WWDC 2021: Apple anuncia iOS 15 e FaceTime para o Android

Wwdc 2021: ios 15 e ipados 15 tem recursos para conectividade e foco
iOS 15 traz melhorias em mensagens e videochamadas, widgets chegam ao iPadOS 15 e o FaceTime se torna compatível com Android e Windows, confira as novidades da WWDC21

O evento anual para desenvolvedores da Apple, WWDC, trouxe este ano um bocado de novidades para iPhones e iPads com a atualização de seus respectivos sistemas operacionais iOS 15 e iPadOS 15. A grande maçã apresentou aplicativos novos, assim como melhoria em alguns já existentes. Confira agora tudo sobre essas novas atualizações.

iOS 15

FaceTime

Mudanças no FaceTime foram realizadas, trazendo mais ferramentas ao serviço de vídeo conferência da Apple. Sua intenção foi de trazer uma experiência mais natural e confortável ao momento. Com a já segura criptografia de ponta-a-ponta, foram inclusas ferramentas para áudio, como a utilização do Spatial Audio, em que quando realizar uma vídeo-chamada com mais de uma pessoa, o som emitido por quem estiver falando sairá naquela direção. Oura função é o Voice Isolation, que ao ligar, o aparelho identificará sua voz e eliminará qualquer ruído de fora, ao contrário do, Wide Spectrum, que você poderá reproduzir todo o som que estiver à volta.

Há também o Portrait Mode, que foca você em primeiro plano e embaça todo o fundo, te colocando como ponto principal. Além disso agora você também poderá gerar links para que acessem suas videoconferências a qualquer pessoa, mesmo usuários de Android e Windows através do navegador.

Ios 15
Fique em foco com o “Modo Retrato” (Portrait Mode) no FaceTime

Novidades para compartilhamento de momentos, através de videoconferências também será possível através do SharePlay e seus novos recursos: ouça músicas com seus amigos enquanto realiza a chamada, qualquer participante pode colocar músicas na lista, pausar ou pular faixas, o mesmo ocorre com filmes ou vídeos. Não só ouça mas também assista às melhores mídias com seus amigos. É possível colocar um filme para assistir junto com quem você está realizando a videoconferência. Será possível utilizar serviços de streaming como Disney+, Hulu, HBO Max e etc.

Uma outra função para o FaceTime é o Screen Share, com ele, você poderá mostrar para quem estiver contigo na chamada, a tela do seu aparelho. Então se estiver num iPhone e quiser mostrar em qual fase daquele seu jogo favorito você está ou alguma mensagem que importante, basta utilizar este recurso para que a outra pessoa possa ver o que você está fazendo no seu dispositivo.

Mensagens

Ios 15
Fotos em cascata

Alguns novos recursos ao aplicativo mensageiro da Apple. No iOS 15 será possível conferir um novo design para quando as fotos são compartilhadas no Mensagens, inclusive em novo formato para compilado de fotos. Nele você poderá clicar duas vezes numa foto para curtir, além de compartilhar essas fotos ou álbuns com outras pessoas, fazendo um álbum só compartilhado. Com o novo Shared With You será possível ver matérias que te enviam pelo Mensagens, só por clicar nelas. Se alguém compartilhar uma playlist contigo, ao clicar, você será levado direto para a playlist desta pessoa. Caso precise, agora você também poderá fixar mensagens para destacá-las.

Focus

O novo aplicativo, Focus, trabalhará para que você seja mais produtivo durante o dia. Com as notificações do jeito que são hoje em dia, acredita-se que você poderá se distrair e se perder, então com o Focus, você poderá discernir com prioridade as notificações que você de fato precisa checar. Ao ativá-lo, ele também será capaz de detectar seu padrão de leitura de notificações, mostrando dia após dia quais as notificações mais importante primeiro, conforme o sistema aprendeu sobre seus costumes.

Wwdc 2021: apple anuncia ios 15 e facetime para o android. Ios 15 traz melhorias em mensagens e videochamadas, widgets chegam ao ipados 15 e o facetime se torna compatível com android e windows, confira as novidades da wwdc21
Prioridade em notificações, informativo para o remetente e perfis para o Focus, respectivamente

Ao ativar o Não Pertube, quando alguém te mandar alguma mensagem, você não será notificado e além disso aparecerá uma mensagem ao remetente dizendo que você está ocupado no momento. Se for uma mensagem urgente, você poderá utilizar um botão para notificar o destinatário. Com o Focus, você poderá escolher perfis conforme sua ocupação naquele momento: trabalho, dormindo, em reunião e etc, e cada perfil terá sua própria configuração. Por exemplo, se você estiver em “trabalhando”, pode configurar para receber notificações exclusivamente dos apps relacionados ao trabalho. O próprio aplicativo também realizará sugestões de notificação, conforme seu comportamento.

Intelligence

Um novo recurso chegando ao iOS 15, o Intelligence, realizará grandes novas funções com o iPhone. Ao tirar uma foto de um outdoor com o número de uma pizzaria, por exemplo, dê zoom no número, clique e arraste neste para que apareça uma sugestão em que será possível ligar para aquele número. Outra coisa muito interessante é receber foto de um animal, e o recurso realiza uma pesquisa, te mostrando todas as informações daquela espécie.

  • Wwdc 2021: apple anuncia ios 15 e facetime para o android. Ios 15 traz melhorias em mensagens e videochamadas, widgets chegam ao ipados 15 e o facetime se torna compatível com android e windows, confira as novidades da wwdc21
  • Wwdc 2021: apple anuncia ios 15 e facetime para o android. Ios 15 traz melhorias em mensagens e videochamadas, widgets chegam ao ipados 15 e o facetime se torna compatível com android e windows, confira as novidades da wwdc21

Ao utilizar a barra de pesquisas, você poderá encontrar agora muitas informações acerca do que pesquisa. Se você estiver procurando o contato de alguém e pesquisar o nome daquela pessoa, o iOS 15 mostrará não apenas este contato mais tudo que o envolve, como fotos e vídeos que você eventualmente possua, ou seja, melhorando o resultado das buscas, seja para coisas mais internas ou externas. O mesmo pode ser realizado em celebridades, obras de artes e muitas outras coisas que deseja buscar.

Uma função semelhante ao visto no Stories, do Instagram, é o Photos Memories. Esta função detectará suas fotos de um evento, por exemplo, e as compilará num slide, mostrando suas fotos e vídeos. O próprio Photos Memories colocará uma trilha sonora e cores, conforme o clima e vibração do momento (se mais agitado ou mais calmo), e você também poderá realizar edições neste sentido, ao colocar qualquer música do Apple Music que você quiser.

Wallet

O aplicativo referente à “carteira digital” também receberá atualizações. Sua intenção, desde a concepção, é trocar sua carteira física por uma digital, evitando que você saia com ela e utilize apenas o iPhone para realizar suas transações financeiras. Vinculado ao Apple Pay, serviço seguro de pagamentos da Apple, agora você terá mais opções de cartões para inserir no aplicativo — como cartões de acesso a quartos de hotel e parques da Disney. Agora, além das chaves para o CarKey, você também poderá registrar chaves da sua casa e do escritóri, com o uso de fechaduras compatíveis com o sistema.

Ios 15
Possibilidade de inserir seu documento pessoal escaneado no aplicativo Wallet

Alguns locais já registrados no sistema, também poderão locar seus aposentos e oferecer a chave digital que é concedida através do Wallet. Outra nova função é a possibilidade de registrar seu documento pessoal no Wallet ao digitalizá-lo. Ao vincular a carteira de motorista, por exemplo, será possível apenas aproximar às máquinas que fazem esse tipo de leitura para detectar seu documento. A Apple já trabalha com a FAA (Federal Aviation Administration, órgão regulador da aviação nos EUA) para permitir o uso da identidade digitalizada para embarque em aeroportos.

Tempo

  • Wwdc 2021: apple anuncia ios 15 e facetime para o android. Ios 15 traz melhorias em mensagens e videochamadas, widgets chegam ao ipados 15 e o facetime se torna compatível com android e windows, confira as novidades da wwdc21
  • Wwdc 2021: apple anuncia ios 15 e facetime para o android. Ios 15 traz melhorias em mensagens e videochamadas, widgets chegam ao ipados 15 e o facetime se torna compatível com android e windows, confira as novidades da wwdc21

Tempo, o aplicativo para conferir o clima, também recebeu atualizações da empresa. Ele foi repaginado, com um design novo ao acessá-lo. Agora ele também apresentará novos gráficos, com mais informações acerca do clima de onde você estiver ou de onde você quiser conferir. Novas animações mostram, ao fundo, como está o clima lá fora, com inclusão de muitas variações. Você também poderá ver mudanças de temperatura ou qualidade do ar.

Mapas

O recurso geográfico da Apple também recebeu uma repaginada. O Mapas agora oferece uma função para que você veja o globo todo, podendo dar zoom e conferir com mais detalhes e informações algum local específico. Será possível ver as imagens com um toque mais realçado, com elevações e função 3D, incluindo com o Night Mode, que quando ativado, mostra como seria aquele local à noite, inclusive com luzes e sombras.

Ios 15
Novas funções ao Mapas

Para os pilotos, agora o aplicativo mostrará informações bastante úteis como semáforos que estão à frente, passagens de pedestre e informações em rodovias mais rápidas, como em qual rodovia você está e um modo 3D, trazendo uma visão ampla, facilitando a visualização sobre onde você deve ir. Uma função que atualmente está restrita aos Estados Unidos, é a de você dizer onde quer ir, quando estiver de ônibus, e o aplicativo lhe informará através de uma nova notificação. Quando estiver na rua e não souber exatamente onde você está, será possível realizar uma escaneamento do local e, ao indicar para onde quer ir, o aplicativo te indicará o devido caminho.

Outras funções são prometidas no decorrer do iOS 15, tais como pesquisa por voz no Safari e novas opções de customização para os Memoji.

iPadOS 15

Widgets

Ipados 15
Ponha os Widgets onde quiser

Com a atualização do sistema operacional nos iPads, agora será possível inserir Widgets onde você quiser, seja mais ao lado ou acima dos aplicativos em sua área de trabalho. Com isso será possível acessar as informações do Widget e os próprios Widgets conforme seu desejo. Ao clicar e pressionar os Widgets, assim como os aplicativos, você poderá reordená-los. O mesmo ocorre com as páginas de apps e/ou Widgets que você cria, você pode ocultá-las e reordená-las.

Multitasking

Wwdc 2021: apple anuncia ios 15 e facetime para o android. Ios 15 traz melhorias em mensagens e videochamadas, widgets chegam ao ipados 15 e o facetime se torna compatível com android e windows, confira as novidades da wwdc21
Logo acima, a ferramenta de Multitasking

Algo muito semelhante ao famoso “gerenciador de tarefas”, para organizar o que está atualmente rodando no seu dispositivo, você poderá acessar essa ferramenta, que ficará logo no topo da tela do seu iPad e acessar tais ferramentas como o Split View, em que será possível utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo, com a tela dividida. Abaixo, ficará o “The Shelf“, local onde mostrará tudo o que estiver aberto naquele momento: arraste para cima para fechar qualquer aplicativo ou, na tela divida, arraste aquele aplicativo para o The Shelf para guardá-lo.

Notas

Wwdc 2021: apple anuncia ios 15 e facetime para o android. Ios 15 traz melhorias em mensagens e videochamadas, widgets chegam ao ipados 15 e o facetime se torna compatível com android e windows, confira as novidades da wwdc21
Faça anotações rápidas com o Quick Notes, no novo iPadOS 15

Algumas novidades chegarão ao aplicativo Notas, como a possibilidade de mencionar alguém utilizando arroba (@) e fazendo com que aquilo fique destacado em notas compartilhadas. Você poderá inserir tags com hashtags (#) para localizar facilmente suas anotações. Também com o Quick Note, você conseguirá realizar anotações rápidas, por exemplo, ao utilizar a Apple Pen enquanto navega no Safari e arrasta do canto da página para o centro, abrindo um pequeno bloco de anotações, podendo realizar desenhos ou escrevendo o que quiser. Ao fechar, o link será guardando nesta nota junto com a anotação que você fez.

Tradução

Ipados 15
Facilidade em traduções

Com o aplicativo para traduções, você poderá escrever num idioma para que o sistema reconheça aquela língua e traduza para qual você desejar — recurso que já existia no iOS. Também será possível falar num idioma e escolher em qual você quer ouvir, facilitando a conversa. Caso se depare com um texto estrangeiro, clique e segura no trecho e aparecerá a opção para traduzir, facilitando sua leitura.

Swift Playground

Por fim, com o Swift Playgorund, os desenvolvedores terão facilidade em acessar as informações necessárias para criar aplicativos para iPad. Ele oferece facilidades para novos desenvolvedores, assim como ótimos recursos aos veteranos.

Quando receberei a atualização do iOS 15 e iPadOS 15?

Atualmente disponível em Beta, para testes de desenvolvedores, a versão final do iOS 15 e iPadOS 15 será disponibilizada para o público em setembro deste ano. Sempre que uma nova atualização surge, estes testes são necessários para que sua versão final acabe não chegando com muitos bugs e erros. Os aparelhos compatíveis são:

  • iPhone 12
  • iPhone 12 Mini
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6S
  • iPhone 6S Plus
  • iPhone SE (1ª e 2ª geração)
  • iPod Touch (7ª geração)

Já estão disponíveis as versões beta de desenvolvedores do iOS 15 e do iPadOS 15. Para instalar no seu dispositivo, é necessário possuir uma conta de desenvolvedor da Apple, que custa US$ 99 anuais, e seguir os passos na página de download.

Muito coisa legal, né? Mas não para por aí, o evento ainda abordou outras coisas como novidades para o macOS e watchOS. Fique de olho no Showmetech para conferir tudo o que rolou no evento! Assim que a versão final estiver disponível, nós também divulgaremos, então assine nossa newsletter e fique atualizado!

Fonte: CNet, Apple [1] e [2].

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário