WhatsApp anuncia doação de US$ 1 milhão para conter fake news sobre o coronavírus

WhatsAPP
Além de investir 1 milhão de dólares para acabar com as fake news, o WhatsApp criou um Hub de Informações sobre o novo coronavírus

Nesta quarta-feira (18/03) o WhatsApp anunciou duas medidas para ajudar no combate ao novo coronavírus (COVID-19). Em conjunto com a OMS – Organização Mundial da Saúde, UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a empresa está disponibilizando um HUB de informações sobre a nova doença. 

O WhatsApp ainda fará uma doação de 1 milhão de dólares para a Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) do Instituto Poynter. O montante contribuirá com a verificação de fatos da Aliança #CoronaVirusFacts em diversos países. 

Logo do WhatsApp
O WhatsApp tem atuado com diversos outros órgãos para combater o novo coronavírus (Covid-19) no mundo

Com a doação, o objetivo do WhatsApp é treinar pessoas para que elas possam usar recursos especiais da função business e até sua API. A ideia ainda é fazer com que empresas de verificação de fatos certificadas no IFCN possam usar a ferramenta para combater notícias falsas sobre o coronavírus.

“Também estamos satisfeitos por podermos fazer parceria com o Instituto Poynter para ajudar a aumentar a quantidade de organizações de verificação de fatos no WhatsApp e apoiar seu trabalho de salvar vidas para desmascarar boatos. Também continuaremos a trabalhar diretamente com os ministérios da saúde de todo o mundo para que eles forneçam atualizações diretamente no WhatsApp”.

disse Will Cathcart, CEO do WhatsApp.

Para Baybars Orsek, diretor do IFCN, o suporte da empresa de Mark Zuckerberg cooperará para que a Aliança CoronaVirusFacts alcance outras pessoas e assim classificar o que é fato ou fake

Hub de Informações do WhatsApp já está disponível

Página do Hub de informações sobre o coronavírus do WhatsApp
O WhatApp criou um Hub de informações para diminuir o número de notícias falsas sobre o novo coronavírus

O HUB de informações do WhatsApp já está disponível e concentra dicas úteis de como encontrar notícias verídicas, além de outras recomendações para grupos específicos: profissionais de saúde, educadores, empreendedores locais, representantes de organizações sem fins lucrativos e governos. Com mais de dois bilhões de usuários, o investimento do WhatsApp contra o coronavírus vem em um momento crucial para combater a pandemia. 

Além dessas medidas, o Facebook anunciou uma ajuda de 20 milhões para conter a disseminação do vírus. Outras ações em parceria com órgãos estão sendo tomadas. Entre elas, uma doação de 10 milhões de dólares para a Fundação das Nações Unidas (UNF) e o Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19, da OMS. Nos próximos dias, o Facebook deve comunicar outras atuações para ajudar a cessar a pandemia. 

Fonte: TechCrunch.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter