Whatsapp stories

WhatsApp Status já tem mais usuários que o Snapchat Stories

Avatar de fernando telles
Contra 161 milhões de usuários do Snapchat, o novo status do Whatsapp já tem mais de 175 milhões de utilizadores diários. Entenda o caso
Whatsapp status android
Originalmente substituído pelo novo status, o status anterior voltou a pedido dos usuários

É, as coisas não andam bem para o Snapchat: segundo informações publicadas pelo Whatsapp esta semana, a nova função Status do aplicativo – aquela bem similar ao Stories do Instagram – já conta com mais de 175 milhões de usuários no mundo todo. Um número impressionante se lembrarmos que a ferramenta foi lançada em fevereiro deste ano e com muita controvérsia.

Apesar de ser pioneiro nesse tipo de publicação, não é de hoje que o Snapchat tem perdido espaço para os produtos de Mark Zuckerberg: acusado de ‘enfiar goela abaixo’ a função histórias em todos os seus aplicativos, o executivo parece muito interessado no potencial do recurso, principalmente pelo volume de uso que ele dá às redes sociais.

Por que isso tem acontecido?

Snapchat logotipo
Agora uma empresa de capital aberto, a Snap Inc. vem perdendo valor de mercado a cada dia

Bom, os motivos são vários: muitos relatam que o Snapchat não funciona bem em plataformas como o Android, além do app estar fora do ecossistema do Facebook – a rede social mais utilizada em todo o mundo. Com um recurso que está inserido nos principais meios de comunicação da internet (Instagram, Messenger, Facebook e Whatsapp), sabemos que não fica difícil tornar algo famoso e popular.

Com cerca de 161 milhões de usuários diários, que abrem e usam a função história todos os dias, o Snapchat nunca teve o mesmo número de instalações que o Whatsapp ou Instagram, então o número é compreensível também. Se temos mais pessoas com esses aplicativos instalados, é provável que o sucesso de determinado recurso também seja maior nessas plataformas.

Devemos nos preocupar?

Mark zuckerberg
Zuckerberg tentou comprar o Snapchat por US$ 3 bi em 2013

O fato do Facebook e seu CEO conseguirem tudo o que querem é realmente preocupante, mas neste caso em específico, não há como isentar o Snapchat de ser o principal culpado do seu próprio fracasso: não é de hoje que utilizadores em todo o mundo reclamam do aplicativo. Por mais que a ideia apresentada por ele fosse interessante e as pessoas adorassem os seus filtros interativos, a proposta deixou de ser exclusiva e passou a ser melhor executada por um concorrente.

Desde que se recusou a ser comprada pelo Facebook em 2013, muitos dizem que o Snapchat se tornou um alvo pessoal de Mark Zuckerberg – e não faltam pistas para acharmos isso. Mas até onde uma empresa tão grande pode ir para atender seus anseios e suprimir um concorrente?

Facebook stories
Sim, a função Stories já está no Messenger e também deve chegar a todos no Facebook

Por mais que tenha ultrapassado o Snapchat no Whatsapp e Instagram, o Facebook está longe de fazer o recurso cair nas graças do público. Sim, sabemos que a função é muito utilizada por aqueles que a apreciam, mas dos quase 1 bilhão de usuários que a gigante tem para cada um dos seus produtos – Instagram, Whatsapp, Facebook e Messenger – um percentual baixíssimo utiliza as funções de histórias com frequência.

Sendo assim, estaria a rede social saturando uma função que, no final, não agrada a maioria dos seus usuários? Ou pior, estaria Mark Zuckerberg fazendo tudo isso por um mero capricho pessoal? Convidamos você a nos dizer utilizando o campo de comentários!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados