Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

whatsapp 1 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia
Confira agora alguns recursos presentes no Whatsapp que provavelmente você não sabia da existência. Claro que algumas funcionalidades do app já são amplamente usadas, mas será que você conhece todas da nossa lista?

O Whatsapp é atualmente um dos aplicativos de conversa mais utilizados. Seja em sistemas Android ou iOS, o app é muito útil seja para conversas de trabalho, azaração, discursões em grupos ou até organização de eventos. Confira agora alguns recursos presentes nele que provavelmente você não sabia como usar.

Transfira arquivos do celular para o PC sem cabos

Para essa função realmente dar certo, é preciso que você tenha acesso em seu PC ao WhatsappWeb.  Seja pelo browser (através desse link) ou pelo app (baixado aqui). Agora basta você enviar o arquivo desejado pelo whatsapp para um amigo, abrir a mesma conversa pelo PC e baixar o arquivo por lá.

whatsappweb - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Uma boa alternativa para otimizar essa função é criar um grupo com você mesmo no Whatsapp. Com isso, você cria realmente uma conversa com você mesmo, onde você pode compartilhar arquivos entre o Celular e o PC livremente. Para criar o grupo com você mesmo é simples, basta fazer os procedimentos padrões para criação do grupo e não adicionar mais ninguém nele.

Convite para grupos usando um link ou QR code

Um dos principais problemas em criar grupos é a coleta de números para colocá-los no grupo. Isso principalmente quando é preciso criar um que não necessariamente tenha pessoas que você possui contato direto. Para isso existe a função de criar um link ou então um código QR daquele grupo específico.

whatsapp public invite qr code 720x409 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Primeiramente, crie o grupo do modo tradicional. Em seguida, toque na parte superior dele, onde fica o nome do grupo. Com isso, toque no símbolo “+” no canto superior direito da tela e selecione a opção “Convidar para o grupo via link”. Pronto! Você já tem o link do grupo para compartilhar onde ou com quem quiser.

Para criar o código QR é igualmente simples. Ainda na tela de criação do grupo, toque dessa vez no símbolo “…” e selecione a opção “Imprimir o código QR do grupo”. Agora você tem o código para imprimir e colar, por exemplo, na cozinha da sua firma, para que todos tenham acesso ao grupo de whatsapp da empresa.

Gravar áudios sem segurar o smarthphone

Uma função muito incômoda do Whatsapp é a sua gravação de audio. Isso porque, até então, nós precisávamos segurar o ícone do microfone para gravar nossos audios e enviá-los por mensagem. Isso é um problema principalmente quando você precisa enviar audios mais longos, de 5 minutos ou mais.

Entretanto, existe uma opção que permite você gravar áudios sem precisar segurar este ícone. O nome desse recurso é Locked Recordings e ele disponibiliza uma espécie de bloqueio para facilitar a gravação. Para isso, basta ir na opção de anexos (com o símbolo de clips) e ir em “Áudios”. Em seguida, escolha a opção “Gravar Áudio com WhatsApp”.

gravar audio whatsapp 720x570 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Liberando espaço no celular

Pode não parecer, mas o Whatsapp pode acabar ocupando muito espaço em seu smarthphone. Além disso, o acúmulo de histórico de mensagens pode exigir demais da memória do seu aparelho. E isso que nem falamos ainda de imagens, vídeos e áudios que ocupam mais espaço ainda.

Para evitar isso, a melhor tática é liberar espaço em seu celular através de um backup de conversas. Com isso, você salva seu histórico no Google Drive, iCloud ou e-mail e desocupa um pouco o aparelho.  O procedimento é bem simples. Basta tocar nos três pontos no canto superior direito do app e seguir o seguinte caminho: “Configurações”, “Conversas”, “Backup de Conversas” e, por fim, “Fazer Backup”.

WABKP 0 720x406 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Mais tempo para deletar mensagens

No final do ano passado o Whatsapp finalmente ganhou a capacidade de anular mensagens enviadas. Nessa direção, no mês passado (Março) essa atualização ainda recebeu uma melhoria. Com isso, o tempo para você apagar as mensagens enviadas aumentou de 7 minutos para 68!

