Índice
A especulação sobre a chegada de anúncios no WhatsApp acontece há uns bons anos, mas apenas agora a Meta confirmou que o mensageiro realmente terá recursos premium que estarão disponíveis apenas para assinantes. O Instagram e Facebook não estarão de fora e também deve ganhar recursos exclusivos. Veja os primeiros detalhes agora mesmo:
Meta confirma plano para apps

Em entrevista ao TechCrunch, a Meta confirmou que usuários terão uma opção de planos em seus seus aplicativos. A ideia é que as contas atuais ainda tenham acesso aos recursos conhecidos, mas, caso queiram usar recursos exclusivos, será necessário fazer a assinatura dos planos.
A ideia é que os planos sejam versáteis, já que a Meta quer testar o dá mais certo para rede social que é dona. Dessa forma, os recursos exclusivos irão variar e a possibilidade de ter que assinar três planos diferentes é quase dada como certa.
A nova assinatura também seria diferente do Meta Verified, que além do selo azul ao nome de usuário no Facebook e Instagram, também oferece suporte 24 horas, proteção contra falsificação de identidade, otimização para mecanismos de busca, figurinhas exclusivas e muito mais. Este plano é mais direcionado para criadores de conteúdo e empresas, mas vale ressaltar que sim, a Meta usará o conhecimento adquirido com esta opção para oferecer planos para usuários comuns.
Possíveis recursos

Entre as novidades do “WhatsApp Premium”, as primeiras informações incluem figurinhas premium, temas visuais especiais e a possibilidade de fixar mais de três conversas no topo da lista. Outros possíveis recursos incluiriam toques personalizados para contatos favoritos, e a personalização do ícone do aplicativo. Os anúncios na aba da Atualizações também seriam removidos para usuários que optarem pelo plano, como pode ser visto abaixo na segunda tela que mostra como seria o cancelamento:

Inicialmente, segundo informações do site WABeta Info, para assinar o WhatsApp pago será necessário entrar em uma lista de espera, em que a Meta, em um segundo momento, notificará quando os planos estiverem disponíveis para assinatura.
Alguns rumores apontaram que quem assinar o novo plano do Instagram poderá ver uma lista de seguidores que não seguem de volta, assim como visualizar um story sem a possibilidade de notificar ao autor. Também seria possível criar uma lista de seguidores ainda mais limitada que o Close Friends, dando abertura para segmentação de conteúdo.
O Instagram premium também chegaria para dar mais recursos de IA, como a criação livre de vídeos via IA por meio do aplicativo Vibes. Vale lembrar que o aplicativo Vibes é gratuito desde seu lançamento, então a Meta ainda deve mantê-lo gratuito, mas colocando recursos premium que poderiam fazer um usuário pagar pela assinatura.
A Meta também deve ampliar o uso da Manus, IA com agente que consegue realizar tarefas como se fosse um assistente inteligente, que recentemente foi comprada pela empresa por US$ 2 bilhões. Vazamentos recentes descobertos pelo engenheiro reverso Alessandro Paluzzi revelaram que a Meta já testa um atalho para o aplicativo da IA Manus direto no Instagram. Veja:
No Facebook, pouco se sabe quais seriam os recursos que poderiam fazer os usuários pagarem a mais para ter acesso, mas, em seu comunicado ao Tech Crunch, a Meta disse que lançaria “recursos especiais e mais controle sobre como eles compartilham e se conectam“. Isso pode apontar a criação de postagem exibidas apenas para uma lista de seguidores e até mesmo um melhor uso da Meta AI.
Quando o plano será lançado?

Ainda em desenvolvimento, os novos planos para o WhatsApp, Instagram e Facebook devem ser lançados nos próximos meses de 2026. A especulação sobre isso começou no dia 26 de janeiro, quando o site Android Authority encontrou informações sobre um plano que remove anúncios da seção Atualizações, que mostra Status e atualizações dos canais que um usuário está inscrito.
Também não há informações sobre um possível preço para os planos, mas, para referência, o Meta Verified tem preços a partir de R$ 53,90 por mês para criadores de conteúdos. Acompanhe todas as novidades sobre o assunto no Showmetech para ficar por dentro de todas as atualizações.
E, diga pra gente nos comentários: você pagaria para ter recursos premium nas redes sociais da Meta?
Veja também
Com informações: CNET l Tech Crunch l WABeta Info l Android Authority
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.