Conecte-se conosco

Geral

Windows Surface – Tudo que você precisa saber

A Microsoft anunciou hoje o Windows Surface RT e o Windows Surface Pro, os dois novíssimos tablets da empresa (veja o vídeo de divulgação aqui e galeria de fotos aqui). O primeiro vem com processador ARM chip (NVIDIA-made), Windows RT + Office Home & Student 2013 RT, 676 g, 9,3 mm, microSD, USB 2.0, Micro HD Video e antena 2×2 MIMO. Começará a ser vendido assim que o Windows 8 for lançado (no outono americano) nas versões de 32 ou 64 GB. Já o Surface Pro conta com processador Intel Core i5 (Ivy Bridge), 903 g, 13,5 mm, Windows 8 Pro, microSDXC, USB 3.0, Mini DisplayPort Video e antena 2×2 MIMO. Deverá aparecer nas lojas aproximadamente 3 meses depois do Surface RT e também estará disponível em dois modelos: 64GB ou 128GB. Ambos terão tela ClearType de 10.6″ 16:9 widescreen, porém a resolução da RT será HD e da Pro, Full HD.

As duas novidades mais legais são o kickstand, o apoio de mesa integrado ao corpo do tablet, e a Touch Cover, uma espécie de Smart Cover do iPad, porém com teclado e touchpad multi-touch. Além disso, o Surface é feito de Magnésio e acabamento em PVD, que em conjunto criam um design original e muito bonito.

Porém, nem tudo são flores. A plataforma móvel da Microsoft, Windows Phone 7, é conhecida pela pouca quantidade de aplicativos. De toda lista de apps famosos do iOS e Android apenas Angry Birds, Cut the Rope e Netflix (anunciado hoje) estão presentes, sendo que os dois jogos não são compatíveis com Metro. Nosso autor Jansen (kickbutts), que já usa o Windows 8 há alguns meses, comentou no grupo do ShowMeTech no Facebook que “a versão x86 [Surface Pro] tem todo o ecossistema PC por trás, então não deve apresentar tanto problema em achar aplicativos, embora não com suporte ao Metro. Quanto ao ARM [Surface RT], prevejo fortes turbulências, já que depende de aplicativos sendo inteiramente feitos pra ele.”

Ainda que a quantidade e qualidade dos aplicativos seja determinante para o sucesso de uma plataforma, acredito que a Microsoft já tenha alguma carta na manga para melhorar a situação do Market Place até o lançamento do Surface.

E você, o que acha? Acha que o Surface nasce fadado ao fracasso ou que será um sucesso de vendas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Continue lendo
Advertisement

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comentários
Subir