O procedimento aqui é muito simples e instintivo. Basta selecionar a mensagem que você quer apagar segurando-a com o dedo. Quando ela for selecionada, surgirão vários símbolos na parte superior do app. Com isso, basta clicar no desenho da lixeira e escolher a opção “Apagar para Todos”. No lugar da sua mensagem todos lerão os dizeres “Esta mensagem foi apagada”.

mensagem apagada whatsapp - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Notificações personalizadas

Essa função é ideal para aqueles que utilizam muito o Whatsapp. Seja com muitos grupos ou então com muitos contatos individuais, organizá-los por notificações é uma ótima opção. Principalmente para os mais ávidos por organizar suas coisas.

Para separar melhor o som de notificação dos seus contatos, o caminho não é tão complicado. Para isso, você precisa entrar no bate-papo do contato que você quer diferenciar.  Lá, siga para o Ícone de Menu e escolha a opção “Ver Contato”.

whatsapp notifications messagenotifications iphone 01 720x295 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Essa opção te trará a aba “Notificações Personalizadas” e nela você vai marcar a opção “usar notificações personalizadas”. Com isso, basta ir na opção “Som de notificação” e escolher o tipo de som que achar melhor para o alerta daquele contato.

Respostas sem abrir o app

Muitas vezes as pessoas fazem diversas cosias ao mesmo tempo no celular. Isso é cada vez mais normal, principalmente com os smarthphones aguentando cada vez mais processamento de dados. Entretanto, muitas vezes é um tanto custoso ficar trocando de janelas toda hora.

android 2 720x405 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Pensando nisso, o Whatsapp possui uma função que nos permite responder mensagens sem entrar no app e nem se quer desbloquear a tela do celular. Essas notificações são exibidas através de Pop-ups, permitindo assim a leitura e resposta muito mais rápidas.

Para ativar essa opção você precisa ir nas configurações  do app. Lá vá em “Notificações” e em seguida em “Notificações pop-up”. Com isso, basta escolher quando e como receber as conversas e tudo resolvido.

Removendo o “Visto por Último”

Nem todo mundo gosta da quantidade de informações pessoais que o WhatsApp disponibiliza. Um bom exemplo disso é a última hora que você foi visto online. Entretanto, é possível remover essa função, deixando suas atividades um pouco mais privadas.

Para isso, acesse as configurações do app como sempre e vá em “Conta”. Lá, escolha a opção “Privacidade” e em seguida cesse “Visto por Último”. Aqui você marca a opção “Ninguém” para que nenhum de seus contatos possa ver este dado. Porém, é importante lembrar também que isso também impede que você veja essa mesma função no Whatsapp de seus contatos.

ninguem WhatsApp 720x966 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Integração com a Siri (Apenas iOS)

Aqui temos uma vantagem própria para usuários de iPhone. É possível sincronizar a assitente virtual Siri com o WhatsApp. Siri pode tanto ler como responder mensagens sem que o usuário nem toque em seu aparelho. Entretanto, é preciso ativar esse recurso na opção “Ajustes” primeiro.

Dentro de “Ajustes”, basta tocar em “Siri” e em seguida escolher a opção “Suporte do aplicativo”. Lá é só ativar a chave referente ao WhatsApp e guiar o uso do app pela assitente.

c1 720x425 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Os três favoritos (Apenas Android)

Desde o início do ano passado é possível que usuários de Android escolham até três conversas para ficarem sempre no topo da lista do Whatsapp. Essa função de fixar é bem útil para usuário que lidam com muitos contatos diferentes durante o dia, mas que tem sempre aqueles que precisam conversar mais.

Para fixar contatos no topo da lista, pressione seu dedo sob o chat que deseja fixar. Quando um menu surgir, basta escolher a opção “pin” e ele ficará fixado. Vale lembrar que isso também fucniona com grupos.

whatsapp pin feature - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

whatsapp 1 - Whatsapp: 10 recursos especiais do app que você não conhecia

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via