Microsoft lança Windows 365, a solução de PC na nuvem

Windows 365 é a solução de pc na nuvem da microsoft
Trazendo o conceito de PC na nuvem, Windows 365 tem a flexibilidade e segurança exigidas pelas demandas atuais de trabalho remoto

Nesta quarta-feira (14), a Microsoft anunciou oficialmente o Windows 365, a versão do sistema operacional que traz o conceito de PC na nuvem. O serviço tem como objetivo oferecer portabilidade aos usuários, levando a experiência com o Windows 10 e Windows 11 (que chegará em breve) para dispositivos Windows, Mac, iOS, Android e Linux. Tendo em vista os últimos 18 meses da pandemia de COVID-19 no mundo, a estratégia da companhia engloba recursos e ferramentas que facilitem o trabalho híbrido, tendência que deve se estender mesmo após o retorno da maioria das atividades presenciais.

Conheça o Windows 365

Windows 365 é a solução de pc na nuvem da microsoft
Novo serviço em nuvem pode ser acessado e retomado em qualquer dispositivo. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

A Microsoft desenvolveu um sistema que pudesse garantir a segurança do tráfego de usuários para fins profissionais. Dessa maneira, usando seu Windows 10 e 11 — este último visando a popularidade que ganhará até o fim do ano –, a empresa criou o serviço exclusivo que beneficiará designers, desenvolvedores de software e diversos outros trabalhadores.

Os principais recursos já existentes no sistema operacional estarão disponíveis no Windows 365, desde aplicativos — com o apoio do Microsoft 365 e Dynamics 365 — até dados de configuração, o que permite uma nova forma de realizar atividades remotas da maneira mais fiel possível. O trabalho híbrido é um tópico atual que ganha cada vez mais relevância. Uma pesquisa realizada pela própria big tech aponta que 73% dos profissionais querem que o trabalho flexível continue a longo prazo e 67% querem o retorno presencial depois da pandemia. Os resultados levaram o debate de como seria possível auxiliar ambos os lados em um futuro próximo com ferramentas online. Foi aí que surgiu a ideia do serviço na nuvem.

Windows 365 é a solução de pc na nuvem da microsoft
Diversos aplicativos já conhecidos podem ser acessados pelos profissionais. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

O serviço foi desenvolvido para funcionar independentemente do espaço onde o usuário se encontra ou do dispositivo que ele utiliza. O serviço pode ser acessado, por exemplo, em um computador e ser retomado em outro onde parou, pois a nuvem permite essa flexibilidade. Além disso, ele será disponibilizado em múltiplas plataformas: Windows, Mac, iOS/iPadOS, Linux e Android. Maior praticidade e variedade de opções à escolha de acordo com a preferência de cada profissional.

Isso facilitará não só o trabalho dos empregados fixos de uma companhia, mas também os provisórios. Afinal, o serviço possibilita o acesso aos sistemas da empresa a partir de uma conta, sem depender de logísticas supercomplicadas e burocráticas por parte dos contratantes para entrega de equipamentos certificados. Ademais, viabiliza também a melhor organização e análise internas sobre cada função, recurso e execução de ações.

O que é um PC na nuvem?

Para entender as mecânicas do Windows 365, é necessário dar um passo para trás e reconhecer o que é de fato um PC na nuvem. Na verdade, o conceito é bem simples. Uma nuvem é um local online onde é possível armazenar e utilizar ferramentas, como, por exemplo, o OneDrive, bastante utilizado para arquivos e e-mails, ou até mesmo — levando a definição para mais além — uma plataforma de streaming, como a Netflix, que nada mais é do que um ambiente virtual que hospeda produções audiovisuais e os consumidores pagam para acessar esse espaço online.

Windows 365 é a solução de pc na nuvem da microsoft
PC em nuvem pode ser uma das alternativas para facilitar e promover o trabalho flexível. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

A questão do PC na nuvem é basicamente levar todo o sistema operacional de um computador para esse local, de forma que possa ser acessado remotamente a partir de qualquer dispositivo. Trata-se de uma forma de utilizar os mesmos mecanismos de um PC normal em um ambiente em que o usuário entre e saia quando terminar suas tarefas. Isso é muito útil principalmente em empresas que possuem seu próprio sistema e ainda mais se seus funcionários estiverem de home office — que virou rotina nos últimos tempos.

A partir dessa lógica, nasce o Windows 365, que é equivalente ao ambiente em nuvem para o uso de seu sistema operacional já conhecido. Dessa forma, as companhias podem adotar essa maneira para cada integrante trabalhar normalmente, o que traz diversos benefícios para ambos os lados. O processo se torna muito mais prático para as corporações, enquanto os contratados podem usufruir da nuvem como um “segundo computador”, por exemplo.

Personalização e segurança

Windows 365 é a solução de pc na nuvem da microsoft
Display do sistema oferece vários recursos para acesso à disposição do cliente. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

O Windows 365 ainda traz vantagens em termos de personalização e manutenção do sistema, com uma espécie de “manutenção de aplicativo“, que consiste em um serviço com preço adicional que libera para clientes com 150 ou mais usuários inscritos ferramentas para consertar algum problema em aplicativos que possam aparecer da forma que acharem necessário.

Além da eficiência, a maior qualidade reforçada pela empresa de Satya Nadella é a simplicidade do serviço. Construído na Área de Trabalho Virtual Azure, o Windows 365 estará disponível em duas opções de aquisição: Business ou Enterprise, cada um atendendo a diferentes necessidades dos clientes. Em detalhes mais específicos, as organizações que adotarem o formato podem revisar dados, observar diagnósticos do sistema e analisar a saúde do programa a fim de obter a melhor experiência possível.

Windows 365 é a solução de pc na nuvem da microsoft
Windows 365 possibilita a coleta e análise do relatório de dados do sistema. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

O chamado serviço Watchdog, acoplado ao 365, garante que o sistema na nuvem rode sem falhas e supervisiona todas as conexões em tempo real. É também a ferramenta que avisa ao cliente se algo falhar durante sua atividade. Esse é apenas um de diversos recursos disponíveis para checagem do trabalho técnico do sistema.

Em relação à segurança do Windows 365, uma das prioridades da Microsoft, a escolha da empresa foi aderir à arquitetura Zero Trust, que monitora o PC na nuvem e qualquer acesso através dele. Um de seus comandos é a avaliação automática de logins considerados desconhecidos e que possam oferecer algum tipo de risco ao programa. Um usuário comum pode personalizar comandos específicos, como, por exemplo, executar permissões no sistema. Dessa forma, não é necessário um administrador geral para configurar tais ações. A personalização é individual.

Windows 365 é a solução de pc na nuvem da microsoft
Sistema Zero Trust garante o acesso seguro ao serviço na nuvem. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Desenvolvedores de software podem continuar trabalhando em novos aplicativos que agora podem ser implementados no PC na nuvem. Eles também podem ingressar em um novo programa de oportunidades para parceiros da Microsoft sobre inovações no mercado tecnológico. Mais informações serão liberadas no blog da comunidade da empresa.

Estando ao lado de diversas corporações, a big tech acredita que esse é um grande passo para o aprimoramento da tendência ao trabalho flexível, que complementa o home office. A expectativa é que a nuvem, recheada de ferramentas, possa facilitar ainda mais a rotina de todos os usuários. O Windows 365 estará disponível para aquisição no dia 2 de agosto deste ano para organizações de todos os tamanhos.

Veja também

Acesse o Showmetech e confira outros conteúdos sobre tecnologia. Saiba todas as informações sobre o Windows 11, novo sistema operacional que será lançado nos próximos meses.

Fontes: Microsoft (1) | Microsoft (2)

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário