WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para evitar fake news

WhatsApp
Desta vez, as mensagens encaminhadas muitas vezes no WhatsApp serão limitadas a um encaminhamento por pessoa

Nesta última terça-feira (7), o WhatsApp revelou algumas novas medidas para evitar a disseminação de informações falsas nos chats. A decisão foi tomada para evitar fake news no atual momento, já que muitas correntes com informações falsas sobre o coronavírus COVID-19 surgiram nas últimas semanas.

Agora, o WhatsApp vai limitar o encaminhamento de mensagens a um contato ou grupo por vez. Isso significa que, caso você receba algum conteúdo previamente enviado por outra pessoa, não poderá mais encaminhar simultaneamente a até cinco contatos, como era feito anteriormente. Esta medida visa conter a disseminação de notícias vindas de fontes desconhecidas.

Meta do WhatsApp é diminuir o compartilhamento de notícias falsas

A companhia já havia criado o conceito de ‘mensagens encaminhadas muitas vezes’. Assim, quando alguém já tiver encaminhado a mesma mensagem diversas vezes, o WhatsApp adiciona uma etiqueta de setas duplas e limitar a um encaminhamento por vez.

No último ano, a companhia de Mark Zuckerberg já havia limitado o encaminhamento de mensagens para até cinco pessoas simultaneamente e, assim, conseguiu diminuir 25% de mensagens encaminhadas ao redor do mundo – antes, era possível encaminhar para até 20 pessoas. A nova limitação visa atenuar a disseminação de notícias falsas durante a pandemia, que podem causar muitos danos em uma situação como a atual.

A empresa revelou que a pandemia do coronavírus COVID-19 aumentou a proliferação de notícias falsas e, justamente por isso, ela tomou a decisão de restringir a divulgação em massa dessas informações. Agora, os usuários só poderão encaminhar mensagens próprias ou aquelas que não foram encaminhadas muitas vezes.

O WhatsApp está trabalhando ao lado da Organização Mundial de Saúde (OMS) e ministérios de saúde de 20 países para aumentar a segurança das pessoas e diminuir a desinformação que está se espalhando ao redor do mundo.

Novo recurso WhatsApp
Prévia do novo recurso de verificação de conteúdo das mensagens inclui ícone com uma lupa, que direciona para pesquisa mostrando informações verdadeiras

Em breve, o aplicativo deve adicionar outros recursos para diminuir ainda mais o compartilhamento de notícias falsas. Há menos de um mês, surgiram informações sobre um novo recurso do WhatsApp Beta que exibe dados corretos no Google sobre as mensagens encaminhadas muitas vezes. Funciona assim: a mensagem encaminhada também será identificada com duas setinhas, contudo, há uma lupa ao lado, que poderá ser clicada para exibir informações verdadeiras no Google.

Fonte: WhatsApp

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter