O Waze começou a testar nesta segunda-feira (6) uma nova ideia para oferecer caronas. Foi lançado em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel, um aplicativo chamado RideWith, onde usuários podem pagar a motoristas uma pequena taxa por uma carona de ida e volta do trabalho.
Funciona assim: o sistema de navegação do Waze aprende os horários e as rotas mais frequentes utilizadas pelos motoristas para ir ao trabalho e combina com as rotas de pessoas que buscam uma carona na mesma direção.
A empresa está levando o conceito de economia colaborativa a sério e afirma que traz um conceito totalmente diferente do Uber. O motorista do RideWith só pode realizar duas caronas por dia e receber uma pequena compensação para cobertura de custos; 15% do total fica com o Google, dono do Waze desde 2013.
O valor da carona deve ser pago com um cartão de crédito e é definido pelo app com base em estimativas de consumo de combustível e em índices de desgaste do veículo. Além disso, as caronas só podem ser oferecidas a partir da região em que o motorista está, ou seja, não é permitido buscar passageiros em bairros vizinhos.
Essas limitações devem evitar que o RideWith enfrente os mesmos problemas legais que o Uber.
O Google informou que os testes serão ampliados para outras regiões de Israel nesse primeiro momento e que ainda não existem planos de expansão global.
Mais uma futura briga com taxistas?
Eu havia modelado um projeto semelhante há alguns anos com amigos, mas não tocamos para frente devido a alguns problemas tecnológicos da época e de falta de foco da equipe.
A diferença é que a idéia era ser gratuito, esse negócio de ganhar diretamente sobre o “serviço” é que gera problema.
Conselho aos taxistas: adaptem-se aos novos tempos.