Dell atualiza concept nyx, o servidor de games para residências. Sem data de chegada ao mercado geral, o concept nyx ganhou um novo controle, disponibilidade para mais telas e suporte para comandos de voz. Veja as novidades

Dell atualiza Concept Nyx, o servidor de games para residências

Avatar de victor pacheco
Sem data de chegada ao mercado geral, o Concept Nyx ganhou um novo controle, disponibilidade para mais telas e suporte para comandos de voz. Veja as novidades

Apresentado pela primeira vez ao mundo durante a passagem da Dell pela CES 2022, o Concept Nyx pode ser definido como um servidor de games que pode ser instalado em residências e, dessa forma, a latência seja menor, assim como a largura de banda e capacidade de resposta sejam maiores. O conceito é: permitir que os streaming de games sejam reproduzidos diretamente da casa dos consumidores em vez de tudo ser feito via internet sem fio por meio de um servidor remoto.

A ideia foi atualizada para o ano de 2023 com um novo controle, serviço de inteligência artificial e maior capacidade de rodar streamings de jogos em diversos dispositivos simultaneamente. Veja os avanços.

Novo controle

A novidade mais interessante é o controle que permite a ativação e navegação em todo o sistema do Concept Nyx da Dell. A empresa colocou um leitor de impressão sobre o ícone de sua linha Alienware que consegue identificar a pessoa que está usando para que uma experiência personalizada seja entregue. O mesmo também conta com microfone para que comandos de voz sejam dados em alguns segundos.

Novo controle do concept nyx, o servidor de games da dell
Controle foi atualizado com novo design, microfone e leitor de impressão digital (Foto: Divulgação)

A empresa também lembra que, em relação à versão de 2022, o controle agora tem recursos hápticos que respondem aos jogos e promovem um feedback tátil e botões de resistência variável autoajustáveis que podem ser personalizados de acordo com as preferências de jogo específicos. Um omnipad emborrachado também está disponível para melhor uso no dia a dia.

Novo controle do concept nyx, o servidor de games da dell
Controle permite controle total e jogabilidade interativa (Foto: Divulgação)

O novo controle foi desenvolvido apenas para o servidor de games instalado na casa de uma pessoa (caso seja lançado um dia no mercado) e em demonstrações de seu funcionamento, ele pode ser utilizado tanto para jogar, quanto para controlar aplicativos de streaming de vídeo, como Netflix, HBO Max e Disney Plus.

Um servidor de games em sua casa

A ideia é bastante interessante, ainda mais se você mora em uma casa com muitas pessoas. Em relação ao que foi apresentado no ano de 2022, a fabricante ressaltou que seu servidor de games agora consegue atender até 4 aparelhos ao mesmo tempo e basta que tudo esteja conectado na mesma rede Wi-Fi.

Imagem do concept nyx
Aparelho agora pode enviar conteúdo para até quatro telas (Foto: Divulgação)

Não há como negar que a ideia foi desenvolvida para gamers: o grande foco é permitir que os jogos que exigem alta demanda computacional agora rodem diretamente em um servidor local. É um processo parecido com quem usa o Xbox Game Pass, mas imagine que os jogos não estão na nuvem, mas sim em um servidor de games em sua casa.

Outra informação compartilhada pela empresa é que será possível fazer a conexão de forma completamente remota, o que traz maior liberdade no dia a dia. Será possível conectar o servidor à smart TVs, notebooks, computadores de mesa e mais aparelhos com telas.

Disponibilidade do Concept Nyx

Seguindo o que foi dito em 2022, a Dell não tem planos de colocar a ideia no mercado de forma direta. Isso não foi descartado de forma completa, mas é provável que todo o conceito do servidor de games seja aproveitado de forma parcial ou total em outros produtos.

Dell atualiza concept nyx, o servidor de games para residências. Sem data de chegada ao mercado geral, o concept nyx ganhou um novo controle, disponibilidade para mais telas e suporte para comandos de voz. Veja as novidades
Novidade ainda não tem data para ser lançada (e nem deve) ser lançada no mercado geral (Foto: Reprodução/ARS Technica)

Quando questionada sobre preços e data de lançamento de seu produto, a empresa foi bastante clara: “este é apenas um conceito e nem sabemos se, de fato, o Concept Nyx será vendido no mercado geral da forma como vocês estão o vendo hoje“.

A ideia também pode ser comprada por outras empresas e um lançamento pode acontecer no futuro, mas pelo menos por agora, a experiência pode ser aproveitada por quem visitar o estande da Dell na CES 2023.

Você compraria um servidor de games como central de multimídia em sua casa? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Review: Workstation móvel Dell Precision 3571

Com informações: Sala de imprensa

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados