Índice
A QLED 4K Q7F foi lançada no Brasil em maio como parte de uma categoria de smart TVs com recursos de IA e até mesmo karaokê. O modelo se destaca por ser uma ótima opção custo-benefício devido a ótimos recursos para toda a família, custando a partir de R$ 3.499. Confira o que achamos do modelo neste análise:
Design

Considerada o modelo de entrada das AI TVs lançadas em 2025 até o momento pela Samsung, a smart TV QLED 4K Q7F não tenta reinventar a roda quando se fala de design. Na caixa, há 2 pés de plástico, material que também faz parte de todo o modelo.
A instalação do modelo é bem tranquila e por aqui levou apenas 20 minutos, incluindo o encaixe dos pés, feito por dois cliques, direto na traseira. É possível fazer o ajuste dos suportes conforme o espaço que você tem disponível no móvel. Dessa forma:
Feito de plástico, o corpo da smart TV entrega um fácil manuseio, útil caso você precise mover a Q7F de lugar ou até mesmo trocar algum cabo. Falando nisso, gostei bastante que todas as conexões estão alocadas no canto direito em vez de ficarem na traseira. Parece algo simples, mas evita aquele trabalho de precisar mover a smart TV apenas para trocar um cabo.
Já falando das bordas, elas são bem aparentes, o que para mim não chega a ser um grande problema, mas, caso você valorize aquele acabamento mais premium sem as bordas, talvez seja interessante considerar um modelo com isso.

Também gostei da estrutura em preto, que evita sujeiras a longo prazo. So far, so good.
Tela

A Q7F foi lançada no Brasil com telas de 50″, 55″, 65,” 75″ e 85″. Recebemos o modelo de 55 polegadas para fazer os testes e, desde o começo, já dá para perceber que ela não vai entregar a qualidade de um painel OLED. A resolução 4K está presente em praticamente todas as séries, filmes e vídeos disponíveis atualmente, o que permite um bom aproveitamento da tela em diversas situações.

Mas, mesmo com alto suporte ao 4K a seu favor, você ainda vai perceber algumas zonas de preto mais acinzentadas. A Samsung tenta reduzir isso com o que chama de zonas de dimerização de “Esmaecimento UHD supremo”, mas vale lembrar que elas estão presentes em apenas algumas partes da tela, algo normal em modelos LED/LCD.

Na teoria, as zonas de dimerização são grupos de LEDs no backlight que podem ser controlados e ter seu brilho ajustado de forma independente. Em vez de a tela inteira ter um único nível de brilho, as zonas de dimerização permitem que partes específicas da tela fiquem mais escuras ou mais claras, conforme o conteúdo da imagem. O trabalho é bem feito por aqui, dando aquele incremento na imagem, mas estamos longe de ver o resultado de um modelo MiniLED ou OLED.
A tela tem taxa de atualização de 60Hz, o que não a caracteriza como uma smart TV gamer, mas consegue ser um bom painel para jogos menos dinâmicos, mas o processador também chega para dar aquele upgrade por conta de seu Gaming Mode.
Eu deixaria o sensor de luz ambiente ativado para sempre. Há uma função no menu que deixa o controle de luminosidade do painel nas mãos do sistema operacional, mas a smart TV tem um hardware físico que funciona com maior assertividade. Então não há porque não usar.

A QLED 4K Q7F ainda consegue desfrutar do bom painel QLED que a Samsung desenvolveu para esta categoria, com aquela experiência “quase premium”, mas por um preço que ainda faz parte da categoria de entrada.
Controle remoto

A Samsung manteve o mesmo controle remoto do ano passado para os modelos de 2025: o controle remoto SolarCell se destaca por aquela estética mais minimalista, sem o clássico teclado numérico, mas ainda tem o controle de funções, como o de volume e o de canais do sinal analógico de TV. Além disso, ele tem um botão para ativar a assistente pessoal Bixby e atalhos para serviços de streaming de vídeo: Netflix, Prime Video, Samsung TV Plus e Globoplay.
Gosto bastante da estética minimalista e acabar com as pilhas pode ser um bom caminho para entregar um controle mais leve, mas percebi que, ao menos no modelo que recebemos, a bateria estava durando menos que o esperado. Isso porque precisei recarregar o controle remoto uma vez por dia, nos dez dias que testei a smart TV.

Como não usa pilhas, o carregamento da bateria é feito pela conexão USB-C. Há também, um pequeno painel de energia solar no modelo, que, durante o inverno (época que este review foi escrito) no Brasil, não será tão útil, mas é bom de se ter. Ele também capta radiofrequências de 2,4 GHz para recarga, frequência mais usada em roteadores e eletrônicos de casa inteligente, o que, ao menos por aqui, não percebi diferença no dia a dia.
Enquanto o SolarCell está recarregando, você pode usar o aplicativo SmartThings como controle virtual. Apesar de não ter o modelo ativo por muito tempo ter me incomodado, eu senti mais falta de ter uma informação básica sobre a porcentagem restante de bateria.
Áudio

A Samsung equipou sua smart TV com um sistema de som bem singelo, com potência de 20W. Para atividades do dia a dia, ele se sai bem, mas por não ter um woofer dedicado para os tons mais graves, ele pode ser insuficiente para usuários mais exigentes. Ainda assim, sons de músicas com instrumentos como baixo e bateria são bem emitidos, sem distorções.
Músicas com mais agudos também se saem bem por aqui, com a possibilidade de transformar a smart TV em uma caixa de som até que bem potente quando você não está assistindo algo na tela. E vamos combinar que a possibilidade de fazer todo o controle da mídia pelo smartphone deixa a experiência ainda mais interessante.
A Samsung destaca o Som em Movimento, que basicamente usa inteligência artificial para causar aquele efeito 3D no espaço. Mas o grande destaque fica para a função Amplificar, que consegue aumentar o volume da mídia sem distorções. É uma opção interessante para quem quer aproveitar a imersão sonora ao máximo.

Para quem tem uma soundbar da Samsung, é possível usar o recurso Q-Simphony, que coloca os alto-falantes da smart TV e do aparelho de som para trabalharem em conjunto, como se fossem um só. Isso garante a entrega de um som mais potente e encorpado para quem deseja elevar a experiência ainda mais.
Mas vale a pena ressaltar: por conta de sua categoria, a QLED 4K Q7F até que entrega ótimo som, isso decorrente do bom aproveitamento da inteligência artificial que a Samsung fez.
Processador

O processador Q4 AI na Samsung Q7F é o coração da experiência inteligente e visual da TV, focando em aprimorar a qualidade da imagem e integrar funcionalidades de IA. Ele é capaz de otimizar conteúdos para uma resolução próxima ao 4K, mesmo que a fonte original não seja em ultra alta definição, garantindo mais detalhes e clareza.
Além disso, a IA analisa as cenas em tempo real, ajustando brilho, contraste e cores para uma imagem mais vibrante e realista, com a certificação PANTONE para mais de um bilhão de cores. A função mais interessante está nos modos dinâmicos, que alteram o som e o brilho de forma natural em apenas um clique no Menu rápido de Configurações. Dessa forma, você consegue ter uma ótima experiência sonora e visual em alguns cliques.

Outra adição importante é o AI Energy Mode, que ajusta o brilho para economizar energia, e a integração com SmartThings para controlar outros dispositivos inteligentes.
Sistema operacional e Interface

O modelo chega ao Brasil com o Tizen OS, renovado em 2023 e que, desde então, é um dos melhores de sistema de smart TVs do mercado. Ainda seguindo aquela estética mais minimalista, a tela inicial é bem organizada e apenas com o essencial, com outros focos organizados em outras seções.
Sem apostar muito nas cores mais vivas e até bem elegante, você tem acesso à uma prévia do último programa que assistiu, com isso também valendo para o que está sendo exibido na fonte de vídeo, para não perder nenhum detalhe enquanto navega na tela inicial.

No canto superior esquerdo, temos os complementos: lupa de Busca, seção de Arte, Daily+, Jogos e também uma seção no rodapé para acessar os dispositivos conectados à smart TV. É um sistema limpo, bem otimizado e que também conta com fácil personalização, para que você possa organizar apenas o que deseja ver.

A Samsung também cita que, a QLED 4K Q7F, junto com as outras smart TVs lançadas em 2025, será atualizada pelos próximos sete anos, de forma gratuita. Outro destaque fica por conta do Knox, que serve como um cofre em que todas as senhas e dados de uso de aparelhos conectados ficam guardados, acessados apenas pelo usuário.
Assim que liga a smart TV pela primeira vez, você precisará fazer login em sua Samsung Account, para conseguir usar todos os recursos. Caso queira controlar a smart TV pelo smartphone ou tablet, também pode baixar o aplicativo SmartThings (disponível para Android e iOS) para fazer o controle de volume, abrir aplicativos, usar o celular como controle remoto e mais. Veja a interface do app:

Por fim, o Tizen OS tem uma seção SmartThings que permite o controle total de outros dispositivos conectados, como robô inteligente, aspirador de pó, lâmpadas de toda a casa. Você pode criar um mapa 3D da casa onde mora e até mesmo cadastrar rotinas direto na smart TV, para que, além de ser uma central de entretenimento, também seja uma central de controle de aparelhos conectados.
Seguindo o que já entrega em seus smartphones, a Samsung investiu bastante para que a mesma experiência interessante da One UI dos smartphones também fosse vista em suas smart TVs. Um dos pontos mais interessantes de uma smart TV é justamente o sistema operacional, que deve ser útil em todos os momentos. E a Samsung sabe disso desde o primeiro momento.
Recursos especiais
Karaokê integrado

Uma das grandes novidades da Samsung para 2025 é a integração do aplicativo Stingray Karaokê, antes disponível apenas para assinantes de TV por assinatura. A ideia aqui é evitar que você precise abrir o YouTube para fazer aquela noite de Karaokê com amigos e familiares, usando o smartphone como microfone. Para isso dar certo, basta usar o aplicativo SmartThings e fazer a integração.
O único ponto negativo é que o recurso está liberado apenas para smartphones das linhas Galaxy S23, S24, S25, Z Fold 5, Z Fold6, Z Fold7, Z Flip5, Z Flip6 e Z Flip7. Caso opte por dispositivos iOS, o aplicativo funciona nas linhas iPhone 15 ou iPhone 16.
Como possuo um realme 12 Pro+ para usar no meu dia a dia, não consegui testar a funcionalidade, mas a Samsung cita que até 2 smartphones (contanto que seja dos modelos compatíveis) podem ser usados para fazer duetos com até duas duplas.
Caso não tenha um smartphone compatível, você ainda pode usar um microfone externo, conectado via Bluetooth à smart TV, e ainda assim aproveitar o catálogo com mais de 100 milhões de músicas (atualizado semanalmente com os lançamentos recentes). Além de cantar apenas a letra com o instrumental, você receber apoio da música com voz original.
Dá até para organizar uma noite completa de karaokê com amigos e cantar desde músicas mais clássicas, até os hits mais atuais. Ter isso integrado muda a forma como você pode aproveitar a smart TV do que mais para apenas assistir alguma coisa ou ouvir música, agregando ainda mais valor à sua compra.
AI Art

Com resquícios das smart TVs The Frame, o AI Art aproveita a grande tela para permitir a criação de artes para o modo de descanso da tela via Galaxy AI. Há a possibilidade de criar até 10 imagens por dia, você pode marcar os comando de textos mais de acordo com seu dia a dia (da mesma forma que já faz na Galaxy AI dos smartphones) e, em alguns segundos, receber uma arte única que pode ser usada como modo de descanso em momentos que não está assistinddo ou jogando na Q7F.

A ideia é bem legal e pode ser uma opção interessante para quem quer fazer da smart TV, também um item de decoração. Por mais que fique bem claro que as fotos foram criadas com a ajuda da inteligência artificial (além da marca d’água no canto da tela), a Samsung também disponibiliza vídeos em alta qualidade com som, também para usar em modo de descanso.
E caso esteja pensando sobre o gasto de energia, pode definir após quanto tempo a smart TV será desligada por meio de um programação no sistema operacional.

Uma função interessante que gostei é a possibilidade de colocar fotos tiradas no celular como modo de descanso na tela. Veja exemplo:

Mas, caso queira ter acesso a mais opções, você pode assinar a Samsung Art Store, que tem mais de 3.000 obras de artistas como Van Gogh, Tarsila do Amaral e mais. O preço para ter acesso a isso é de R$ 16,90 por mês ou R$ 169,90 no plano anual.
Xbox Gaming Pass

Grande recurso presente nas smart TVs Samsung desde 2022, o aplicativo do Xbox Gaming Pass permite que você acesse todos os jogos no serviço de assinatura de games da Microsoft e ainda use o controle remoto do Xbox ou qualquer outro controle sem fio para se divertir. A ideia segue a mesma: permitir que, mesmo sem um console dedicado, o usuário possa aproveitar os títulos mais famosos direto na sua smart TV.
Já integrado ao sistema operacional, o aplicativo do Xbox funciona de forma fluída e sem erros, trazendo a experiência gamer direto à sala de casa. Isso coloca o modelo praticamente como um aparelho híbrido: smart tv e console no mesmo dispositivo, sendo necesário apenas ter uma conta ativa e conexão com internet.
Smartphone como gamepad

Esta é outra novidade para 2025 e mais aberta para quem não tem um smartphone da Samsung: por meio do download do aplicatívo da Samsung, você pode seu celular como gamepad, usando os controles digitais para se divertir. Basta que ambos os dispositivos estejam conectados na mesma rede para usar o gamepad virtual, sem atrasos.
E o aplicativo Virtual Gamepad não se limita exatamente a smartphones ou tablet da Samsung, já que está disponível na Google Play Store e também na App Store. Assim que abrir o aplicativo, o controle poderá ser feito de forma completa. Um acerto e tanto para quem ainda não tem um joystick e gostaria de usar a grande tela do smartphone ou tablet para se divertir.
Smartwatch como controle remoto

Você também pode usar seu Galaxy Watch (a partir da geração 4) como controle remoto, especialmente útil quando você estiver na cozinha, por exemplo. A ideia chega como uma integração interessante entre aparelhos da Samsung, por mais que você precise treinar um pouco para aprender todos os gestos.
Além de usar o pulso como seta, há a possibilidade de ligar, desligar, mudar o canal e também controlar o volume da smart TV, tudo por um Galaxy Watch. A ideia funciona bem e sem atrasos, já que há a exigência dos dois aparelhos estarem conectados na mesma rede Wi-Fi.
Assistentes pessoais

Outro grande acerto da Samsung na hora de desenvolver este modelo foi manter a Bixby, conhecida de outras gerações de smart TVs e também de smartphones. Por meio do microfone presente no controle remoto, basta segurar o botão para pedir uma ação ou até mesmo fazer perguntas básicas, sobre como por exemplo, como está o clima onde você mora.
O modelo também traz a Alexa integrada, mas a Bixby é bem completa e ainda entende comandos em linguagem natural. O que mais gosto de fazer é pedir para que uma série, programa ou filme seja iniciado em algum serviço de streaming com apenas uma frase, algo que levaria mais de cinco minutos caso fosse feito de forma tradicional. Praticidade importa (e muito).
Conectividade

A smart TV QLED Q7F chega ao Brasil com uma antena Wí-Fi 5 para se conectar à internet, além de também ter uma outra antena Bluetooth 5.3 para se conectar com dispositivos sem fio, como mouse, teclado e até mesmo fone de ouvido. Ainda não é o mais avançado (Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.4), mas ambos são úteis em diversas situações, incluindo jogos e na hora de assistir algum conteúdo em aplicativos de streaming.
Entradas/Saídas

O modelo conta com três entradas HDMI 2.1, para suporte de exibição de imagens em qualidade 4K com até 60Hz, sendo esta a taxa de atualização máxima para a tela. Também conta com uma entrada LAN caso você queira conectar um cabo de rede, além de apenas uma entrada USB-A. Senti uma pequena falta de uma entrada USB-C e mais entradas USB-A durante a análise da Q7F. Ficamos assim:
- 3x HDMI 2.1: (com suporte para eARC)
- 1x USB-A:
- 1x Internet (LAN):
- 1x Entrada para cabo de TV
O modelo não conta com entrada de áudio óptica, então será necessário fazer a conexão com uma possível soundbar via Wi-Fi ou Bluetooth.
Preço e disponibilidade

A Smart TV Samsung QLED 4K Q7F está disponível em cinco tamanhos no Brasil e, durante o fechamento deste review, ainda seguia com o preço inicial sugerido, a partir de R$ 3.499. Veja o valor conforme o tamanho:
| Samsung | Mercado Livre | Amazon | Magazine Luiza |
| 50″: R$ 3.186 | 50″: R$ 3.354 | 50″: R$ 2.849 | 50″: R$ 3.019 |
| 55″: R$3.513 | 55″: R$ 3.698 | 55″: R$ 3.467 | 55″: R$ 3.329 |
| 65″: não disponível | 65″: não disponível | 65″: R$ 4.955 | 65″: não disponível |
| 75″: não disponível | 75″: não disponível | 75″: não disponível | 75″: R$6.529 |
| 85″: R$9.213 | 85″: R$ 9.300 | 85″: R$ 9.179 | 85″: não disponível |
No Brasil, este modelo é concorrente direto dos modelos NanoCell da LG, também na mesma faixa de preço e que conta com um design mais premium.
Conclusão

A smart TV Q7F é uma aposta interessante para o mercado brasileiro, mas este modelo peca um pouco em seu painel. Não é como se a experiência visual que a tela entrega fosse completamente ruim, mas ao mesmo tempo não vale a pena esperar a mesma imagem de um painel OLED. São modelos de categorias diferentes e haverão momentos que a Q7F ainda permitirá que você veja imagens mais esbranquiçadas por conta das poucas zonas de escurecimento.
O painel com taxa de atualização de 60Hz, em 2025, também é ultrapassado quando olhamos os demais modelos disponíveis no mercado brasileiro. Além disso, seu design com bordas mais aparentes poderia ser mais sofistificado, aumentando a experiência de conteúdo.
O maior acerto nas especificações da Q7F está justamente no sistema operacional e recursos extras, que conseguem deixar a experiência de uso ainda mais completa. Conseguir acesso ao catálogo completo do Xbox Gaming Pass não é uma novidade para smart TVs da Samsung, mas passar a permitir que os usuários usem seu smartphone como gamepad é uma adição e tanto.
Além disso, a possibilidade de ter um aplicativo para karaokê disponível diretamente na smart TV permite que suas festas com amigos e família sejam mais animadas. O Tizen OS, que também passou por singelas mudanças, chega para mudar o jogo no mercado de smart TVs, entregando uma experiência de casa conectada e sendo realmente útil no dia a dia.

A Q7F não é apenas uma smart TV, mas sim uma verdadeira central de entretenimento para toda a família. É uma opção interessante de se acompanhar pelos próximos meses e deve ter um preço interessante em datas comemorativas e Black Friday.
Especificações técnicas

| Modelo | Q7F 4K Smart QLED TV |
| Medida diagonal da tela | 146 cm |
| Medida diagonal da tela (polegadas) | 50″ (QN50Q7FAAGXZD) 55″ (QN55Q7FAAGXZD) 65″ (QN65Q7FAAGXZD) 75″ (QN75Q7FAAGXZD) 85″ (QN85Q7FAAGXZD) |
| Visor | QLED |
| Resolução de imagem | 3840 x 2160 |
| Taxa de atualização nativa | 60 Hz |
| Processador | Processador Q4 AI |
| Aprimoramento de imagens | HDR10+ Recursos de IA Ampla gama de cores com 100% de DCI/P3 Taxa de contraste 7000:1 Taxa de movimento 200 Contrast Enhancer Modo de Filme Auto Motion Plus |
| Sistema operacional | Tizen OS |
| Potência de saída (RMS) | 20 W 2 canais |
Recursos de áudio | Som com IA Diálogo claro Dolby Digital Plus Áudio Bluetooth Nivelador de volume Dolby Ligação para Múltiplas Salas |
| Conexão wireless | Wi-Fi 5 Bluetooth 5.3 |
| Conexão com fio | HDMI 2.1: 3x (com suporte para eARC) USB-A: 1x Internet (LAN): 1X Entrada para cabo de TV |
| HDR | HDR10 HDR10+ HLG |
| AMD FreeSync | Sim |
| Tamanho | 31227,2 x 784,9 x 284,3 mm |
| Tamanho da caixa | 1414,0 x 840,0 x 173,0 mm |
| Peso com suporte | 21 quilos |
| Peso com caixa | 29,10 quilos |
| Outros itens inclusos | Controle remoto Guia de início rápido Folheto com informações legais e de segurança Cabo de energia |
| Preço | A partir de R$ 3.499 |
| Disponibilidade no Brasil | A partir de 19 de maio de 2025 |
Veja também
Veredito: Smart TV Samsung QLED 4K Q7F
Veredito: Smart TV Samsung QLED 4K Q7F-
Design7/10 Bom
-
Tela7/10 Bom
-
Controle remoto5/10 Indiferente
-
Áudio7/10 Bom
-
Processador10/10 Excelente
-
Sistema operacional e interface10/10 Excelente
-
Recursos operacionais10/10 Excelente
-
Assistentes pessoais10/10 Excelente
-
Conectividade8/10 Ótimo
-
Entradas e saídas8/10 Ótimo
Prós
- Ótimos recursos de IA
- Tela QLED com qualidade razoável
- Sistema otimizado
- Sete anos de atualização
- Karaokê integrado
- Permite usar smartphone como gamepad
Contras
- Taxa de atualização de apenas 60Hz
- Design ultrapassado
- Karaokê liberado apenas para smartphones Samsung
- Controle remoto com baixa duração de bateria
- Poucas entradas HDMI/USB
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.