Wi-Fi receberá enorme atualização de segurança

Wi Fi - Wi-Fi receberá enorme atualização de segurança
Novo protocolo de rede, o WPA3 acaba de ser anunciado pela Wi-Fi Alliance como uma maneira de combater invasores e aumentar a segurança de conexões sem fio.

Após cerca de 14 anos utilizando o protocolo WPA2 para segurança em redes Wi-Fi, finalmente chegou a hora de abandoná-lo. Isto porque o WPA3, seu sucessor, já está sendo certificado pela Wi-Fi Alliance.

Segurança em redes Wi-Fi nunca é demais

Apesar de seguro em alguns aspectos, é natural que o protocolo WPA2 já esteja defasado, assim como ocorre com qualquer tipo de tecnologia.

Com isso, a atualização proposta pela Wi-Fi Alliance, que é a desenvolvedora desse tipo de rede sem fio, é trazer gradualmente – em alguns anos – as alterações.

WhatsApp Image 2018 06 26 at 16.2 720x280 - Wi-Fi receberá enorme atualização de segurança

As mudanças do WPA3

Mas então, quais são essas alterações? O foco do WPA3 será, basicamente, proteger sua rede Wi-Fi de hackers. Então, não será possível ficar tentando, por exemplo, adivinhar a senha de sua rede, já que o protocolo irá limitar o número de tentativas incorretas.

Ainda sobre invasores: hackers não poderão interagir com dados que trafegaram antes de seu login em determinada rede. Ou seja, boa parte da informação estará segura.

WhatsApp Image 2018 06 26 at 16.23.52 720x720 - Wi-Fi receberá enorme atualização de segurança

No entanto, não é possível determinar, de fato, quando o WPA3 será totalmente implementado em nossos dispositivos diários. Ainda assim, é esperado que, ao concluírem o processo de certificação, novos dispositivos – tanto roteadores Wi-Fi quanto smartphones, tablets e notebooks – já sejam compatíveis.

E por falar em compatibilidade, não há muito com o que se preocupar. Dispositivos compatíveis com o protocolo WPA2 serão compatíveis com redes WPA3 e vice-versa.

Fique de olho no Showmetech para não perder nenhuma notícia sobre o mundo da tecnologia.

Fonte: Wi-Fi Alliance.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via