Aplicativos do google para smartphone android e iphone

32 apps do Google para Android e iPhone que você precisa conhecer

Avatar de larissa fereguetti
Nossa seleção traz 32 apps do Google que são essenciais você baixar no seu smartphone Android ou iPhone

Quem tem um smartphone Android ou iPhone já deve conhecer alguns apps do Google mais comuns como o Gmail, o YouTube e o Google Meet. Porém, há muitos apps do Google que você precisa instalar no seu celular para facilitar a sua rotina.

Preparamos uma lista com os 32 aplicativos do Google mais indicados para o seu smartphone que te darão um suporte nas demandas do trabalho, a registrar uma ótima selfie, se conectar com amigos e familiares e assistir filmes.

Os aplicativos são gratuitos, estão separados por categorias e estão disponíveis para download na Google Play Store ou App Store.

Utilidades

Google Home

Para uma casa mais conectada, com o Google Home você gerencia e controla seus dispositivos Chromecast, Google Nest e claro, outros produtos como luzes e câmeras.

O app possibilita programar funções para criar rotinas das luzes, ouvir músicas, ver as notícias do dia, a previsão do tempo, entre outras.

Interface do aplicativo  google home para android e iphone
Mantenha sua casa totalmente conectada com o Google Home (Imagem: App Store)

Google Chrome

O Google Chrome é um dos melhores aplicativos do Google. O navegador pode facilitar sua busca e navegação de acordo com suas preferências, principalmente quando conectado à sua conta do Google.

O app oferece diferentes recursos para download, pesquisa por voz e tradução da página, com o Google Tradutor.

Interface do aplicativo google chrome para android e iphone
Chrome é um dos aplicativos do Google que permite maior facilidade para navegar na internet (Imagem: Google Play Store)

Google Drive

Ao criar uma conta no Gmail, você já pode acessar sua conta no Drive com ela. O Drive permite que você armazene de forma segura até 15GB de forma gratuita — e se você precisar de mais espaço, basta assinar um dos planos do Google One.

Pelo aplicativo é possível acessar, gerenciar e editar os arquivos, manter disponível offline (com sincronização), compartilhar arquivos com outras pessoas, editar documentos, fazer comentários em pastas e muito mais.

Interface do aplicativo do google, drive, para android e iphone - um dos apps do google
Drive permite salvar, acessar e gerenciar seus arquivos na nuvem (Imagem: App Store)

Google Assistente

O Google Assistente é o assistente virtual do Google que pode realizar várias tarefas para você.

Basta dizer “Ok, Google” e demandar uma ação, como configurar um alarme, perguntar as horas, pedir para ligar para alguém, abrir um aplicativo, enviar uma mensagem, marcar compromissos na agenda, escutar músicas e até receber rotas rápidas. Você pode ver outros recursos do Google Assistente com 20 dicas imperdíveis.

Interface do aplicativo google assistente para android e iphone
Assistente é um dos aplicativos do Google que oferece praticidade e interação com os usuários (Imagem: Google Play Store)

Para quem tem filhos, o app Google Family Link permite que você estabeleça algumas regras quanto ao uso de dispositivos por seus filhos.

Com este aplicativo do Google, os pais podem orientar os filhos a encontrarem conteúdos de qualidade e educacionais recomendados por professores, restringir downloads de outros aplicativos, bloquear dispositivos dos filhos remotamente, monitorar tempo de uso e acompanhar localização quando os filhos estiverem fora de casa.

Interface do aplicativo google family link para android e iphone
Além de monitoramento, o app possui uma série de conteúdos recomendados por professores (Imagem: Google Play Store)

Google Opinion Rewards

O Opinion Rewards é um aplicativo de pesquisa do Google que funciona da seguinte maneira: você faz seu cadastro (com a conta Google e o CPF) e responde a perguntas feitas pelo aplicativo. A cada pergunta você ganha créditos no Google Play (e pode usar para comprar aplicativos, livros ou filmes).

Não é obrigatório responder a todas as perguntas feitas pelo aplicativo. Além disso, elas não são perguntas tão invasivas. Podem ser sobre a sua escolaridade, se você é estudante, se há crianças na sua casa e se um vídeo seria uma boa indicação para você. A frequência das perguntas costuma ser maior no começo.

Interface do app google opinion rewards para android e iphone
Com o Opinion você ganha créditos na Google Play a cada pergunta respondida (Imagem: Google Play Store)

Gboard

O Gboard é um app que traz toda a performance do Teclado Google com digitação por gesto e voz, escrita com letra cursiva ou de forma, digitação multilíngue com centenas de idiomas disponíveis, pesquisa rápida por emojis e GIFs e o Google Tradutor.

Interface do app gboard para android e iphone
Funcionalidades do Teclado Google no smartphone Android ou iPhone

Google Authenticator

O Authenticator é uma proteção para a sua conta Google. Ele permite incorporar uma verificação de duas etapas e ampliar a segurança. Basicamente, o app gera um código para liberar a conta e você deve digitá-lo após inserir a senha.

Uma dica importante ao usar o aplicativo é fazer um backup quando trocar de celular para que você não corra o risco de perder o acesso às suas contas.

Aplicativos do google para segurança: google authenticator para android e iphone
Authenticator garante mais segurança para a sua conta e os demais aplicativos do Google (Imagem: App Store)

Comunicação

Google Meet

Com a pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa e um dos aplicativos do Google que tornou-se um grande recurso para as reuniões de equipe, foi o Google Meet.

Com videochamadas criptografadas, o app permite que qualquer usuário de uma conta Google crie uma sala de reunião para até 250 participantes, compartilhe tela, grave reuniões que ficam armazenadas no Drive, e que também use uma imagem como fundo para trazer uma leveza para os encontros virtuais.

Google meet, app para videochamadas para android e iphone
Organize reuniões e encontros virtuais com amigos e familiares com o Meet (Imagem: Google Play Store)

Google Duo

Mais uma opção de aplicativos do Google para videochamadas: o Google Duo permite realizar chamadas de voz e videochamadas. Basta escolher um contato e pronto. Para ter maior qualidade na videochamada é preciso ter uma boa conexão com a internet.

Quando alguém te liga, você já tem uma visualização do vídeo ao vivo para saber quem está ligando. Caso você não atenda, a pessoa pode deixar uma mensagem de vídeo para você e caso não seja possível conversar por vídeo, você pode fazer uma chamada de voz simples.

Interface do app google duo para android e iphone
Duo é uma outra opção de aplicativos do Google para videochamadas (Imagem: App Store)

Gmail

Quase todo mundo que tem um smartphone Android ou até um iPhone tem uma conta no Gmail. Inclusive, ela é necessária para o login em vários aplicativos do Google. Mesmo quem possui um e-mail principal de outro endereço pode configurar para receber as notificações na conta do Gmail.

As vantagens do Gmail são várias: ele permite agrupar conversas, inserir diferentes marcadores, separar as mensagens por cor, permite configurar a frequência das notificações e da sincronização e mais.

Gmail aplicativos do google
Gmail também permite gerenciar as contas de outros provedores (Imagem: Google Play Store)

Entretenimento em apps do Google

YouTube

O YouTube figura entre os aplicativos do Google mais conhecidos. Com o app, é possível assistir os mais diversos tipos de vídeos, escutar músicas, receber notificações dos canais que acompanha, recomendações com base no que você assiste e histórico que salva conteúdos que você consumiu na plataforma.

Youtube, plataforma de vídeos para android e iphone
YouTube é ideal para quem gosta de assistir vídeos (Imagem: App Store)

YouTube Kids

O YouTube Kids é uma ótima ferramenta para que pais controlem e aprovem conteúdos que seus filhos assistem, de acordo com a faixa etária. Dessa forma, as crianças podem explorar conteúdos em um ambiente seguro e controlado.

Com o app é possível criar até oito perfil personalizados e acompanhar os que as crianças estão assistindo, descobrindo assim quais são seus interesses também.

Aplicativo youtube kids para android e iphone
YouTube Kids traz recurso de timer para limitar o tempo de uso (Imagem: Google Play Store)

YouTube Music

Como o Google Play Music foi descontinuado em outubro de 2020, o YouTube Music virou o principal serviço de música do Google que oferece álbuns oficiais, playlists, singles e recomendações com base no seus gostos.

O app conta com pacote Premium com custo de R$ 16,90/mês, para aproveitar as músicas sem anúncios.

Novo aplicativo do google para músicas, youtube music para android e iphone
Plano Premium conta com recurso offline (Imagem: App Store)

Google Play Livros

O Google Play Livros é ideal para quem gosta de ler e não quer carregar peso.

No app você tem a opção de comprar livros da biblioteca (há livros gratuitos também) ou fazer upload dos próprios arquivos. Ainda, é possível fazer tradução e marcação dos trechos do livro. No caso das marcações, os trechos são salvos em um arquivo diretamente no seu Google Drive.

Uma outra função é a de audiolivros. Para escutar um livro você pode comprá-lo como áudio ou pode clicar na opção de “leitura em voz alta”.

Interface do google play livros para android e iphone
Play Livros é um aplicativo que permite a ler e escutar os livros (Imagem: App Store)

Google Play Filmes

Saudades de uma locadora de filmes? O Google Play Filmes funciona como uma – só que no formato online.

Com o app você consegue assistir filmes alugados (ou comprados) e aproveitar lançamentos como Tenet, novo filme de Christopher Nolan.

Alguns títulos custam R$ 3,90 para alugar e a plataforma oferece um catálogo variado categorizado por gêneros e faixa etárias para as crianças.

Interface do app google play filmes para android e iphone
App oferece extenso catálogo para todos os gostos e idades (Imagem: App Store)

Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture é um paraíso para as almas curiosas. Com esse aplicativo é possível visitar museus, ver obras famosas, ir a exposições arte e outras aventuras sem sair do lugar, só pela tela do celular.

Há opções de zoom, realidade virtual, tour virtuais, navegação por época, salvar coleção pessoal e reconhecedor de artes – para quando você estiver em um museu e quiser sobre mais uma arte, apontar a câmera do seu smartphone Android ou iPhone e receber mais informações sobre a obra.

Art & culture aplicativos do google
Arts & Culture permite explorar o mundo das artes sem sair do lugar (Imagem: Google Play Store)

Google Podcasts

Se você já é adepto aos podcasts ou quer incluí-los em sua rotina, o app Google Podcasts oferece de forma gratuita um catálogo variado de podcasts.

No app, você encontra programas de educação, cinema e TV, notícias, humor, arte, esportes e tecnologia.

Aplicativo de podcasts, google podcast para android e iphone
App conta com recomendações de programas e episódios para você (Imagem: Google Play Store)

Produtividade em apps do Google

Documentos Google

Este é um dos aplicativos do Google para que você trabalhe em tempo real compartilhando arquivos com outros colegas de trabalhos.

Além do recurso de compartilhar arquivos, o app Documentos Google conta com comentários, histórico para visualização das últimas alterações, salvamento automático no Drive, possibilidade de abrir, editar e salvar documentos do Microsoft Word e edição no modo offline.

Editor de arquivos em word, aplicativo documentos google para android e iphone
Crie, edite e compartilhe com o app Documentos Google (Imagem: App Store)

Planilhas Google

Crie planilhas diretamente do seu smartphone Android ou iPhone com o app Planilhas Google.

O app permite editar arquivos existentes, compartilhar com outras pessoas e colaborar na planilha ao mesmo tempo em que outra pessoa a edita, formatar células e incluir gráficos e fórmulas.

App planilhas google para edição de planilhas no android e iphone
App salva automaticamente suas planilhas no Drive (Imagem: App Store)

Apresentações Google

Para criar apresentações, use o Apresentações Google, outro app para edição de arquivos que permite compartilhamento para que outras pessoas colaborem ao mesmo tempo.

Edite, inclua e reorganize slides com ferramentas para edição de textos, formas e apresente diretamente do seu smartphone Android ou iPhone.
O aplicativo possui compatibilidade para abrir, editar e salvar arquivos do Microsoft PowerPoint também.

Aplicativo apresentações google para edição de slides no android e iphone
Apresente slides em videochamadas com seu smartphone Android ou iPhone (Imagem: App Store)

Google Agenda

O Google Agenda é um calendário online que organiza as tarefas diárias e reuniões. O app conta com alerta para os compromissos e lembretes, permitindo agrupar mais de uma agenda (pessoal, do trabalho e etc) e agendamento de compromissos com outras pessoas, com convites sendo enviados diretamente do app.

O Agenda possui interface simples e fácil de usar com visualizações diferentes (diária, semanal, mensal) para os seus compromissos.

App google agenda para android e iphone
Agenda é um aplicativo ideal para quem precisa se organizar (Imagem: Google Play Store)

Google Keep

O Keep é um aplicativo para criar notas e listas. É possível gravar uma nota de voz e transcrevê-la automaticamente, anexar foto, pesquisar nas notas e sincronizar suas notas em um computador ou tablet/iPad.

Também é possível compartilhar, adicionar cores e marcadores e organizar as notas. Um recurso inteligente do app é programar para abrir uma lista assim que chegar a um determinado local – você pode programar para abrir a lista de compras quando chegar ao supermercado, por exemplo.

Aplicativo de listas, google keep para android e iphone
Keep substitui os famosos post-its (Imagem: App Store)

Google Tarefas

Organize suas tarefas com o app Google Tarefas. Com recurso de integração com o Gmail e Google Agenda, você gerencia, salva e edita suas tarefas de qualquer lugar com seu smartphone Android ou iPhone.

Crie listas com tarefas e classifique-as em ordem de importância e subtarefas, defina prazos de entrega e receba notificações com lembretes.

Interface aplicativo google tarefas para android e iphone
Priorize e organize tarefas com o Google Tarefas (Imagem: App Store)

Google Tradutor

O app Google Tradutor é um grande recurso para traduzir textos, conhecer palavras e suas pronúncias para quem não conhece ou está aprendendo um novo idioma.

O Google Tradutor possui tradução para 103 idiomas e 59 idiomas quando estiver offline e recursos para traduzir textos de outros apps, de imagens enviadas instantaneamente apontando a câmera do seu smartphone Android ou iPhone e até de textos escritos à mão.

Aplicativo google tradutor para tradução de 103 idiomas no android e iphone
Google Tradutor também detecta o idioma pela voz (Imagem: App Store)

Google Classroom

O Google Classroom (ou Sala de aula) oferece conexão para professores e alunos dentro e fora da escola, permitindo criar turmas, distribuir e corrigir tarefas e organizar estudos dentro da mesma plataforma.

Compartilhe arquivos de estudo e materiais didáticos com os alunos, envie lembretes, organize debates e murais para que alunos se comuniquem.

Aplicativo google classroom para criação de salas no android e iphone
Ambiente online para professores e alunos (Imagem: App Store)

Apps do Google para Imagem

Selfissimo

O Selfissimo, como o nome já diz, é um aplicativo para quem gosta de selfies. Ele gera a foto automaticamente quando o usuário faz a pose, identificando as pequenas pausas no movimento. Com isso, você pode tirar quantas fotos quiser sem precisar do “clique”.

É um recurso muito bom para fotos tiradas em situações de mais movimento ou com animais que não param quietos, já que o app aproveita os segundos parados para fazer a captura.

Selfissimo aplicativos do google
App conta com tecnologia experimental do Google para captura automática de fotos (Imagem: Google Play Store)

Snapseed

O Snapseed é o app do Google para editar fotos de maneira profissional.

São 29 ferramentas e filtros, entre eles pincel de filtro seletivo, ajuste de exposição e cor, perspectiva, molduras, contraste de tons e suavização de planos de fundo. E como não poderia deixar de ser, o Showmetech traz tudo que você precisa saber para fazer edições incríveis nas suas fotos usando o Snapseed.

Editor de imagens, snapseed para android e iphone
Edite suas fotos com as 29 ferramentas do app (Imagem: App Store)

PhotoScan

O PhotoScan do Google Fotos permite que você digitalize e salve suas fotos impressas usando a câmera do celular. A diferença para uma foto simples é que ele possui recursos avançados para a melhor qualidade das fotos. Há opções para fotografar sem reflexo, corte automático, digitalização com correção da perspectiva, rotação inteligente e mais.

Photoscan aplicativos do google
Photoscan scaneia fotos com maior qualidade (Imagem: Google Play Store)

Google Fotos

O Google Fotos é muito mais que uma simples galeria. O app é cheio de recursos como álbuns compartilhados, edição avançada, backup automático, álbuns inteligentes, criações automáticas, álbuns dinâmicos e mais.

Em dezembro de 2020, o Google Fotos ganhou o novo efeito 3D para fotos também.

Backup de fotos com o app google fotos para android e iphone
Fotos é um dos aplicativos do Google que permite organizar e fazer backup dos seus cliques (Imagem: Google Play Store)

Localização

Google Earth

Para conhecer um pouco mais do mundo sem sair de casa, o app Google Earth conta com imagens de satélite e terrenos em 3D de todo o planeta e construções em 3D de centenas de cidades para que você possa explorar com a perspectiva 360º do Street View.

Confira histórias, mapas imersivos e tours guiados por colaboradores da BBC Earth, NASA e National Geographic.

Aplicativo google earth para android e iphone
Descubra novos lugares com o Google Earth (Imagem: App Store)

Google Maps

O Maps é um dos aplicativos do Google mais úteis e utilizados, que ajuda bastante quando você precisa chegar em algum lugar, mas não faz ideia de como fazer isso. Basta buscar a localização e ele te mostra opções para chegar lá a pé, de transporte público, de transporte particular e mais em diferentes rotas. Ainda, você pode ativar a função de iniciar rotas e fazer seu trajeto recebendo as orientações por áudio e visualmente.

Outra função do aplicativo é informar sobre o trânsito, a duração das viagens, os locais próximos a você (como restaurantes, farmácias, hotéis, etc.) e mais. Além disso, o Maps também oferece a função de visualização da imagem de satélite da região. Ao logar com a conta do Google você pode salvar seus locais favoritos, definir seu deslocamento diário, comentar, avaliar locais.

Google maps para android e iphone
Maps é um dos aplicativos do Google que vai além de um simples mapa (Imagem: Google Play Store)

Recapitulando, estes são os 32 aplicativos do Google para Android e iPhone que você precisa baixar:

  • Google Home
  • Google Chrome
  • Google Drive
  • Google Assistente
  • Google Family Link
  • Google Opinion Rewards
  • Teclado Google
  • Google Authenticator
  • Google Meet
  • Google Duo
  • Gmail
  • YouTube
  • YouTube Kids
  • YouTube Music
  • Google Play Livros
  • Google Play Filmes e TV
  • Google Arts & Culture
  • Google Podcasts
  • Documentos Google
  • Planilhas Google
  • Apresentações Google
  • Google Agenda
  • Google Keep
  • Google Tarefas
  • Google Tradutor
  • Google Classroom
  • Selfissimo!
  • Snapseed
  • PhotoScan
  • Google Fotos
  • Google Earth
  • Google Maps

Você já tem algum desses aplicativos do Google no smartphone Android ou iPhone ou sentiu falta de algum app da empresa que vale a pena ser baixado? Conte aqui nos comentários.

Fontes: Google Play Store e App Store

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados