Conecte-se conosco
Evento da Apple: Como assistir a WWDC 2017

Aplicativos

WWDC 2017: Veja o resumo das principais novidades apresentadas pela Apple

Apple realizou a conferência WWDC 2017 e apresentou o iOS 11, macOS High Sierra, Apple HomePod e muito mais!

A Apple deu início a WWDC 2017, sua conferência oficial para desenvolvedores, no início da tarde desta segunda-feira (05), como faz tradicionalmente, e apresentou novas versões de seus sistemas operacionais, iOS, watchOS e macOS. Novos gadgets foram apresentados, como um novo iMac Pro e o já aguardado “Siri Speaker“, concorrente do Amazon Echo, foi anunciado e se chama HomePod.

Confira um resumo de todas as novidades que a Apple apresentou hoje:

tvOS

A “grande novidade” para o sistema da Apple TV foi a chegada do aplicativo Amazon Prime Video. A apresentação de novidades do tvOS se resumiu basicamente a isso.

watchOS 4

php5xs4ts 720x390 - WWDC 2017: Veja o resumo das principais novidades apresentadas pela Apple

Entre as novidades do watchOS 4, talvez a maior seja a Siri watch face, que usa a inteligência da assistente pessoal Siri para mostrar informações úteis para você e atalhos rápidos. Uma “inutilidade” legal adicionada ao sistema foram os 3 personagens de Toy Story: Woody, Jessie e Buzz Lightyear, que poderão apresentar as horas no Apple Watch, assim como a personagem Minnie.

Alguns apps receberam melhorias. O aplicativo Activity ficou mais dinâmico e pessoal e o Workout também recebeu melhorias. Ambos focados em dar um chega pra lá no sedentarismo e investir cada vez mais na saúde dos usuários. Para finalizar as novidades nos apps, finalmente, o Apple Music do watchOS será sincronizado com o iOS e macOS. Veja todas as novidades sobre o watchOS e Apple Watch aqui.

macOS 10.13 High Sierra
mac sierra homescreen 720x559 - WWDC 2017: Veja o resumo das principais novidades apresentadas pela Apple

O novo macOS se chamará High Sierra, um nome que já entrega que ele não passará de uma “versão S” do macOS Sierra. De fato, melhorias no design não foram apresentadas. Entretanto, melhorias no Safari, Mail e novidades para o Photos foram apresentadas. No Mail, por exemplo, a Apple diz ter reduzido em 35% o espaço ocupado pelos e-mails. O Photos ganhou uma nova forma de visualizar as imagens, busca por tags e organização de fotos por reconhecimento facial. Nada tão novo, porém útil.

Mas a maior novidade se dá pela adoção do sistema de arquivos APFS (acrônimo de Apple Fyle System) como padrão do macOS. Entre as melhorias que ele trás, estão a criptografia nativa de arquivos, cópia instantânea de diretórios e arquivos, se estiverem no mesmo HD, mais responsividade e operações de metadados paralelizadas.

O sistema começa a ser liberado hoje para desenvolvedores e chegará para todos os usuários na primavera. Confira aqui todas as novidades apresentadas no mac OS High Sierra.

iMac e iMac Pro

new 2017 imac pro dark grey front 720x608 - WWDC 2017: Veja o resumo das principais novidades apresentadas pela Apple

O iMac recebeu uma atualização e agora conta com uma tela mais brilhante, processador e placa gráfica mais potentes. Agora, o computador da Apple conta com um processador Intel de 7ª geração, Kaby Lake, de 4.2 GHz com Turbo Boost até 4.5 GHz. O SSD ficará 50% mais rápido com Fusion Drive e novas portas Thunderbolt 3 foram incluídas.

Agora, a versão de 21,5 polegadas poderá ter 32 GB e a versão de 27 polegadas, 64 GB de memória RAM. A palca gráfica será uma Intel Iris Plus Graphics 640, para a versão menor e uma AMD Radeon Pro série 500, com até 8 GB de VRAM no iMac maior.

Apesar do upgrade expressivo no iMac, a maior novidade é o novo iMac Pro. Batizado pela Apple como “o Mac mais poderoso do mundo,” ele chega em Dezembro e terá um processadores de até 18 núcleos, 22 Teraflops de GPU, armazenamento rápido e I/O avançada.

O novo iMac Pro tem uma cor escura, e elegante, o “cinza espacial” já conhecidos dos iPhones. Uma deslumbrante tela de 27 polegadas Retina com resolução 5K, processador Xeon com até 18 núcleos e até 22 Teraflops de capacidade gráfica fazem dele o Mac mais poderoso já criado. Ele deve chegar em dezembro nos Estados Unidos a partir de US$ 4.999.

iOS 11

ios 11 1 720x480 720x480 - WWDC 2017: Veja o resumo das principais novidades apresentadas pela Apple

O iOS 11 ganhou uma nova interface, mas apenas para os iPads e finalmente recebeu o tão sonhado Gerenciados de Arquivos. Como diz o ditado: “Antes tarde do que nunca”. O iMessage, aplicativo de mensagens da Apple, ganhou uma série de apps embutidos, mas a grande novidade é a sincronização com o iCloud.

A Central de controle foi reformulada e as Central de notificações e Tela de bloqueio se tornaram uma só.

E se os criadores do MP3 declararam a morte do formato, a Apple quer matar o JPEG. Calma que eu explico. É que a partir de agora, os vídeos gravados com o iOS 11 serão codificados com HEVC, tirando de campo o formato H.264. Isso garante duas vezes mais compressão de vídeo sem perca de qualidade. Já para as fotos, sai o JPEG e entra o HEIF, um formato que promete tamanho 50% menor e a mesma qualidade.

Várias atualizações em apps, Siri, Mapas, Apple Pay e Realidade Aumentada foram apresentados. Confira todas as novidades do iOS 11 aqui.

HomePod

homepod white shelf 720x406 - WWDC 2017: Veja o resumo das principais novidades apresentadas pela Apple

Como já havíamos noticiado, a Apple apresentaria um concorrente para o Amazon Echo e Google Home e este é o HomePod. Ele se trata de um alto-falante com a Siri, nos mesmos moldes de seus concorrentes. Ele toca músicas da biblioteca da Apple Music e atende ao comando “hey, siri”.

O design, inspirado no do atual Mac Pro, mais lembra um novelo de lã, à “lata de lixo tecnológica” que é o super computador que serviu de inspiração para o HomePod.

Equipado com seis microfones, o HomePod pode receber ordens à uma distância considerável, de acordo com a Apple, e mesmo em ambientes com bastante ruído. Isso, só saberemos com os primeiros testes, mas a empresa de Cupertino não costuma decepcionar.

Ele será lançado em duas opções de cores (preto ou branco, apenas) nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália em dezembro, e falando apenas inglês. Seu preço é US$349 e o resto do mundo só deve receber o dispositivo ano que vem.

Estas foram as novidades da Apple para este início de 2017. O que achou, esperava mais ou foi surpreendido? Nos conte nos comentários e assista a reprise de nossa transmissão Ao Vivo do evento.

Continue lendo
Advertisement

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários
Subir