Watson, supercomputador da IBM, cria livro de receitas culinárias

watson supercomputador ibm cozinha receitas chef
Ana Maria Braga que se cuide! Watson, o supercomputador com inteligência artifical da IBM, acaba de criar seu primeiro livro de receitas.
Anúncio
Watson, supercomputador da IBM, cria livro de receitas culinárias

Watson supercomputador IBM cozinha receitas chef

Watson, o supercomputador da IBM mais conhecido por ganhar competições de “Jeopardy! (aquele jogo-programa-de-TV americano de adivinhar perguntas para respostas) e partidas de xadrez com campeões humanos, agora virou autor de um livro de receitas culinárias.

É isto mesmo que você leu. O processo de construção da inteligência artificial deste supercomputador permitiu que ele desenvolvesse a capacidade de criar combinações de alimentos utilizando algoritmos, que são fórmulas com os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa de computador. Algo semelhante ao que o Google utiliza para encontrar os melhores resultados quando você faz uma pesquisa.

Cognitive-Cooking-with-Chef-Watson_Preview-Tasting-at-ICE_2400x1600

Chamado de “Cognitive Cooking with Chef Watson” (Cozinha Cognitiva com o Chef Watson, em tradução livre), o livro é resultado uma ferramenta desenvolvida há 3 anos pela IBM que permite ao supercomputador fazer uso da base de dados que possui para criar raciocínios lógicos.

O primeiro tópico escolhido pelo time que desenvolveu a ferramenta foi “refeições”, algo que todos poderiam “testar”.

Watson, o supercomputador da IBM, pronto para fazer aquela refeiçãozinha Thai
Watson, o supercomputador da IBM, pronto para fazer aquela refeiçãozinha Thai

A IBM “ensinou” o Watson tudo sobre os pratos de comida existentes, assim o sistema pode aprender como sabores são desenvolvidos e interagem entre eles. O supercomputador começou então a entender padrões dos pratos que estamos acostumados a comer e, a partir daí, passou a sugerir as primeiras receitas.

Watson também recebeu lições sobre as preferências culturais para determinados alimentos e ainda teve aulas de nutrição para criar receitas gostosas e funcionais. Um instituto de culinária americano, o Institute of Culinary Education (ICE), ajudou a converter as fórmulas nas receitas usadas no livro.

Ficou com água na boca? Cognitive Cooking with Chef Watson” já está em pré-venda pela Amazon.com.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter