O tanque da tesla | showmetech trio

O Tanque da Tesla | Showmetech TRIO

Avatar de lucas gomes
Também falaremos sobre uma simulação de colônia em Marte, feita na Argentina, e a pintura robotizada de um carro com o esboço de uma criança. Confira!

No Showmetech TRIO da semana (16/05/2022), falaremos sobre o PixelPaint, tecnologia que promete pintar carros com menos poluição; o projeto Solar54 que simulará a vida em Marte num deserto da Argentina; e, por fim, veremos o tanque da Tesla: como youtubers transformaram um Model 3 num tanque elétrico. Confira as principais notícias da semana com a gente!

Pintura artística robotizada

Todos os dias vemos vários processos que eram feito por pessoas sendo trocados por aparelhos autônomos. E hoje vamos falar sobre mais um destes processos, a pintura artística de carros robotizada. A ABB Robotics em parceria com um garotinho indiano de oito anos de idade chamado Advait Kolarkar e a empresa de Dubai, Illusorr, trouxeram à realidade a primeira “arte de carro” pintada por robô no mundo.

Na imagem temos o garoto advait kolarkar vendo o aparelho da abb robotics pintar um carro de acordo com o desenho que ele mesmo fez. Reprodução: techcrunch
Na imagem temos o garoto Advait Kolarkar vendo o aparelho da ABB Robotics pintar um carro de acordo com o desenho que ele mesmo fez. Reprodução: TechCrunch

A tecnologia em questão se chama PixelPaint e é constituída basicamente de mil bicos que soltam tinta num estilo “robô industrial”. No caso, o garoto Advait Kolarkar fez uma pintura no estilo zebra que foi lido pelo aparelho e um carro branco foi pintado, dando um aparência rajada, como se fosse realmente uma zebra.

O PixelPaint ainda é visto como revolucionário por oferecer uma tecnologia que se apresenta mais sustentável, removendo, por exemplo, a necessidade de máscaras para evitar o contato com os produtos que envolvem a tinta. Além disso a ABB Robotics ainda afirma que o processo economiza água e energia. O carro em questão teve o custo de pintura reduzido em 60%.

Simulação de Marte na Argentina

Aparentemente a viagem a Marte está mais próxima do que imaginamos, mas enquanto isso não se torna realidade, que tal tentarmos conferir como seria ir ao Planeta Vermelho aqui na Terra mesmo? E é exatamente isso que o projeto Solar54 fará em breve.

Uma província reservada chamada Los Colorados, a alguns quilômetros de Buenos Aires, foi escolhida para sediar o projeto Solar54, principalmente pelas suas características físicas: solo vermelho e grandes cânions alaranjados. Lá serão realizados diversos estudos que contemplam a colonização de Marte. A ideia é recriar o ambiente do planeta vermelho para que agências espaciais de todo o mundo possam utilizar o local em seus testes.

Imagem de como funcionaria o sistema habitacional de uma possível colônia em marte. Neste caso estamos vendo uma possível maquete do o projeto solar54 que será instalado em los colorados, na argentina. Reprodução: the next web
Imagem de como funcionaria o sistema habitacional de uma possível colônia em Marte. Neste caso estamos vendo uma possível maquete do o projeto Solar54 que será instalado em Los Colorados, na Argentina. Reprodução: The Next Web

Haverá seis domos: três para acomodações, cozinha e diversão, um para produção de plantas com sistema hidropônico, um para satélites Cubesats e um domo central que será utilizado como laboratório geral e estação central de comunicação via satélite. 

De acordo com o site do projeto Solar54, Los Colorados é o local mais similar a Marte que há na Terra, e que ainda há inspiração para que aconteçam ainda mais simulações científicas, educacionais ou até mesmo de turismo. Outro ponto importante é que todo o sistema implementado foi feito com placas solares e com carbono neutro, tornando ainda mais fácil seu transporte e instalação.

Tanque da Tesla

E por fim também traremos a notícia de que youtubers do canal The Real Life Guys transformaram um Tesla Model 3 em um tanque. Mas calma lá, não é bem aqueles tanques de guerra com canhões, mas sim uma adaptação do veículo para que, no lugar das rodas, tenham esteiras gigantes que movimentam estes veículos super pesados.

Youtubers do canal the real life guys criaram o tanque da tesla, um carro elétrico que se tornou em um tanque elétrico. Imagina só se essa moda pega. Reprodução: interesting engineering
Youtubers do canal The Real Life Guys criaram o “Tanque da Tesla”, um carro elétrico que se tornou em um tanque elétrico. Imagina só se essa moda pega. Reprodução: Interesting Engineering

O resultado foi um tanque elétrico de 6 toneladas. A adaptação foi iniciada por baixo, colocando dois pneus de trem no carro, deixando-o ainda mais alto, para que conseguisse andar em terrenos mais desnivelados. Depois disso eles tiveram que construir a parte que reverte os pneus, justamente para que pudesse realizar os movimentos para frente e para trás sem dificuldades.

Confira um pouco mais sobre como o Tanque da Tesla foi produzido. O vídeo mostra como os responsáveis adaptam o carro num verdadeiro tanque elétrico – mas claro, sem os canhões! Reprodução: YouTube, The Real Life Guys

No fim das contas os responsáveis ficaram bastante satisfeitos com o resultado. O veículo se mostrou bem estruturado e pronto para aventuras em terrenos rochosos ou até mesmo em solos mais abruptos. Os veículos elétricos são o futuro do automobilismo, mas este modelo em tanque deve ficar só para entretenimento mesmo, hein?

Veja também

Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO, nele falamos sobre:

  • Valsa dos astronautas;
  • Mini robôs de exploração espacial;
  • Drones autônomos que desviam de objetos.

Fonte: TechCrunch, The Next Web e Interesting Engineering.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados