Windows 10X chegará também aos notebooks convencionais, confirma Microsoft

Microsoft Windows 10X
O Windows 10X foi desenvolvido para notebooks de duas telas, mas a Microsoft vai ampliar sua disponibilidade para notebooks convencionais

A pandemia de coronavírus (COVID-19) fez a Microsoft repensar algumas estratégias. Agora, a empresa está planejando disponibilizar o Windows 10X, inicialmente, para notebooks comuns de apenas uma tela. Caso não saiba, o sistema operacional foi apresentado no ano passado e criado exclusivamente para laptops de duas telas.

A Microsoft está considerando liberar o novo sistema operacional exclusivamente por causa da pandemia. A companhia notou um crescimento significativo no uso de Windows nos últimos meses (e anos também). Durante a quarentena, as pessoas estão trabalhando e estudando em casa, consequentemente, o uso de notebooks e tablets aumentou. Dados revelados pela Microsoft mostram que mais de 4 trilhões de minutos estão sendo gastos no Windows 10 mensalmente.

Interface do Windows 10X
O Windows 10X foi criado para notebooks duas telas

“O mundo é um lugar muito diferente do que era em outubro passado, quando compartilhamos nossa visão de uma nova categoria de dispositivos Windows de tela dupla. À medida que continuamos a colocar as necessidades dos clientes em primeiro plano, precisamos nos concentrar em atender aos clientes onde eles estão agora”.

escreveu Panos Panay, Diretor de produtos Windows.

Detalhes sobre o Windows 10X

O Windows 10X possui uma interface mais simples e moderna. O sistema foi projetado para dispositivos com duas telas, como o Surface Neo, porém não havia detalhes sobre como ia ficar a situação dos notebooks convencionais de uma tela. Segundo o site The Verge, a Microsoft está trabalhando para deixar o novo sistema ainda mais eficiente e fazendo ajustes de UX – User Experience (“Experiência do Usuário”, em tradução livre).

Panay adiantou que, após liberar o Windows 10X para os laptops comuns, a companhia trabalhará com os parceiros OEM para verificar a colocação do 10X nos aparelhos de tela dupla. O executivo também destacou a popularidade dos serviços de nuvem e disse que os usuários Windows estão “alavancando o poder da nuvem mais do que nunca”, e a empresa acredita que é a hora certa para aproveitar o crescimento.

Windows 10X
Ainda não existe uma data para o Windows 10X chegar aos dispositivos

Ainda não há muitas informações de como o Windows 10X funcionará em tela única, tendo em vista que a Microsoft apenas discutiu sobre o serviço para display duplo, tampouco há um cronograma de disponibilidade. Ainda não foi abordado, por exemplo, o que o 10X terá de diferente do sistema atual (convencional). Existe também a preocupação de a empresa acabar lançando duas versões do novo Windows 10X, destinadas para dispositivos distintos.

Outras informações sobre o futuro do Windows devem ser reveladas entre os dias 19 e 21 de maio,quando ocorre a conferência Build developers, da Microsoft.

Fontes: The Verge; Windows.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter