Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!

REVIEW: JBL Authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada

Avatar de victor pacheco
Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240W. Veja o que achamos!

Desenvolvida para ser um modelo com visual retrô, mas que também entrega boa conectividade em diversos sentidos, a caixa de som sem fio JBL Authentics 500 é uma opção premium que chega ao Brasil com uma proposta interessante. Mas será que o investimento acima dos R$4 mil vale a pena? Veja nossa análise agora mesmo.

Design

Caixa de som jbl authentics 500
Modelo tem design premium e chama atenção de todos que a veem (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Não há como negar que o maior modelo da linha JBL Authentics tem um design robusto. O peso oficial informado pela fabricante é de 7,8 quilos com altura de 24 centímetros. Transportar o modelo de um lado para o outro é uma tarefa que exigirá as duas mãos e faltou uma alça de transporte, com foco na mobilidade.

É claro que pessoas que investem neste produto prezam mais pela qualidade de som e talvez isso nem seja um grande incômodo, mas não conseguir levar a caixa de som retrô de um lado para o outro com apenas uma mão é um ponto a ser melhorado. Digo porque o modelo menor, a JBL Authentics 300, tem uma alça de transporte que deixa o uso mais dinâmico.

Parte da frente da caixa de som retrô jlb authentics 500
Grade na parte da frente entrega ótimo design (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Passando para o visual, a parte da frente tem um acabamento dourado nas bordas que dão elegância para qualquer local que a caixa de som sem fio for colocada. Também há um relevo com a grade Quadrex , marca registrada da caixa de som retrô JBL Authentics, com cobertura de couro que lembra a camurça e dá aquele toque premium.

Sobre o painel: o botão para controle do volume também serve como controle de reprodução: aperte uma vez para pausar a música, duas vezes para passar para a próxima música e três vezes para voltar uma faixa. Ele funciona muito bem e pode ser aquele apoio caso você esteja longe do smartphone, tablet ou notebook que está conectado à caixa de som sem fio

Botões da caixa de som jbl authentics 500
Modelo tem quatro botões (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Também há o botão em formato de coração, que leva o nome de Momentos. De forma básica, ele permite que você cadastre uma playlist de algum serviço de streaming de música e até mesmo defina o volume que ela será tocada, para fácil acesso. Um botão com a logo do Bluetooth para colocar a caixa de som em modo de pareamento também está disponível.

Os outros dois botões são para controles de grave e agudo e possuem o formato circular para uso facilitado no dia a dia.

Ao olharmos para a parte de trás da caixa de som retrô da JBL, há um controle de microfone, uma entrada para cabo Ethernet, uma conexão USB-C (para reprodução de arquivos MP3 ou WAV) e mais uma entrada para cabo AUX de 3,5 milímetros.

Parte de trás da caixa de som retrô jbl authentics 500
Cabo de energia é enviada pela JBL (Foto: Divulgação)

A entrada para a cabo de energia está neste mesmo painel, mas apenas este cabo é enviado na caixa, além dos manuais de instrução. Eu senti falta de uma entrada USB-A para pendrives tradicionais, mas nada que um adaptador não resolva.

Uso e conectividade

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Uso sem fio é mais assertivo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Funcionando apenas via conexão elétrica e sem bateria, tenha em mente que, para usar este modelo, você sempre precisará ter uma tomada (ou extensão) por perto. Dito isso, a caixa se conecta com smartphones Android ou iOS e também com o computador em alguns segundos para começar a ouvir sua playlist no serviço de streaming que preferir.

Tenho o hábito de usar o Spotify em meu dia a dia e durante os testes com a JBL Authentics 500, houve uma integração perfeita entre a caixa de som e a plataforma de música via Spotify Connect. Uma função interessante é que este modelo também funciona de forma independente após a primeira configuração.

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Caixa de som é compatível com Spotify Connect (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Ele conta com uma antena Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.2. Eu particularmente usei mais estas antenas sem fio que a porta de fio Ethernet pelo fato de ser mais simples. Contando que o modelo precisa de um fio para funcionar, ter mais um fio conectado a ele pode apenas trazer problemas de mobilidade. Mas, se achar necessário, a porta está ali para ser utilizada.

A porta USB-C também foi pouco usada por aqui e vale lembrar que ela apenas lerá arquivos MP3 ou WAV. Já a entrada de 3,5 milímetros vai ser aquele escape para que seu smartphone ou notebook seja conectado ao modelo.

Mas, de longe, o uso sem fio é bem mais recomendado: digo isso pelo fato de que caso esteja em uma festa, você pode controlar a música pelo celular ou tablet e deixar a caixa de som próxima à tomada. Este modelo também recebe áudio via AirPlayAlexa Multi-Room Music (MRM) e Chromecast.

Uso de assistentes pessoais

Parte de trás da caixa de som retrô jbl authentics 500
Modelo tem Google Assistente e Amazon Alexa integrados (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Uma funcionalidade interessante é que você pode fazer o controle sem fio do aparelho e também usá-lo para controlar outros aparelhos conectados à rede Wi-Fi. A JBL Authentics 500 tem o Google Assistente e Amazon Alexa integrados, prontos para uso.

Aqui em casa prefiro fazer o uso do Google Assistente devido ao smartphone com Android. Para isso, você precisa fazer o download do aplicativo Google Home e cadastrar a caixa de som retrô em seu ambiente virtual. Com isso feito, basta dizer “Ok Google” e dar um comando de voz. E mesmo que a música esteja alta, o assistente pessoal será ativado da mesma forma.

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Aparelho pode ser cadastrado no aplicativo Google Home para ser controlado pelo smartphone (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Mas adianto que há uma versão um tanto limitada do assistente do Google por aqui. Ele pode ser utilizado para tocar músicas e playlists inteiras em seu aplicativo de música favorito e até mesmo fazer algumas pesquisas rápidas na internet para lhe trazer o resultado (como dados do clima, por exemplo).

Mas o uso não é o mesmo que conhecemos quando se compara a smartphones e tablets. Seria legal se ele tivesse aptidão para mais tarefas, como ligar para uma pessoa ou até mesmo enviar uma mensagem de texto no WhatsApp. Porém, tais funcionalidades ficam apenas para celulares e tablets.

O cadastro no aplicativo Google Home é bem intuitivo e por aqui levou cerca de 15 minutos. Um detalhe que gostei bastante é a possibilidade de usar o Google Assistente e a Alexa ao mesmo tempo, sem a necessidade de escolher apenas um deles.

De olho na privacidade, também há um botão que ativa ou desativa os microfones para que, caso você não queira ser escutado pelos assistentes pessoais, não seja necessário tirar o fio da tomada. Veja ele aqui:

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Chave controla a captação de áudio (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Aplicativo JBL One

Logo do aplicativo jbl one
Aplicativo JBL One complementa experiência de uso (Foto: Divulgação)

Disponível para Android e iOS, este é o aplicativo para realizar a configuração geral de todos os produtos da JBL. A primeira conexão exigirá que você ative seu GPS para que a caixa de som seja detectada, mas isso não deve levar mais que dez minutos.

Ao navegar pelo aplicativo, há uma central de controle de mídia que permite que altere o volume, pause ou passe para a próxima faixa. Ele funcionou muito bem com o Spotify, mas não enviou todas as informações o Apple Music.

Captura de tela interna do aplicativo jbl one
Captura de tela interna do aplicativo JBL One (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Rolando mais a tela, há um controle dos graves e agudos que eu recomendo bastante deixar na configuração padrão. A configuração para uso do botão Momento é interessante, mas tem algumas limitações: funciona apenas com alguns serviços de música, que são:

  • Amazon Music;
  • Calm Radio;
  • iHeart Radio;
  • Napster;
  • Qobuz;
  • Tidal;
  • TuneIn.

Como bom usuário de Spotify, senti falta do aplicativo que mais uso, mas como ele pode ser ativado pelo Google Assistente, isso até que não fez tanta falta.

Também há uma sessão para configuração geral, como renomear o produto, cadastrar um ponto de Wi-Fi diferente do que usa no cotidiano, configurar assistente de voz e também ter acesso a um atalho para aplicativos que realizam transmissão via Wi-Fi: Spotiy Connect e Tidal Connect.

Captura de tela interna do aplicativo jbl one
Aplicativo permite configuração da caixa de som sem fio (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O aplicativo JBL One é bem completo, mas a falta de suportes para o Spotify e Apple Music em algumas funções pode diminuir a experiência de uso para algumas pessoas. É claro que se você usar o Amazon Music ou Tidal, conseguirá usar a função Momentos. Mas se não usa… bem, esqueça.

Áudio

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Som é potente e preenche todo o espaço (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Não há como negar que os alto-falantes são potentes e preenchem o ambiente em que a JBL Authentics 500 for colocada, mas há pontos de melhoria aqui. No modelo, há um trio de tweeters de cúpula de alumínio de 25 mm que funciona com um trio de drivers de médio porte de 2,75 polegadas e um subwoofer de 6,5 polegadas na parte de baixo. Em sua totalidade, o sistema entrega uma faixa de frequência de 40Hz a 20kHz e 270W de potência.

Quando colocada para funcionar, há uma leve distorção nos graves que pode ser um incômodo para os mais exigentes. O botão para impulsionar esta parte das músicas até que faz seu trabalho de forma assertiva, então vale a pena deixar tudo na configuração máxima.

Botões de controle de grave e agudo da caixa de som sem fio  jbl authentics
Botões fazem controle de grave e agudos (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Já falando sobre o botão que dá prioridade para os agudos, ele também faz seu trabalho com sucesso, mas vai ser necessário fazer algumas mudanças conforme o gênero da música. São mudanças que entregam aquela imersão de som 3D e, quando elas estão desativadas, há a impressão de que falta alguma coisa para ter uma boa experiência sonora. E é justamente este suporte nos graves e agudos.

O modelo também tem capacidade para entregar áudio no padrão Dolby Atmos, mas vale a pena lembrar que só terá a sensação de áudio espacial se combinar o funcionamento da JBL Authentics 500 com outra caixa de som. Além disso, por agora, é possível ouvir músicas que atendam a este padrão caso tenha uma assinatura no Tidal ou Apple Music.

Sou uma pessoa que escuta vários tipos de música durante a semana e senti uma boa entrega quando coloca minha banda favorita de pop punk para tocar no modelo. Cantoras pop que valorizam mais o vocal também tiveram seu trabalho bem reproduzido quando os botões de grave e agudo estavam em sua confuguração máxima.

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Volume preenche todo o ambiente (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Vale lembrar que, por fim, a antena Bluetooth consegue reproduzir som meio do codec SBC básico. Apesar de ser suficiente para boa parte das pessoas, entusiastas de áudio podem sentir falta de codecs como AAC, aptX, LDAC ou LE Audio para terem uma melhor experiência sonora.

Preço e disponibilidade

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Modelo é vendido acima da casa dos R$ 4 mil (Foto: Divulgação)

Durante o fechamento deste review, a caixa de som JBL Authentics 500 era vendida por R$4.265 na Amazon. Ela é a maior da linha Authentics, que também conta com as opções 200 e 300.

Conclusão

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Caixa de som é compatível com Spotify Connect (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Com um visual premium e conectividade de chamar atenção devido ao suporte simultâneo do Google Assistente e Amazon Alexa, a JBL Authentics 500 chega como uma boa opção para quem quer ter uma caixa de som inteligente.

Apesar de ser maior que dispositivos como Google Home e Echo Dots, o volume que preenche todo o espaço é um de seus destaques. Os modos de uso poderiam ser melhores desenvolvidos, mas a configuração padrão do modelo entrega uma boa experiência sonora.

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Codecs de maior qualidade podem fazer falta para entusiastas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O aplicativo JBL One é outro acerto que permite algumas configurações básicas, mas o botão Momento, que não tem suporte para o Spotify ou Apple Music, pode passar despercebido por quem é usuário de uma destas plataformas. Apesar deste detalhe, o aplicativo se sai como uma boa ferramenta de complemento do uso.

O único ponto de melhoria do modelo é que ele promete bastante, mas quem valoriza uma experiência sonora mais completa pode sentir falta de opções de codec de áudio mais completos. Com preço de mercado acima dos R$ 4 mil, o produto é anunciado como uma opção completa, mas entrega apenas o codec básico SBC de Bluetooth.

Você pode dizer que nãó sentirá tanta falta disso, mas haja vista que há modelos mais baratos e que podem entregar uma melhor qualidade sonora, talvez seja o momento de esperar o preço da JBL Authentics 500 abaixar um pouco.

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Modelo tem alguns pontos de melhoria (Foto: Divulgação)

Ou, quem sabe, pegar um modelo da mesma linha mas que conta com uma bateria própria e uma alça de transporte, mas com menor potência sonora: o caso da JBL Authentics 300, que pode ser comprada por R$ 3.599 no Pix, via Magalu.

Especificações técnicas

Review: jbl authentics 500, a caixa de som retrô hiperconectada. Modelo com design retrô chega com suporte duplo para assistentes pessoais e potência de 240w. Veja o que achamos!
Design premium é destaque (Foto: Divulgação)
EspecificaçãoDetalhe
MarcaJBL
ModeloJBL Authentics 500
Sistema de som3.1 e Dolby Atmos Music
Fonte de alimentação100 a 240 V CA, ~ 50/60 Hz
Potência de saída do alto-falante (Max @THD 1%)135 W RMS
Transdutortweeter domo AI de 3 x 25 mm + faixa média de 3 x 2,75″ + subwoofer de 6,5″
Consumo de energia em modo de espera da rede< 2,0 W
Temperatura de operação0 °C a 45 °C
Resposta de frequência40 Hz a 20 kHz (-6 dB)
Entradas de áudio1 entrada de áudio, Bluetooth/WIFI, Ethernet e USB (a reprodução por USB está disponível na versão dos EUA. Nas outras versões, a entrada USB é utilizada apenas para serviço).
Dimensões (L x A x P)447 x 240 x 255,7 mm/17,60″ x 9,45″ x 10,07″
Peso7,8 kg/17,20 lb
Dimensões da embalagem (L x A x P)515 x 322 x 315 mm/20,3″ x 12,7″ x 12,4″
Peso da embalagem11,4 kg/25,1 lb
Entrada USBTipo C
Classificação do USB5 VCC, 1 A
Formatos compatíveismp3, WAV
Codec MP3MPEG 1 Camada 2/3, MPEG 2 Camada 3, MPEG 2.5 Camada 3
Taxa de amostragem MP316 – 48 kHz
Taxa de bits de MP380 – 320 kpbs
Versão do Bluetooth5.3
Perfil do BluetoothA2DP 1,3.2, AVRCP 1,5
Faixa de frequência do transmissor Bluetooth2.400 MHz – 2.483,5 MHz
Potência do transmissor Bluetooth< 17 dBm
Rede Wi-FiIEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax (2,4 GHz/5 GHz)
Faixa de frequência do transmissor Wi-Fi de 2,4G2.412 – 2.472 MHz (Banda ISM 2,4 GHz; EUA)
Potência do transmissor Wi-Fi 2,4 G< 20 dBm
Faixa de frequência do transmissor Wi-Fi de 5 G5,15 a 5,35 GHz; 5,470 a 5,725 GHz; 5,725 a 5,825 GHz
Potência do transmissor Wi-Fi 5 G< 23 dBm
Wi-FiSim
3D Dolby AtmosSim
JBL One AppSim
Entrada cabo de áudio 3,5 mmSim
Integração com assistente de vozSim
BluetoothSim
ValorR$ 3.869,10 à vista

O que achou de nosso review? Tem alguma dúvida sobre a experiência de uso? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

REVIEW: Caixa de som Bluetooth TRIBIT StormBox Blast

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim

Veredito: JBL Authentics 500

Veredito: JBL Authentics 500
8 10 0 1
Modelo premium tem ótima experiência conectada de alta qualidade e som potente de 240W, mas falta de suporte para codecs de maior qualidade deixa a desejar devido a seu alto preço acima dos R$ 4 mil. Pode ser uma opção interessante se seu preço abaixar com o passar dos meses.
Modelo premium tem ótima experiência conectada de alta qualidade e som potente de 240W, mas falta de suporte para codecs de maior qualidade deixa a desejar devido a seu alto preço acima dos R$ 4 mil. Pode ser uma opção interessante se seu preço abaixar com o passar dos meses.
8/10
Total Score
  • Design
    10/10 Excelente
  • Uso e Conectividade
    8/10 Ótimo
  • Uso de assistentes pessoais
    10/10 Excelente
  • Aplicativo
    6/10 Normal
  • Áudio
    8/10 Ótimo

Prós

  • Assistente pessoais duplos
  • Ótimo design
  • Conectividade inteligente
  • Som potente de 240W
  • Suporte para Dolby Atmos

Contras

  • Botão Momento não tem suporte para Spotify e Apple Music
  • Falta de codecs de maior qualidade
  • Graves podem ficar distorcidos em alguns casos
  • Não tem cabos adicionais
  • Não tem bateria própria

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados