Invasão secreta, crítica

CRÍTICA: Invasão Secreta SE 01 EP 01: A Ressurreição 

Avatar de eduardo rebouças
O episódio de estreia de Invasão Secreta mostrou bem o potencial da nova série, com uma surpresinha ainda no final. Quer saber mais? Leia a crítica!

Marvel Maníacos! Temos mais uma série do Universo Marvel no Disney+ com a chegada de Invasão Secreta, que estreou hoje, dia 21. Ela terá seis episódios no total, lançados semanalmente, toda quarta-feira, no serviço de streaming. Lembramos que esta crítica terá spoilers da trama do primeiro episódio, “A Ressurreição”, meramente em caráter de se comentar o que assistimos para produção desta matéria, portanto tome o devido cuidado caso queira assisti-lo sem saber de muitos detalhes.

Invasao secreta. Primeiro episódio, disney+
Com um estalar de dedos, Thanos (John Brolin) mudou o MCU para sempre. (Imagem: Disney)

Contexto geral do Universo Cinematográfico Marvel

Uma coisa que não podemos reclamar de todos os filmes e séries advindos do Universo Cinemático Marvel (ao qual vamos nos referir por MCU, sigla do nome em inglês, Marvel Cinematic Universe), que teve seu início há mais de dez anos, com Homem de Ferro, é que não há variedade na temática entre esses produtos, nem de que não existe uma tentativa de manter tudo interligado. Mesmo que nem todos sejam vitais para a trama geral, há sempre uma ligação, por mais tênue que ela seja, que faz com que geralmente valha a pena assistir, pelo menos para conferir algo de interessante que aparecerá.

Mas no caso da fase atual, a quarta do MCU, isso não vem sendo exatamente o caso. Filmes como Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Homem-Formiga e Vespa: Quantumania, apesar de divertidos, não têm trazido lá muito para o montante da história como um todo. Decerto isto está para mudar com a chegada de Invasão Secreta, a nova série do Disney+ que promete finalmente trazer Nick Fury, há algum tempo sumido dos filmes, de volta aos bastidores, trazendo a tão esperada ligação entre os acontecimentos de Capitã Marvel com a realidade atual dos filmes “pós-Blip”.

Caso essa menção em forma de easter egg tenha te deixado meio perdido, vamos refrescar sua memória: em Os Vingadores: Guerra Infinita, após conseguir colocar suas mãos em todas as Joias do Infinito, poderosas gemas que quando reunidas têm o poder de mudar tempo e realidade, Thanos, o grande vilão até aquele momento, num estalar de dedos eliminou metade da população do universo. Nesse apagão, diversos dos heróis desapareceram, entre eles o próprio Nick Fury, personagem interpretado por Samuel L. Jackson.

Por cinco longos anos, quem ficou para trás teve que viver com a falta de entes queridos, como já vimos nos filmes e séries decorrentes; mas até agora não soubemos dos efeitos do Blip para raças além da humana, e são essas as consequências de Invasão Secreta, pois parte disso a motivação do líder da célula rebelde Skrull na Terra, chamado Gravik (Kingsley Ben-Adir, da série The OA). Isso sem contar com a própria experiência de Fury ao ser apagado, e o trauma que o levou a se isolar da humanidade ao deixar o planeta a bordo da S.A.B.R.E, a estação espacial da organização S.H.I.E.L.D., cuja última aparição ocorreu no trailer de Marvels, o filme que finalmente colocará a Ms Marvel ao lado de sua heroína preferida, a Capitã Marvel. Ou seja, essa não será de longe sua aparição final, mesmo sem a presença de Fury na estação.

Invasao secreta. Primeiro episódio, disney+
Invasão Secreta traz de volta Nick Fury (Samuel L. Jackson) sem seu tradicional tapa-olho, mas será mesmo que ele está legal? (Image: Disney)

Começo repleto de ação e espionagem

O primeiro episódio de Invasão Secreta, intitulado “A Ressurreição”, começa em Moscou, com o agente Ross (Martin Freeman, reprisando seu papel em Pantera Negra e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) indo ao encontro de outro agente, Prescod (Richard Dormer, o Beric Dondarrion, aquele cara com a espada flamejante de Game of Thrones), que narra os minutos iniciais, pintando o pano de fundo da trama que tem início neste capítulo. A paranoia tomou conta e ele acredita que há mais de 30 anos de conspiração Skrull para infiltrar a raça humana, com o objetivo de colocar os Estados Unidos contra a Rússia em uma nova Guerra Fria, e com isso, aniquilar a humanidade na guerra resultante. Esses 30 anos são referência ao momento em que Carol Danvers assumiu o manto da heroína espacial dentro da continuidade, durante os anos 1990, como foi visto em Capitã Marvel.

Antes que Prescod pudesse fazer algo a respeito disso com as provas que juntou, sua inquietação e suspeita o levam a travar uma luta corporal com Ross, que acaba matando-o, aparentemente em defesa própria. O agente parte em fuga, com um espião russo em seu encalço. Durante a perseguição pelos telhados do centro velho de Moscou, o agente da S.H.I.E.L.D acaba caindo, ferindo-se mortalmente no processo. Ao morrer ao lado de Talos (Ben Mendelsohn, de Rogue One: Uma História Star Wars), o representante de Fury na Terra revela-se um Skrull. Prescod estava certíssimo. Uma pista que poucos puderam pegar, a não ser os mais atentos, é que em Wakanda Para Sempre, Ross havia perdido seu status como agente de campo após contrariar as ordens de seus superiores e ajudar a personagem Shuri, então não poderia estar em ação no início do episódio, visto que a série se passa depois dos eventos do segundo filme do Pantera Negra.

Após a belíssima abertura da série, que utiliza ilustrações colocadas em uma espécie de transfiguração, casando muito bem com a ideia da série que uma raça de metamorfos está invadindo nosso planeta, vemos a triunfante chegada de Nick Fury. Bem, “triunfante” talvez não seja a melhor maneira de descrevê-la, pois ele chega à Terra cambaleante, no meio de um campo nos arredores de Moscou, e num estado muito aquém do esperado. Ele está velho e, aparentemente, por fora das novidades do cenário dos espiões.

Fury não demora em se encontrar com a agente Hill (Cobie Smulders, de How I Met Your Mother), que o coloca a par da situação quando os dois chegam ao seu esconderijo, onde têm uma conversa com Talos. Essa conversa em particular é um curto resumo dos acontecimentos entre Os Vingadores: Guerra Infinita e os filmes e séries que o seguiram, sob o ponto de vista Skrull. Particularmente, a respeito de Soren, a esposa de Talos, personagem que participou de Capitã Marvel e Homem-Aranha: Longe de Casa e que morreu em algum momento após assumir a identidade de Hill.

Invasao secreta. Primeiro episódio, disney+
Nick Fury e Talos (Ben Mendelsohn) compartilham um laço quase que familiar entre si. (Imagem: Disney)

O drama de uma família nada convencional

Aparentemente, a filha do casal, G’iah, também desaparecida durante o “Blip”, sentiu-se traída pela humanidade, que antes havia prometido salvo-conduto para os Skrulls na Terra. E como vemos neste primeiro episódio, ela faz parte da grande rebelião Skrull orquestrada por Gravik, com Emilia Clarke, de Game of Thrones, no papel. Durante o papo com Talos, Fury fica à par do que houve com Prescod, e que os arquivos que ele queria repassar ao velho diretor da agência eram nada menos que planos para construção de uma bomba suja, a ser usada como estopim do conflito entre as duas superpotências mundiais.

Em uma curta cena fora de Moscou, agora em Washington, DC, a informação da volta de Fury chega aos ouvidos do presidente dos Estados Unidos por meio de James “Rhodey” Rhodes (Don Cheadle), o Máquina de Guerra e antigo parceiro do Homem de Ferro. O primeiro em comando do país, interpretado por Dermot Mulroney (de Pânico 6) taxa Fury e Hill de agentes renegados; a grande pergunta que fica no ar é o papel de Rhodey em sua nova função como conselheiro, agora fora de sua armadura. Vale salientar que este presidente provavelmente deixará o cargo muito em breve, já que Harrison Ford foi escalado para assumir o lugar de William Hurt, falecido no ano passado, para encarnar o General Ross, inimigo número um do Incrível Hulk. No novo filme do Capitão América, A Nova Ordem Mundial, ele aparentemente assumirá o posto de presidente dos Estados Unidos.

Fury fica revoltado com o que escuta e decide dar uma voltinha à noite na capital russa. Ela dura pouco, pois ele acaba sendo raptado e levado até Sonya Falworth (Olivia Colman, ganhadora do Oscar por A Favorita), a ameaçadora espiã da MI-6 com um quê de psicopatia, pela primeira vez revelada no MCU, com quem Fury aparentemente tem uma longa e aparentemente conturbada história ainda não revelada.

Para quem está por fora da longa e conturbada cronologia dos quadrinhos, um easter egg bacana: Falsworth é um nome com peso dentre os heróis Marvel, cuja árvore genealógica origina-se na Segunda Guerra Mundial com James Montgomery Falsworth, o herói de guerra Union Jack, antigo colega de batalhão de Bucky, o mesmo que veio a se tornar o Soldado Invernal, personagem de Sebastian Stan em diversos dos filmes e na série Falcão e o Soldado Invernal, também do Disney+.

Falsworth conta ao velho Fury que a MI-6 está investigando o sumiço de carregamentos de materiais de um depósito no Cazaquistão, e tenta extrair dele qualquer informação relevante. Mas Fury prova estar fora da sua antiga forma, e Falsworth logo o bota para fora. É então que temos a primeira aparição de Clarke no papel de G’iah, ao recrutar um novo Skrull para a causa de Gravik, mostrando a nós o assentamento que foi montado em uma usina nuclear abandonada, em algum lugar na Rússia; fomos lembrados anteriormente no episódio que Skrulls são imunes à radioatividade, então esse é o lugar perfeito para a seita se refugiar, fora dos olhares e livre para planejar e executar a conspiração que se desenrolará na série.

Invasao secreta. Primeiro episódio, disney+
Martin Freeman faz uma breve ponta neste episódio de estreia, retornando ao seu papel como Agente Ross. (Imagem: Disney)

Nem tudo é o que aparenta ser

Nessa visita ao complexo de Gravik, de codinome Novo Skrullus, pinta outro easter egg, já que Skrullus é o nome do planeta natal Skrull. Nesta visita, vemos um vislumbre de um aparente refúgio para Skrulls, com crianças brincando sem a necessidade de esconder suas verdadeiras feições, mas há algo obscuro acontecendo dentro dos prédios não mais abandonados na velha usina. Os Skrulls liderados pelo ex-membro do conselho da raça possuem uma vasta coleção de humanos raptados sob sua posse, e por meio deles, conseguem assumir suas identidades sem levantar qualquer suspeita, pois roubam também seus pensamentos usando máquinas muito semelhantes às vistas pela última vez em Capitã Marvel: *pimba*, outro easter egg. Colocando-os em ação como seus agentes, Gravik espera causar uma série de atentados terroristas, começando pela explosão de algumas bombas menores em algum lugar da Rússia.

Nisso, G’iah é incumbida de levar uma delas, indo buscá-la junto de quem a montou, para servir de isca contra seus perseguidores. Fury e sua equipe chegam à mesma conclusão, e ao encontrar o contato dos rebeldes em Moscou, Talos luta com o suposto mercador, que também se revela um Skrull, acusando-o de trair seu próprio povo ao se aliar aos humanos; mesmo contra a vontade de Talos, Fury mata o outro Skrull a tiro. Na rua, G’iah levanta as suspeitas da agente Hill ao sair do local às pressas, levando consigo uma mochila. Ela persegue a garota até um túnel de trem, onde também brigam, o que dá tempo suficiente para Talos alcançá-las e encurralar sua filha, que fica sabendo da morte de sua mãe, cuja responsabilidade é de Gravik.

Aparentemente virando para o lado do pai no conflito, G’iah concorda em ajudá-lo, marcando as mochilas para que no momento do atentado, cuja localização agora sabem, uma praça no centro de Moscou, Fury e os outros possam tentar evitar o pior. Infelizmente, tudo acaba dando errado durante a operação de recuperação das bombas, e Gravik detona uma delas, espalhando o caos no lugar, lotado de pessoas. Durante a confusão, Hill se vê na mira do revólver de Fury, e perplexa pelo que vê, é baleada pelo seu suposto amigo. É aí que acontece a grande reviravolta do episódio: Fury tinha o tempo todo um sósia seu entre os rebeldes, e ao acolher sua amiga em seus últimos suspiros, deixa algumas perguntas que agora não querem calar: o que houve com ele nesse tempo fora da Terra? E como os Skrulls conseguiram obter sua identidade?

O que achamos do episódio

“A Ressurreição” trouxe cenas de ação mais corriqueiras do que estamos acostumados no fantástico mundo da Marvel, em que heróis travam batalhas com as forças do mal em embates épicos e cheios de efeitos especiais. Essa mudança de panorama para algo mais real e sem poderes pode deixar alguns fãs um pouco insatisfeitos com o correr deste primeiro episódio de Invasão Secreta.

Por outro lado, a trama que vai se desenrolar nos cinco outros episódios dessa curta temporada da série é mais do que promissora, não só para uma boa história de espionagem por si só, mas também como possível estopim para o que até agora foi uma fase 4 bastante morna para o Universo Cinematográfico Marvel

Levando em consideração que a saga com mesmo nome ocorrida nos quadrinhos em 2008 trouxe grandes mudanças à continuidade da época, onde heróis de primeiro escalão como a própria Capitã Marvel e Hank Pym, o Homem-Formiga original, foram revelados como Skrulls, há muito potencial para que os eventos da série também tragam surpresas de grande calibre para o MCU. Agora só resta esperarmos até o episódio da semana que vem para a gente continuar desvendando esse mistério junto de Nick Fury e companhia.

Fique por dentro de ainda mais novidades de seus quadrinhos favoritos sintonizando suas anteninhas no Showmetech!                        

Marvel Studios: Conheça todos os filmes e séries do MCU

Fontes: Decider, Disney, Game Rant, Looper, Marvel Cinematic Universe Wiki [1], [2]    

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (21/06/23)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados