Windows 10X vaza na internet, veja vídeo do novo SO da Microsoft

Windows 10x vaza na internet, veja vídeo do novo so da microsoft
Sistema operacional da Microsoft pensado para notebooks simples e dobráveis, Windows 10X teve uma versão de desenvolvedor vazada, mostrando sua interface minimalista e intuitiva

Windows 10X, a versão do sistema operacional (SO) da Microsoft feita para notebooks, tanto normais quanto dobráveis e 2 em 1, está sem novas noticiais há um bom tempo. A última informação divulgada do sistema apareceu em maio de 2020, anunciando que o sistema não seria mais exclusivo de notebooks dobráveis, também sendo lançado para os computadores normais.

Agora, mais de 6 meses depois dessa última noticia, o Windows 10X volta a aparecer, mas não de forma oficial. Trata-se de um vazamento. Essa versão do sistema operacional inicialmente foi projetada pela Microsoft para dispositivos dobráveis e de duas telas, como o Surface Neo. Cercado de detalhes como uma interface mais intuitiva e mais dinâmica para os usuários , o sistema acabou sofrendo com alterações de cronograma de lançamentos da empresas e com fortes adiamentos causados pela pandemia da COVID-19 fizeram ele ter modificações em sua janela de lançamento e sem sua proposta inicial, agora estreando primeiro em notebooks de uma tela.

Vídeo do Windows 10X vaza novidades

O vazamento, segundo o site The Verge, é uma versão muito próxima da finalizada do sistema. Das características visíveis no vídeo, filmado pelo Windows Central, temos as seguintes novidades:

Windows 10x
Windows 10X vaza na internet, veja vídeo do novo SO da Microsoft
  • O sistema conta com um menu iniciar diferente, que mostra todos os aplicativos disponíveis no aparelho, parecido com o acesso rápido do Android. Nesse mesmo atalho, uma barra de pesquisa e os aplicativos recentemente acessados aparecem. Nesse menu, você pode escolher qualquer aplicativo e deixar fixo na barra de ferramentas, que fica centralizada com a tela no Windows 10X. Todo aplicativo do Windows que estiver na barra de ferramentas também, conta com uma animação dele sendo puxado para cima ou aparecendo.
Windows 10x
Windows 10X vaza na internet, veja vídeo do novo SO da Microsoft
  • A barra de notificações também tem um novo visual, agora ficando junto do menu de configurações rápidas. Nas configurações rápidas, opções como modo avião, layout do teclado e facilidade de acesso estão disponíveis a partir de um clique.

Windows 10x vaza na internet, veja vídeo do novo so da microsoft. Sistema operacional da microsoft pensado para notebooks simples e dobráveis, windows 10x teve uma versão de desenvolvedor vazada, mostrando sua interface minimalista e intuitiva
Windows 10X vaza na internet, veja vídeo do novo SO da Microsoft
  • O aplicativo de arquivos também mudou, sendo bem parecido com o encontrado no iPad. De forma simples e intuitiva, ele permite que você mexa em seus arquivos, os mudando de lugar ou deletando.

Ainda segundo as informações mostradas, o Windows 10X permite que você “instale” aplicativos de sites no computador, os deixando parecidos com aplicativos nativos do sistema. No caso, ao acessar um site como o Spotify, que tem uma construção única para funcionar em navegadores e dar os benefícios do sistema, o navegador irá apresentar um botão na barra de endereços, em forma de um circulo com um x, para que o usuário instale o site. Depois, é só clicar no ícone do Spotify e o usuário será levado para o site, sem precisar passar pelo processo de entrar no navegador.

O Windows 10X ainda não tem data de lançamento, mas é possível que logo tenhamos mais informações dele, já que segundo sites, essa versão vazada é bem próxima da finalizada.

Veja o vídeo do Windows Central mostrando a versão vazada abaixo:

Fonte: Windows Central, Tom Warren

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário