAté 50 metros de profundidade
PreçoR$ 1.599,90 na Magazine Luiza

Ficou interessado? Veja também a nossa análise do modelo anterior, o Huawei Watch GT 2 PRO.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
101
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados