Usgh7rhbr4e2xsnxpbuslx 970 80

REVIEW: Zenfone 6 inova com câmera giratória de qualidade

Avatar de ariel vilar liborio
O poderoso Zenfone 6 traz consigo um sistema de câmera giratória que promete ser a melhor opção para os criadores de conteúdo; Confira agora a análise completa

A Asus investiu pesado no Zenfone 6, seu principal lançamento para 2019. O aparelho chega equipado com um processamento potente e uma câmera giratória que pode ser utilizada tanto para selfies quanto para fotos tradicionais. Mas será que é o suficiente para disputar com os topos de linha da Samsung e Huawei? Você confere agora nesta análise completa.

Construção e design

O Zenfone 6 trouxe um novo e ousado redesign para a linha da Asus. O sistema de câmeras está alojado na parte superior traseira do smartphone, e é aqui onde o Zenfone 6 se destaca dos demais. Como no Galaxy A80 da Samsung, as câmeras possuem um sistema giratório chamado de flip camera, que permite o usuário utilizar as câmeras traseiras para selfie.

Câmera giratória do zenfone 6
Câmera giratória presente no Zenfone 6 é incrível

O smartphone é revestido de alumínio e vidro que traz robustez para o dispositivo devido a presença do Gorilla Glass 6. Na parte traseira, o revestimento acetinado em tons de azul é profunda e muito bonita.

O sensor de impressões digitais fica logo abaixo das câmeras, numa localização parecida com o Galaxy S9 e o logo da Asus em azul claro mais abaixo, fechando o conjunto de forma bem elegante.

Traseira do zenfone 6
Parte traseira do Zenfone 6 é muito bonita com um ótimo acabamento acetinado

A tela IPS LCD de 6,4 polegadas com resolução 1080 x 2340 pixels (Full HD+) presente no Zenfone 6 é quase sem bordas por conta da ausência de qualquer sensor na parte frontal. Se tratando de uma IPS LCD, o resultado aqui é muito satisfatório para sua faixa de preço. As cores são vivas e brilhantes e consumir conteúdo multimídia é uma ótima experiência. Entretanto, toda essa beleza some sob a luz do sol. Mesmo com o brilho no máximo, fica difícil enxergar o conteúdo com clareza.

Todos os botões do Zenfone 6 ficam alojados na lateral direita do aparelho. São três ao total: sendo eles o botão de liga/desliga, volume e botão dedicado para o Google Assistente. O posicionamento dos dois primeiros botões são muito bons, contudo, o botão para o Google Assistente fica próximo do topo do aparelho. Durante os testes, o botão ficou quase esquecido por conta da dificuldade de alcançá-lo com somente uma mão.

Na parte inferior do aparelho, temos uma ótima surpresa ao ver que a Asus manteve o conector de 3,5 mm para fones de ouvido – tão excluído ultimamente. Também estão presentes a porta USB-C para carregamento e um dos alto-falantes estéreo, pois o outro alto-falante se encontra na parte superior do aparelho. Para finalizar, na parte lateral esquerda temos a entrada de NanoSIM (comportando até 2 deles) e micro SD.

Processamento

O Zenfone 6 vem com uma configuração de peso graças ao poderoso Snapdragon 855, aliado à GPU Adreno 640 e opções com 6 / 8 GB de RAM e 64 / 128 / 256 GB de armazenamento interno expansível via micro SD em até 1 TB. Com essas especificações, o desempenho do smartphone não é menos do que impressionante.

Pubg no zenfone 6
O Zenfone 6 possui poder de sobra para executar qualquer jogo da Play Store em qualidade máxima

Os aplicativos têm desempenho excelente, sem travamentos e com multitarefas bem fluido. Em relação aos jogos, o Zenfone 6 é perfeito para rodar qualquer jogo da Play Store com folga. Jogos como Fortnite, PUBG e Yu-Gi-Oh! Duel Links rodaram em suas configurações máximas com alto desempenho. Para se ter uma noção do tamanho do poder do smartphone, foi possível executar jogos com filtros gráficos no máximo e em 60 FPS no emulador PPSSPP de PSP.

Câmeras 

O Zenfone 6 vem equipado com um conjunto duplo de câmeras de 48 MP (grande angular) e 13 MP (ultra grande angular). O grande diferencial aqui é a possibilidade de utilizar as câmeras traseiras para fazer selfies, algo já visto no Galaxy A80 da Samsung lançado neste ano. Contudo, a Asus entrega uma solução honesta e mais funcional para este recurso.

Diferente de seu concorrente que entrega resultados inferiores no modo frontal. O Zenfone 6 entrega a mesma qualidade de imagem em ambos os modos.

Software de câmera do zenfone 6
O software de câmera do Zenfone 6 traz boas funções para extrair o máximo da câmera giratória

Os resultados com a câmera principal de 48 MP com abertura de f/1.8 são incríveis, tudo é bem definido e com um leve índice de saturação, fazendo a imagem saltar aos olhos. Entretanto, o modo automático causa alguns incômodos na hora de fazer fotos simples. O foco não é tão preciso e leva um tempo para configurá-lo corretamente. Há também um pequeno problema ao focar em objetos em primeiro plano, a câmera deixa algumas bordas desse objeto borradas. Contudo, o alcance dinâmico presente é satisfatório e fotos em ambientes claros são beneficiadas dessa tecnologia.

O modo noturno é um tanto falho e possui uma incidência de ruídos forte. É um dos pontos mais fracos da câmera do Zenfone 6.

A segunda câmera é focada em registrar mais objetos e tem abertura de f/2.4. O desempenho é bem similar ao presente no mercado atualmente. É uma câmera com qualidade ok em boas condições de luz para fazer fotos com amigos. Entretanto, sofre com cores lavadas e ruídos em ambientes mais escuros.

Em fotos com o efeito ‘bokeh’, a Asus conseguiu resultados excelentes com software mesmo com a falta de um sensor TOF 3D. O desfoque de fundo é ajustável pelo software de câmera e traz bons resultados no geral.

Em gravação de vídeo, o Zenfone 6 é bem competente e repete a qualidade do modo foto. O smartphone pode gravar até 2K a 60 FPS com HDR e estabilização de vídeo.

Sistema

O Zenfone 6 vem equipado com o sistema Android 9.0 Pie com uma interface da Asus bem próximo do Android puro. Ícones, widgets e menus são bem similares aos presentes nos smartphones da Motorola. A interface é simples e o alto processamento faz com que a experiência seja rápida e fluida em todos os aspectos.

Configurações do zenfone 6
O sistema do Zenfone 6 é rápido, fluido e com multi-tarefas eficiente

Som e Bateria

O Zenfone 6 vem com um som acima da média de seus concorrentes, tanto nos alto-falantes estéreo quanto no processamento do som interno com a tecnologia DTS. O aparelho conta com um alto-falante extra levemente posicionado na parte superior da tela (que também é utilizado para realizar chamadas) que não e tão potente quanto o inferior, mas ajuda a criar um ambiente de som estéreo. O conector de 3,5 mm do Zenfone 6 possui suporte ao Hi-Res e DTS para donos de headphones mais completos.

O smartphone da Asus vem com o assistente de som ZenUI, composto por um kit básico para a equalização de fones conectados ao smartphone. O sistema é bem completo e melhora a qualidade sonora. Claro, quem tiver mais conhecimento com equalização poderá tirar o máximo proveito do seu sistema. Entretanto, quem optar por utilizar os presets, também não fará uma má escolha, já que os que vêm de fábrica são bem competentes.

Os fones de ouvido que acompanham o Zenfone 6 são de qualidade boa e entregam um bom som no geral. Contudo, não trazem um bom isolamento acústico e as frequências tendem a valorizar os agudos, o que pode ser bem ruim para pessoas que prezam por graves e médios mais definidos.

Fone de ouvido do zenfone 6
Fones de ouvido que acompanham o Zenfone 6 poderiam ser melhores, mas agrada aos menos exigentes

A bateria do Zenfone 6 é outro grande destaque. São 5.000 mAh que dura facilmente por 2 dias de uso moderado com Wi-Fi ligado, redes sociais, streaming e jogos. O carregamento do smartphone é de 18W, mas ainda pode ser lento para aqueles que prezam por velocidade, já que para carregá-lo por inteiro, leva-se por volta de 2 horas.

Conclusão

O Zenfone 6 é um smartphone impressionante. Seu alto poder de processamento traz uma das melhores experiências dentre os smartphones da empresa e não irá decepcionar aqueles que procuram um dispositivo mais premium, pois possui um ótimo custo-benefício pelo preço sugerido de R$ 2.699,00 para o modelo de 64 GB de armazenamento interno e 6 GB de RAM.

Tela inicial do zenfone 6
Tela do Zenfone 6 é um grande destaque e possui grande qualidade, mesmo se tratando de uma IPS LCD

A câmera giratória é uma ótima adição ao produto e traz toda uma identidade para o smartphone, no geral com fotos bem competentes e uma ótima estabilização de vídeo.

Com um preço justo e desempenho de sobra, o Zenfone 6 é super recomendado para aqueles que queiram ingressar no mundo dos smartphones premium à um preço mais em conta que os presentes na concorrência.

Ficha técnica (Asus Zenfone 6)

TelaIPS LCD touchscreen capacitivo de 6,4 polegadas
16 milhões de cores 1080 x 2340 pixels 403ppi
Aspecto 19.5:9
ProcessadorQualcomm Snapdragon 855 (7 nm)
GPU Adreno 640
RAMAté 8 GB
ArmazenamentoAté 256 GB
(expansível via cartão microSD de até 1 TB)
Câmeras48 MP, f/1.8, 26mm (wide), 0.8µm, PDAF, Laser AF
13 MP, f/2.4, 11 mm (ultrawide)
ConectividadeUSB 2.0, Type-C, Dual SIM
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band), Bluetooth 5.0 (com A2DP, LE, aptX HD)
A-GPS, GLONASS, GALILEO, BDS, QZSS
Rádio FM
PortasConexão de 3,5 mm para fones de ouvido; USB-C
BateriaLi-Po com 5.000mAh, carregamento rápido 18W
Dimensões159,1 x 75,4 x 9,2 mm
Peso190 gramas
CoresPreto / Prata
OSAndroid 9.0 Pie
SensoresAcelerômetro, giroscópio, proximidade, leitor de impressão digital (traseiro)
PreçoR$ 2.699,00

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados