Iphone 15 vs iphone 14: confira as principais mudanças da nova geração. Ilha dinâmica e usb-c em todos os modelos, estrutura de titânio nos pros e muito mais. Confira o comparativo completo!

iPhone 15 vs iPhone 14: confira as principais mudanças da nova geração

Avatar de lucas gomes
Ilha Dinâmica e USB-C em todos os modelos, estrutura de titânio nos Pros e muito mais. Confira o comparativo completo!

Lançados nesta última terça-feira (12), a nova linha de smartphones da Apple seguiu a tendência dos últimos anos trazendo quatro novos modelos de iPhone. Estamos falando do iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Hoje nós iremos detalhar um pouco mais cada um desses aparelhos ao compará-los com os seus equivalentes de 2022: a linha do iPhone 14. Confira agora o que cada um oferece, suas diferenças e evoluções.

Modelos disponíveis

Os modelos lançados este ano são semelhantes aos de 2022. Imagem: business today
Os modelos lançados este ano são semelhantes aos de 2022. Imagem: Business Today

Neste ano a Apple trouxe os mesmos modelos que já vimos no ano passado. Nos modelos de entrada temos um iPhone em tamanho padrão e um maior, assim como nos modelos Pro. A remoção do modelo mini (que existiu no iPhone 12 e iPhone 13) foi definitiva, e assim como no ano passado, não tivemos o modelo menor que o padrão neste ano. Muitos rumores apontaram a possibilidade do iPhone 15 Pro Max se chamar “Pro Ultra”, o que também não aconteceu. Então realmente tivemos uma continuação de 2022 em relação a categoria de cada smartphone. Veja abaixo o comparativo por modelo.

iPhone 15 vs. iPhone 14

Design e tela

Assim que batemos o olho em um aparelho, a primeira coisa que vemos é sua estrutura, o seu design, e é aqui que iniciaremos. O iPhone 14 mantém uma certa semelhança com suas gerações anteriores, com apenas alguns detalhes tornando-o único. Todos os quatro modelos apresentam designs mais planos com arestas mais pronunciadas, e o já conhecido notch, que estreou no iPhone X. Há versões com telas OLED de 6,1 polegadas (iPhone 14) e de 6,7 polegadas (iPhone 14 Plus).

Linha iphone 14 (imagem: apple)
Linha iPhone 14 (Imagem: Apple)

No iPhone 15, embora ainda apresente semelhanças estéticas com seus antecessores, há agora uma sensação de manuseio diferente, devido às novas arestas arredondadas nas bordas frontal e traseira. Além disso, ele também possui um acabamento fosco no vidro traseiro, que confere uma aparência diferente dos modelos anteriores. As laterais de alumínio e classificações de resistência à poeira e água com certificação IP68, que estrearam no iPhone 14, também estão presentes no iPhone 15.

Linha de iphone 15. Imagem: apple
Linha de iPhone 15. Imagem: Apple

Possivelmente a maior mudança de design no iPhone 15 é a presença da Ilha Dinâmica em todos os modelos, que anteriormente era exclusiva dos modelos Pro. Ou seja, agora você pode desfrutar da Ilha Dinâmica em qualquer modelo do iPhone 15, mesmo se comprar o mais barato da linha.

À esquerda o iphone 15 e à direita o iphone 14. Imagem: phone arena
À esquerda o iPhone 15 e à direita o iPhone 14. Imagem: Phone Arena

Por último, a mudança de design (e também de ordem técnica) mais esperada para o iPhone: a chegada da porta USB-C. A tradicional entrada Lightning — encontrada nos smartphones da marca desde o iPhone 5 — deu lugar ao padrão utilizado massivamente na indústria de smartphones e até mesmo pela Apple em seus iPads e MacBooks. A nova porta USB-C do iPhone 15, que foi adicionada devido às regulamentações da União Europeia, permite carregamento e transferência de arquivos, podendo proporcionar velocidades de transferência mais rápidas em comparação com os modelos mais antigos do iPhone.Para o iPhone 15 e 15 Plus, a Apple adotou o protocolo USB 2 de transferência de dados via USB-C, que possui velocidade máxima de 480 Mb/s — a mesma atingida pela porta Lightning, o que na prática não apresenta vantagem neste aspecto.

Desempenho e armazenamento

Até o iPhone 13, tanto os modelos de base quanto os modelos Pro recebiam os mesmos processadores, lançados junto com os smartphones. Quando a linha iPhone 14 foi lançada, a Apple apresentou uma estratégia diferente e lançou os processadores novos apenas nos modelos Pro — o que significa que o iPhone 14 manteve o chip A15 Bionic do iPhone 13, acompanhado de opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB e 512 GB.

Comparação dos chips presentes nos modelos de entrada de 2022 e 2023. Imagem: phone arena
Comparação dos chips presentes nos modelos de entrada de 2022 e 2023. Imagem: Phone Arena

E como dissemos que a linha atual aparentemente é uma “continuação” da anterior, o novo modelo segue uma abordagem semelhante de distribuição de chips de dois níveis. O iPhone 15 e o iPhone 15 Plus são equipados com o chip A16 Bionic, lançado no iPhone 14 Pro e Pro Max de 2022, mantendo as opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB e 512 GB.

Câmeras

Agora vamos falar um pouco sobre um dos aspectos que mais chamam a atenção dos usuários que pretendem comprar um smartphone novo: a câmera. O iPhone 14 recebeu uma câmera frontal de 12 MP com foco automático, trazendo melhora significativa para selfies e videochamadas. Já seu conjunto principal de câmeras possui uma lente principal de 12 MP (wide) e uma ultrawide de 12MP.

Mesmo conjunto de câmeras traseiras duplas, porém, com um salto de 12 mp para 48 mp na câmera principal. Imagem: apple
Mesmo conjunto de câmeras traseiras duplas, porém, com um salto de 12 MP para 48 MP na câmera principal. Imagem: Apple

Já o iPhone 15 recebeu uma importante atualização: seu sensor principal agora tem 48 MP e conta com a função quad-pixel, que permite simular uma teleobjetiva com zoom 2X — além de uma melhor captação de imagens. A lente secundária continua sendo de 12MP, acompanhada pela câmera frontal de 12 MP, tal qual o modelo anterior.

Em termos de qualidade de gravação de vídeo, os dois models conseguem entregar conteúdo em 4K até 60 fps e 1080p a até 240 fps, com HDR e Dolby Vision HDR (até 60 fps). O modo cinemático também está presente em 4K a 30 fps.

Bateria

Rumores indicavam uma possibilidade de vermos baterias maiores na linha iPhone 15, e aparentemente esses rumores não se tornaram realidade, já que a autonomia se manteve igual. Ainda assim é possível esperar uma duração de bateria semelhante à do iPhone 14, que costuma ser suficiente para um dia inteiro de uso para a maioria dos usuários, com uma reserva de energia para o próximo dia em alguns casos. Veja os números anunciados pela Apple:

  • iPhone 14 e iPhone 15: até 20h de reprodução de vídeo, 16 horas de streaming de vídeo e 80 horas de reprodução de música
  • iPhone 14 Plus e iPhone 15 Plus: até 26h de reprodução de vídeo, 20 horas de streaming de vídeo e 100 horas de reprodução de música
A apple não costuma falar sobre mah, mas espera-se que o iphone 15 supere um pouco a autonomia de seu antecessor. Imagem: apple
A Apple não costuma falar sobre mAh, mas espera-se que o iPhone 15 supere um pouco a autonomia de seu antecessor. Imagem: Apple

Além disso, a nova linha apresenta uma porta de carregamento USB-C, uma certa evolução em comparação com o iPhone 14 e todos os modelos anteriores. No entanto, as velocidades de carregamento permanecem as mesmas que as do iPhone 14, o que significa que o carregamento com fio oferece uma potência de até 20 W, enquanto o carregamento sem fio MagSafe atinge 15 W. Os novos aparelhos também contam com recarga sem fio através da tecnologia Qi2.

iPhone 15 Pro e Pro Max vs. iPhone 14 Pro e Pro Max

Design e tela

Agora vamos dar uma olhada no que mudou de um modelo premium para o outro. O iPhone 15 Pro apresenta algumas mudanças que se destacam em relação ao iPhone 14 Pro, começando com uma estrutura em titânio. Essa novidade torna o novo aparelho ainda mais resistente e mas mais leve quando comparado com o iPhone 14 Pro.

Modelos do iphone 14 pro e pro max. Imagem: apple
Modelos do iPhone 14 Pro e Pro Max. Imagem: Apple

Uma das mudanças mais claras na parte externa é a substituição do botão (ou alavanca) de mudo na lateral do iPhone por um novo botão de ação — ou Action Button, no termo original — no iPhone 15 Pro e 15 Pro Max. Esse novo botão é altamente personalizável, podendo ser configurado para executar várias funções, como acionar a lanterna, ativar o modo Focus, executar atalhos personalizados ou simplesmente silenciar o telefone, como o botão/alavanca anterior já fazia. É importante notar que esse botão está disponível exclusivamente nos dois modelos Pro.

Modelos do iphone 15 pro e pro max. Imagem: apple
Modelos do iPhone 15 Pro e Pro Max. Imagem: Apple

Outra diferença é que o iPhone 15 Pro possui molduras mais estreitas ao redor da tela, o que faz com que vídeos e outros conteúdos se destaquem ainda mais. No entanto, as telas do iPhone 15 Pro e do iPhone 14 Pro são um pouco similares. Ambos são painéis OLED com 6,1 polegadas, além de contar com um brilho de até 1.600 nits e um máximo de 2.000 nits sob luz solar, bem como recursos de exibição sempre ativa e taxas de atualização variável de até 120 Hz. O iPhone 15 Pro Max e 14 Pro Max possuem tela de 6,7 polegadas com as mesmas características.

Exemplo de funcionamento do novo Action Button nos modelos Pro

O iPhone 15 Pro e 15 Pro Max também receberam a entrada USB-C, mas aqui os modelos são compatíveis com o protocolo USB 3, que permite taxas de transferência de dados de até 10 Gb/s — mais de 20X mais rápida que o padrão Lightning. Entretanto, vale notar que o cabo oferecido com o aparelho é compatível apenas com o protocolo USB 2, e para aproveitar todo o potencial da nova porta é necessário adquirir um cabo compatível com USB 3 separadamente.

Desempenho e armazenamento

O iPhone 14 Pro já se destacava com o chip A16 Bionic, mas o novo chip A17 Pro leva o desempenho a um patamar superior. Isso é um marco significativo para entusiastas de especificações, uma vez que o A17 Pro é o primeiro chip da Apple construído com um processo de 3 nanômetros, uma conquista que a empresa alega ser inédita em smartphones. Além disso o novo chip também não leva o tradicional “Bionic”, sendo reconhecido como “Pro”.

Embora o A17 Pro ainda possua uma CPU de 6 núcleos como o A16 Bionic, a Apple afirma que ele é até 10% mais rápido, e seu Neural Engine de 16 núcleos pode operar até duas vezes mais rápido que seu antecessor. Os armazenamentos do modelo Pro são 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1TB, enquanto o modelo Pro Max fica com 256 GB, 512 GB e 1 TB.

Diferenças entre o a17 pro e o a16 bionic. Imagem: phone arena
Diferenças entre o A17 Pro e o A16 Bionic. Imagem: Phone Arena

Já no processamento gráfico, o A17 Pro traz GPU redesenhada com 6 núcleos, em oposição aos 5 do antigo A16 Bionic, sendo até 20% mais rápida. Outras novidades são uma melhor qualidade de vídeo — há um novo decodificador AV1 — e a capacidade de lidar com recursos como saída de vídeo HDR em 4K/60 quadros por segundo, além do suporte a ray tracing acelerado por hardware.

Essa é uma grande novidade para os gamers de plantão, pois a Apple afirma que o suporte baseado em hardware do A17 Pro para a tecnologia de Ray Tracing, juntamente com otimizações vindas na nova linha de smartphones, permitirá que os usuários joguem jogos modernos, como Resident Evil Village e Assassin’s Creed Mirage, como exemplificados pela empresa no anúncio dos aparelhos.

Câmera

O iPhone 14 Pro e 14 Pro Max possuem o conjunto triplo de câmeras que consiste em:

  • Lente principal grande-angular de 48 MP: 24 mm, abertura ƒ/1.78, estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor de segunda geração, lente de sete elementos, Focus Pixels a 100%
  • Ultra-angular de 12 MP: 13 mm, abertura ƒ/2.2 e ângulo de visão de 120°, lente de seis elementos, Focus Pixels a 100%
  • Teleobjetiva de 2x de 12 MP (possibilitada pelo sensor quad-pixel da lente principal): 48 mm, abertura ƒ/1.78, estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor de segunda geração, lente de sete elementos, Focus Pixels a 100%
  • Teleobjetiva de 3x de 12 MP: 77 mm, abertura ƒ/2.8, estabilização óptica de imagem, lente de seis elementos

Ao compararmos as especificações, o iPhone 15 Pro possui as mesmas características dos modelos do ano anterior. Já no iPhone 15 Pro Max, a Apple aproveitou suas maiores dimensões e trocou a teleobjetiva de 3X por uma periscópica de 5X, com as seguintes características:

  • Teleobjetiva de 5x de 12 MP: 120 mm, abertura ƒ/2.8, estabilização óptica em 3D da imagem por deslocamento de sensor e foco automático, design em tetraprisma

Com isso, o alcance de zoom óptico passa de 6X para 10X, e o zoom digital passa de 15X para 25X. Outra atualização exclusiva dos modelos Pro é que agora podem capturar imagens em diferentes distâncias focais (24 mm, 28 mm e 35 mm).

Iphone 15 vs iphone 14: confira as principais mudanças da nova geração. Ilha dinâmica e usb-c em todos os modelos, estrutura de titânio nos pros e muito mais. Confira o comparativo completo!
A câmera do modelo 15 Pro Max é ainda melhor do que a do 15 Pro. Imagem: Apple

O novo modelo Pro chega com nova inteligência ao capturar retratos sem que você precise ativar manualmente o modo Retrato. Os retratos devem ficar ainda melhores graças aos novos aprimoramentos do Smart HDR para iluminação e cor. Além disso, o Photonic Engine possibilita a captura de retratos de alta qualidade mesmo em condições de pouca luz.

Uma vantagem adicional é a capacidade de ajustar o ponto de foco em uma foto após tê-la tirado, o que oferece liberdade criativa. E para aqueles que planejam usar o Apple Vision Pro, uma atualização está a caminho que permitirá a gravação de vídeo espacial usando simultaneamente as câmeras principal e ultralarga.

Iphone 15 vs iphone 14: confira as principais mudanças da nova geração. Ilha dinâmica e usb-c em todos os modelos, estrutura de titânio nos pros e muito mais. Confira o comparativo completo!
Exemplo de foto tirada por um iPhone 15 Pro Max usando a nova teleobjetiva de 5x, 120 mm. Imagem: Apple

Além disso, ambos os modelos Pro são equipados com aprimoramentos de software que não são encontrados nos aparelhos de entrada. Estamos falando do novo mecanismo fotônico para melhorar a qualidade das fotos noturnas e, claro, a presença do chip A17 Pro que faz toda a diferença até mesmo para fazer melhores capturas.

Bateria

Alguns usuários que puderam testar os modelos premium afirmam que o iPhone 15 Pro demonstrou uma maior eficiência energética, o que pode proporcionar uma duração de bateria mais longa. No entanto, a capacidade nominal da bateria é a mesma do iPhone 14 Pro, que inclui 23 horas de reprodução de vídeo — aumentado para 29 horas no 15 Pro Max –, 20 horas de reprodução de vídeo em streaming e até 75 horas de reprodução de áudio.

Tudo indica que o cabo usb-c 3 deve ser comprado separadamente. Junto da caixa vem o usb-c 2. Imagem: daily mail
Tudo indica que o cabo USB-C 3 deve ser comprado separadamente. Junto da caixa vem o USB-C 2. Imagem: Daily Mail

Não houve um aumento na classificação de velocidade de carregamento, já que tanto o iPhone 15 Pro quanto o iPhone 14 Pro mantêm uma capacidade de carregamento de 20W, sendo possível atingir 50% de carga em 30 minutos.

Preços e disponibilidade

A nova linha iPhone 15 chega ao mercado dos EUA no dia 22 de setembro, com pré-vendas iniciando em 15 de setembro. No Brasil, ainda não foi divulgada data de disponibilidade, mas a Apple já divulgou os preços para os novos modelos:

  • iPhone 15:
    • iPhone 15 de 128 GB – R$ 7.299;
    • iPhone 15 de 256 GB – R$ 8.099;
    • iPhone 15 de 512 GB – R$ 9.599.
  • iPhone 15 Plus:
    • iPhone 15 Plus de 128 GB – R$ 8.299;
    • iPhone 15 Plus de 256 GB – R$ 9.099;
    • iPhone 15 Plus de 512 GB – R$ 10.599.
  • iPhone 15 Pro:
    • iPhone 15 Pro de 128 GB – R$ 9.299;
    • iPhone 15 Pro de 256 GB – R$ 10.099;
    • iPhone 15 Pro de 512 GB – R$ 11.599;
    • iPhone 15 Pro de 1 TB – R$ 13.099.
  • iPhone 15 Pro Max:
    • iPhone 15 Pro de 256 GB – R$ 10.999;
    • iPhone 15 Pro de 512 GB – R$ 12.499;
    • iPhone 15 Pro de 1 TB – R$ 13.999.

Já a linha iPhone 14 pode ser encontrada com valores mais interessantes, visto que já possuem um ano de mercado e os modelos Pro serão descontinuados. Confira os preços atuais:

Com todo esse levantamento especial do Showmetech, agora é com você: qual iPhone comprar? É melhor aproveitar os valores menores da linha iPhone 14, ou abraçar as inovações tecnológicas da linha iPhone 15? Escreva nos comentários!

Especificações técnicas

iPhone 15 e iPhone 15 Plus

Iphone 15 e iphone 15 plus, os novos smartphones de entrada da apple. Imagem: apple
iPhone 15 e iPhone 15 Plus, os novos smartphones de entrada da Apple. Imagem: Apple
EspecificaçãoiPhone 15iPhone 15 Plus
PreçoA partir de US$ 799 (ou R$ 7.299)A partir de US$ 899 (ou R$ 8.299)
TelaSuper Retina XDR

OLED sem bordas de 6,1 polegadas (na diagonal), 91,3 cm² (proporção tela-corpo de aproximadamente 86,4%)

Dynamic Island

HDR

Resolução de 2556 x 1179 pixels a 460 ppp

Proporção de contraste: 2.000.000:1 (típica)

True Tone

Ampla tonalidade de cores (P3)

Resposta tátil

Brilho máx. de 1000 nits (típico)

Pico de brilho de 1600 nits (HDR)

Pico de brilho de 2000 nits (ambiente externo)
Super Retina XDR

OLED sem bordas de 6,7 polegadas (na diagonal), 110,2 cm² (proporção tela-corpo de aproximadamente 88,0%)

Dynamic Island

HDR

Resolução de 2796 x 1290 pixels a 460 ppp

Proporção de contraste: 2.000.000:1 (típica)

True Tone

Ampla tonalidade de cores (P3)

Resposta tátil

Brilho máx. de 1000 nits (típico)

Pico de brilho de 1600 nits (HDR)

Pico de brilho de 2000 nits (ambiente externo)
Dimensões147,6 x 71,6 x 7,8 mm
171 g
160,9 x 77,8 x 7,8 mm
201 g
Taxa de atualização60 Hz60 Hz
CPUA16 Bionic

CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência)

GPU de 5 núcleos

Neural Engine de 16 núcleos
A16 Bionic

CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência)

GPU de 5 núcleos

Neural Engine de 16 núcleos
Sistema operacionaliOS 17iOS 17
Armazenamento interno128 GB
256 GB
512 GB
128 GB
256 GB
512 GB
ÁudioReprodução de Áudio Espacial

Compatível com Dolby Atmos
Reprodução de Áudio Espacial

Compatível com Dolby Atmos
Câmeras traseirasSistema avançado de câmera dupla (grande-angular de 48 MP e ultra-angular de 12 MP)

Grande-angular: 48 MP, abertura ƒ/1.6
Ultra-angular: 12 MP, abertura ƒ/2.4

Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor

Níveis de zoom óptico: 0,5x, 1x, 2x

Flash True Tone

Photonic Engine

Deep Fusion

HDR Inteligente 5 para fotos

Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade

Iluminação de Retrato com seis efeitos

Modo Noite

Estilos Fotográficos
Sistema avançado de câmera dupla (grande-angular de 48 MP e ultra-angular de 12 MP)

Grande-angular: 48 MP, abertura ƒ/1.6
Ultra-angular: 12 MP, abertura ƒ/2.4

Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor

Níveis de zoom óptico: 0,5x, 1x, 2x

Flash True Tone

Photonic Engine

Deep Fusion

HDR Inteligente 5 para fotos

Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade

Iluminação de Retrato com seis efeitos

Modo Noite

Estilos Fotográficos
Câmera frontalCâmera frontal TrueDepth

Fotos de 12 MP

Abertura ƒ/1.9

Flash Retina

Photonic Engine

Deep Fusion

HDR Inteligente 5 para fotos

Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade

Iluminação de Retrato com seis efeitos

Animoji e Memoji

Modo Noite

Estilos Fotográficos

Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Modo Cinema até 4K HDR a 30 qps

Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps

Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps

QuickTake de vídeo

Estabilização cinemática de vídeo (4K, 1080p e 720p)
Câmera frontal TrueDepth

Fotos de 12 MP

Abertura ƒ/1.9

Flash Retina

Photonic Engine

Deep Fusion

HDR Inteligente 5 para fotos

Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade

Iluminação de Retrato com seis efeitos

Animoji e Memoji

Modo Noite

Estilos Fotográficos

Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Modo Cinema até 4K HDR a 30 qps

Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps

Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps

QuickTake de vídeo

Estabilização cinemática de vídeo (4K, 1080p e 720p)
Gravação de vídeoGravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Modo Cinema para gravação de vídeos com profundidade de campo (até 4K HDR a 30 qps)

Modo Ação

Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps

Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps

Vídeo em time-lapse com estabilização

Time-lapse com modo Noite

QuickTake de vídeo

Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor para vídeo

Zoom de áudio

Gravação em estéreo
Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Modo Cinema para gravação de vídeos com profundidade de campo (até 4K HDR a 30 qps)

Modo Ação

Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps

Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps

Vídeo em time-lapse com estabilização

Time-lapse com modo Noite

QuickTake de vídeo

Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor para vídeo

Zoom de áudio

Gravação em estéreo
BateriaBateria interna recarregável de íon de lítio

Recarga sem fio via MagSafe e Qi

Reprodução de vídeo até 20 horas

Streaming de vídeo até 16 horas

Reprodução de áudio até 80 horas

Compatível com recarga rápida. Recarga de até 50% em 30 minutos com adaptador de energia de 20W ou superior (disponível separadamente)

15 W sem fio (MagSafe)
7,5 W sem fio (Qi)
Bateria interna recarregável de íon de lítio

Recarga sem fio via MagSafe e Qi

Reprodução de vídeo até 26 horas

Streaming de vídeo até 20 horas

Reprodução de áudio até 100 horas

Compatível com recarga rápida. Recarga de até 50% em 35 minutos com adaptador de energia de 20W ou superior (disponível separadamente)

15 W sem fio (MagSafe)
7,5 W sem fio (Qi)
ProteçãoClassificado como IP68 (profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos) segundo a norma IEC 60529Classificado como IP68 (profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos) segundo a norma IEC 60529
ConexõesGSM/EDGE

UMTS/HSPA+

DC-HSDPA

5G (sub-6 GHz) com MIMO 4×4

Gigabit LTE

Wi‑Fi 6

Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6, dual-band, hotspot

Bluetooth 5.3

Chip de banda ultralarga de segunda geração

GPS, GLONASS, Galileo, QZSS e BeiDou

VoLTE

NFC com modo leitura

Cartões expressos com reserva de bateria

Chamadas Wi‑Fi

USB-C

Compatível com USB-C 2.0
GSM/EDGE

UMTS/HSPA+

DC-HSDPA

5G (sub-6 GHz) com MIMO 4×4

Gigabit LTE

Wi‑Fi 6

Bluetooth 5.3

Chip de banda ultralarga de segunda geração

GPS, GLONASS, Galileo, QZSS e BeiDou

VoLTE

NFC com modo leitura

Cartões expressos com reserva de bateria

Chamadas Wi‑Fi

USB-C
Compatível com USB-C 2.0
AutenticaçãoFace ID

Reconhecimento facial pela câmera frontal TrueDepth
Face ID

Reconhecimento facial pela câmera frontal TrueDepth
SensoresGiroscópio de alto alcance dinâmico

Acelerômetro de força g de alta intensidade

Sensor de proximidade

Dois sensores de luz ambiente

Barômetro

Ultra Wideband 2 (UWB)
Giroscópio de alto alcance dinâmico

Acelerômetro de força g de alta intensidade

Sensor de proximidade

Dois sensores de luz ambiente

Barômetro

Ultra Wideband 2 (UWB)
Cartão SIMDual eSIM

Dois eSIMs ativos ou eSIM e nano SIM (armazena 8 ou mais eSIMs)
Dual eSIM

Dois eSIMs ativos ou eSIM e nano SIM (armazena 8 ou mais eSIMs)
CoresPreto, azul, verde, amarelo e rosaPreto, azul, verde, amarelo e rosa

iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max

Iphone 15 pro e iphone 15 pro max, os novos smartphones premium da apple. Imagem: apple
iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, os novos smartphones premium da Apple. Imagem: Apple
EspecificaçãoiPhone 15 ProiPhone 15 Pro Max
PreçoA partir de US$ 999 (ou R$ 9.299)A partir de US$ 1.199 (ou R$ 10.999)
TelaSuper Retina XDR

OLED sem bordas de 6,1 polegadas (na diagonal), 91,3 cm² (proporção tela-corpo de aproximadamente 86,4%)

Dynamic Island

HDR

Resolução de 2556 x 1179 pixels a 460 ppp

Proporção de contraste: 2.000.000:1 (típica)

True Tone

Ampla tonalidade de cores (P3)

Resposta tátil

Brilho máx. de 1000 nits (típico)

Pico de brilho de 1600 nits (HDR)

Pico de brilho de 2000 nits (ambiente externo)

Tecnologia ProMotion com taxas de atualização adaptativas de até 120 Hz

Tela Sempre Ativa
Super Retina XDR

OLED sem bordas de 6,7 polegadas (na diagonal), 110,2 cm² (proporção tela-corpo de aproximadamente 89,8%)

Dynamic Island

HDR

Resolução de 2796 x 1290 pixels a 460 ppp

Proporção de contraste: 2.000.000:1 (típica)

True Tone

Ampla tonalidade de cores (P3)

Resposta tátil

Brilho máx. de 1000 nits (típico)

Pico de brilho de 1600 nits (HDR)

Pico de brilho de 2000 nits (ambiente externo)

Tecnologia ProMotion com taxas de atualização adaptativas de até 120 Hz

Tela Sempre Ativa
Dimensões146,6 x 70,6 x 8,3 mm159,9 x 76,7 x 8,3 mm
CPUA17 Pro

CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência)

GPU de 6 núcleos

Neural Engine de 16 núcleos
A17 Pro

CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência)

GPU de 6 núcleos

Neural Engine de 16 núcleos
Sistema operacionaliOS 17iOS 17
Armazenamento interno128 GB
256 GB
512 GB
1 TB
256 GB
512 GB
1 TB
ÁudioReprodução de Áudio Espacial

Compatível com Dolby Atmos
Reprodução de Áudio Espacial

Compatível com Dolby Atmos
Câmeras traseirasSistema de câmera Pro (grande-angular de 48 MP, ultra-angular de 12 MP e teleobjetiva de 12 MP)

Grande-angular: 48 MP, abertura ƒ/1.78
Ultra-angular: 12 MP, abertura ƒ/2.2
Teleobjetiva: 12 MP, abertura ƒ/2.8

Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor (segunda geração)

Níveis de zoom óptico: 0,5x, 1x, 2x, 3x

Flash True Tone Adaptativo

Photonic Engine

Deep Fusion

HDR Inteligente 5 para fotos

Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade

Iluminação de Retrato com seis efeitos

Modo Noite

Retratos com modo Noite

Estilos Fotográficos

Fotografia macro

Apple ProRAW
Sistema de câmera Pro (grande-angular de 48 MP, ultra-angular de 12 MP e teleobjetiva de 12 MP)

Grande-angular: 48 MP, abertura ƒ/1.78
Ultra-angular: 12 MP, abertura ƒ/2.2
Teleobjetiva: 12 MP, abertura ƒ/2.8

Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor (segunda geração)

Níveis de zoom óptico: 0,5x, 1x, 2x, 3x, 5x

Flash True Tone Adaptativo

Photonic Engine

Deep Fusion

HDR Inteligente 5 para fotos

Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade

Iluminação de Retrato com seis efeitos

Modo Noite

Retratos com modo Noite

Estilos Fotográficos

Fotografia macro

Apple ProRAW
Câmera frontalCâmera frontal TrueDepth

Fotos de 12 MP

Abertura ƒ/1.9

Flash Retina

Photonic Engine

Deep Fusion

HDR Inteligente 5 para fotos

Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade

Iluminação de Retrato com seis efeitos

Animoji e Memoji

Modo Noite

Estilos Fotográficos

Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Modo Cinema até 4K HDR a 30 qps

Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps

Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps

QuickTake de vídeo

Estabilização cinemática de vídeo (4K, 1080p e 720p)

Gravação de vídeo ProRes até 4K a 60 qps com gravação externa
Câmera frontal TrueDepth

Fotos de 12 MP

Abertura ƒ/1.9

Flash Retina

Photonic Engine

Deep Fusion

HDR Inteligente 5 para fotos

Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade

Iluminação de Retrato com seis efeitos

Animoji e Memoji

Modo Noite

Estilos Fotográficos

Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Modo Cinema até 4K HDR a 30 qps

Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps

Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps

QuickTake de vídeo

Estabilização cinemática de vídeo (4K, 1080p e 720p)

Gravação de vídeo ProRes até 4K a 60 qps com gravação externa
Gravação de vídeoGravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Modo Cinema para gravação de vídeos com profundidade de campo (até 4K HDR a 30 qps)

Modo Ação

Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps

Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps

Vídeo em time-lapse com estabilização

Time-lapse com modo Noite

QuickTake de vídeo

Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor para vídeo (segunda geração)

Zoom de áudio

Gravação em estéreo

Gravação de vídeo ProRes até 4K a 60 qps com gravação externa

Gravação de vídeo LOG

Academy Color Encoding System

Gravação de vídeo macro, inclusive em câmera lenta e time-lapse
Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps

Modo Cinema para gravação de vídeos com profundidade de campo (até 4K HDR a 30 qps)

Modo Ação

Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps

Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps

Vídeo em time-lapse com estabilização

Time-lapse com modo Noite

QuickTake de vídeo

Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor para vídeo (segunda geração)

Zoom de áudio

Gravação em estéreo

Gravação de vídeo ProRes até 4K a 60 qps com gravação externa

Gravação de vídeo LOG

Academy Color Encoding System

Gravação de vídeo macro, inclusive em câmera lenta e time-lapse
BateriaBateria interna recarregável de íon de lítio

Recarga sem fio via MagSafe e Qi

Reprodução de vídeo até 23 horas

Streaming de vídeo até 20 horas

Reprodução de áudio até 75 horas

Compatível com recarga rápida. Recarga de até 50% em 30 minutos com adaptador de energia de 20 W ou superior (disponível separadamente)

15 W sem fio (MagSafe)
7,5 W sem fio (Qi)
Bateria interna recarregável de íon de lítio

Recarga sem fio via MagSafe e Qi

Reprodução de vídeo até 29 horas

Streaming de vídeo até 25 horas

Reprodução de áudio até 95 horas

Compatível com recarga rápida. Recarga de até 50% em 35 minutos com adaptador de energia de 20 W ou superior (disponível separadamente)

15 W sem fio (MagSafe)
7,5 W sem fio (Qi)
ProteçãoClassificado como IP68 (profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos) segundo a norma IEC 60529Classificado como IP68 (profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos) segundo a norma IEC 60529
ConexõesGSM/EDGE

UMTS/HSPA+

DC-HSDPA

5G (sub-6 GHz) com MIMO 4×4

Gigabit LTE

Wi‑Fi 6E

Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6, dual-band, hotspot

Bluetooth 5.3

Chip de banda ultralarga de segunda geração

GPS de precisão e dupla frequência (GPS, GLONASS, Galileo, QZSS, BeiDou e NavIC)

VoLTE

NFC com modo leitura

Cartões expressos com reserva de bateria

Chamadas Wi‑Fi

USB-C

Compatível com USB-C 3.0

Tecnologia de rede Thread
GSM/EDGE

UMTS/HSPA+

DC-HSDPA

5G (sub-6 GHz) com MIMO 4×4

Gigabit LTE

Wi‑Fi 6E

Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6, dual-band, hotspot

Bluetooth 5.3

Chip de banda ultralarga de segunda geração

GPS de precisão e dupla frequência (GPS, GLONASS, Galileo, QZSS, BeiDou e NavIC)

VoLTE

NFC com modo leitura

Cartões expressos com reserva de bateria

Chamadas Wi‑Fi

USB-C

Compatível com USB-C 3.0

Tecnologia de rede Thread
AutenticaçãoFace ID

Reconhecimento facial pela câmera frontal TrueDepth
Face ID

Reconhecimento facial pela câmera frontal TrueDepth
SensoresScanner LiDAR

Giroscópio de alto alcance dinâmico

Acelerômetro de força g de alta intensidade

Sensor de proximidade

Dois sensores de luz ambiente

Barômetro

Ultra Wideband 2 (UWB)
Scanner LiDAR

Giroscópio de alto alcance dinâmico

Acelerômetro de força g de alta intensidade

Sensor de proximidade

Dois sensores de luz ambiente

Barômetro

Ultra Wideband 2 (UWB)
Cartão SIMDual eSIM

Dois eSIMs ativos ou eSIM e nano SIM (armazena 8 ou mais eSIMs)
Dual eSIM

Dois eSIMs ativos ou eSIM e nano SIM (armazena 8 ou mais eSIMs)
CoresTitânio Preto, Titânio Branco, Titânio Azul, Titânio NaturalTitânio Preto, Titânio Branco, Titânio Azul, Titânio Natural

Tabela comparativa

iPhone 14 vs. iPhone 15

Tabela comparativa entre os modelos de entrada de 2022 e 2023. Imagem: phone arena
Tabela comparativa entre os modelos de entrada de 2022 e 2023. Imagem: Phone Arena
EspecificaçõesiPhone 14iPhone 15
TelaOLED de 6,1 polegadas (base, Pro); OLED de 6,7 polegadas (Plus, Pro Max)OLED de 6,1 polegadas (base, Pro); OLED de 6,7 polegadas (Plus, Pro Max)
Taxa de atualização60Hz (base e Plus); 120 Hz (Pro e Pro Max)60 Hz (base e Plus), 120 Hz (Pro e Pro Max)
CPUA15 Bionic (base e Plus); A16 Bionic (Pro e Pro Max)A16 Bionic (base e Plus); A17 Pro Bionic (Pro e Pro Max)
Armazenamento128 GB, 256 GB, 512 GB (todos), 1 TB (somente Pro e Pro Max)128 GB, 256 GB, 512 GB (todos), 1 TB (somente Pro e Pro Max)
Câmeras traseirasPrincipal de 12 MP/Ultrawide de 12 MP (base e Plus); 48 MP principal/12 MP ultrawide/12 MP telefoto 3x (Pro e Pro Max)48 MP principal/12 MP ultrawide (base e Plus); 48MP principal/12MP ultrawide/12MP 3x telefoto (Pro); 48 MP principal / 12 MP ultrawide / Telefoto periscópio 5x (Pro Max)
Câmera frontal12MP48MP
Porta de carregamentoLightningUSB-C
BateriaReprodução de vídeo Até 20 horas

Streaming de vídeo Até 16 horas

Reprodução de áudio Até 80 horas
Reprodução de vídeo Até 20 horas

Streaming de vídeo Até 16 horas

Reprodução de áudio Até 80 horas

iPhone 14 Pro vs. iPhone 15 Pro

Tabela comparativa entre os modelos pro de 2022 e 2023. Imagem: phone arena
Tabela comparativa entre os modelos Pro de 2022 e 2023. Imagem: Phone Arena
EspecificaçõesiPhone 15 ProiPhone 14 Pro
TelaOLED de 6,1 polegadasOLED de 6,1 polegadas
Taxa de atualização120 Hz adaptativa120 Hz adaptativa
CPUA17 ProA16 Bionic
Armazenamento128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB
Câmeras traseirasPrincipal de 48 MP/Ultra grande angular de 12 MP/Telefoto de 12 MP com zoom de 3xPrincipal de 48 MP/Ultra grande angular de 12 MP/Telefoto de 12 MP com zoom de 3x
Câmera frontal12MP12MP
BateriaReprodução de vídeo Até 23 horas

Streaming de vídeo Até 20 horas

Reprodução de áudio Até 75 horas
Reprodução de vídeo Até 23 horas

Streaming de vídeo Até 20 horas

Reprodução de áudio Até 75 horas
Porta de carregamentoUSB-CLightning
Tamanho5,77 x 2,78 x 0,32 polegadas5,81 x 2,81 x 0,31 polegadas
Peso6,6 onças7,3 onças
CoresPreto, branco, azul, cinzaRoxo, dourado, prata, preto

iPhone 14 Pro Max vs. iPhone 15 Pro Max

Tabela comparativa entre os modelos pro max de 2022 e 2023. Imagem: phone arena
Tabela comparativa entre os modelos Pro Max de 2022 e 2023. Imagem: Phone Arena
EspecificaçõesiPhone 15 Pro MaxiPhone 14 Pro Max
Tamanho e peso6,30 x 3,02 x 0,32 polegadas (159,9×76,7×8,25mm) – 7,80 onças (221,0g)6,33 x 3,05 x 0,31 polegadas (160,7×77,6×7,85mm) – 8,47 onças (240,0g)
TelaOLED de 6,7″OLED de 6,7″
Taxa de atualizaçãoPromoção de 120 HzPromoção de 120 Hz
Resolução da Tela2796 x 1290 pixels2796 x 1290 pixels
ProcessadorA17 BionicA16 Bionic
Processo de Fabricação3nm4nm
Opções de Armazenamento256 GB, 512 GB, 1 TB128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB
Câmeras PrincipaisPrincipal de 48 MP, 12 MP Ultra, Zoom de 12MP 5XPrincipal de 48 MP, 12 MP Ultra, Zoom de 12MP 3X
Câmera Frontal12 MP12 MP
BateriaReprodução de vídeo Até 29 horas

Streaming de vídeo Até 25 horas

Reprodução de áudio Até 95 horas
Reprodução de vídeo Até 29 horas

Streaming de vídeo Até 25 horas

Reprodução de áudio Até 95 horas
Porta de CarregamentoUSB-CRaio
Carregamento com Fio20 W com fio20 W com fio
Carregamento MagSafe15 W MagSafe15 W MagSafe

E você, o que achou da linha de iPhone deste ano? Já vai garantir o seu? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Apple lança Watch 9 e Watch Ultra 2 com comandos por gestos.

Fonte: Phone Arena [1] e [2], Trusted Reviews e Tom’s Guide [1] e [2].

Revisado por Glauco Vital em 13/9/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados