Wwdc 2022: o que esperar dos lançamentos da apple no evento

WWDC 2022: o que esperar dos lançamentos da Apple no evento

Avatar of otávio queiroz
Entre os destaques mais aguardados pelo público estão o iOS 16, macOS 13, watchOS 9 e novos MacBooks; veja o que esperar do WWDC 2022

A Apple abriu as inscrições para quem quiser acompanhar a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC 2022) presencialmente a partir do próximo dia 6 de junho. Para participar, no entanto, é preciso se enquadrar em alguns requisitos divulgados pela empresa de Tim Cook (confira abaixo). O evento, que acontece entre os dias 6 e 10 de junho, irá adotar um formato híbrido este ano, podendo ser também conferido na íntegra pela internet. Aproveitando a abertura das inscrições, o Showmetech listou as principais novidades que poderão surgir durante a conferência.

Entre os destaques mais aguardados pelo público estão o iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, tvOS 16 e watchOS 9, que poderão ganhar as primeiras demonstrações durante a WWDC 2022. Novos MacBooks também são especulados, apesar de ainda não existirem informações mais concretas de quais atualizações serão encontradas nestes novos dispositivos.

Inscrições para evento presencial

Wwdc 2022: o que esperar dos lançamentos da apple no evento
Inscrições presenciais para a WWDC 2022 seguem até o próximo dia 11 de maio (Reprodução/Internet)

Para participar da conferência de maneira presencial no Apple Park, é preciso ser membro do Apple Developer Program e também do Apple Developer Enterprise Program. Os desenvolvedores que fizeram parte do quadro de membros dos respectivos programas da companhia podem enviar uma solicitação através do site da Apple até o próximo dia 11 de maio. Uma mensagem com a resposta da solicitação será enviada um dia após o fim das inscrições, em 12 de maio, através dos endereços de e-mail cadastrados previamente no formulário de inscrição.

Para garantir a saúde de todos no Apple Park, os participantes “devem seguir os protocolos de saúde e segurança da Apple, que também levam em consideração os mais recentes requisitos e orientações das autoridades de saúde pública em relação ao COVID-19”. Embora a empresa não mencione a prova de vacinação, ela diz que é necessário um teste negativo para COVID-19 de, no máximo, três dias antes do evento. Além disso, o uso de máscaras faciais é opcional.

O que é e onde assistir a WWDC 2022

O que é e onde assistir a wwdc 2022
A WWDC 2022 acontecerá entre os dias 6 e 10 de junho e terá formato híbrido (Reprodução/Apple)

A Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) é a conferência anual da Apple para desenvolvedores. O evento acontece tradicionalmente no meio do ano e marca a chegada de várias novidades da marca no decorrer do ano. Para 2022, o público pode esperar um evento híbrido, acontecendo tanto nas dependências da Apple Park, na cidade californiana de Cupertino, quanto pela internet.

Embora a ideia por trás de toda a conferência é deixar os desenvolvedores atualizados sobre os últimos desenvolvimentos da Apple para poderem preparar e atualizar adequadamente seus aplicativos, a WWDC também é um evento de imprensa que a Apple usa para anunciar seus planos de software para todo o mundo.

A transmissão na íntegra dos cinco dias de evento será feita através do canal da Apple no YouTube. Além disso, o discurso de abertura estará disponível para todos na página de eventos da companhia.

O que esperar da WWDC 2022

Espera-se que a Apple revele as principais atualizações de software em todas as suas plataformas. Isso significa que devemos ver as primeiras demonstrações do iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, tvOS 16 e watchOS 9. Após revelar as novidades relacionadas aos softwares da empresa, a Apple provavelmente oferecerá versões beta para os desenvolvedores testarem antes de seu lançamento completo. Confira, a seguir, o que esperar da WWDC 2022.

iOS 16

Ios 16
O iOS 16 pode vir com mudanças nas notificações e sistema de saúde aprimorado (Reprodução/Internet)

O iOS 16 é, provavelmente, a atração mais esperada do evento. Ao que tudo indica, a nova versão trará notificações atualizadas e um sistema de saúde aprimorado. Na parte visual, poucas mudanças devem vir acompanhadas do novo iOS. Segundo o especialista Mark Gurman, autor do boletim informativo Power On, a interface deve preservar o layout atual, além de melhorar a integração com os widgets.

Além das melhorias em relação aos widgets, rumores indicam que novos emojis cheguem ao iOS 16, oferecendo aos usuários mais formas de se manifestarem sobre assuntos diversos. Apesar da informação não ser oficial, ela faz algum sentido, principalmente se considerarmos o fato da versão 15.4 ter adicionado 42 novos emojis ao catálogo do sistema operacional. Acredita-se que o requisito mínimo de hardware da Apple será um iPhone 7 ou superior para obter a atualização.

iPadOS 16

Ipados 16
O iPadOS 16, provavelmente, incorporará a maioria dos novos recursos do iOS 16, mas adaptado a uma interface de tela maior (Reprodução/Internet)

A atualização que acompanha os proprietários do iPad, o iPadOS 16, provavelmente incorporará a maioria dos novos recursos do iOS 16, mas adaptado a uma interface de tela maior. Quando os dois sistemas operacionais móveis da Apple se dividiram em 2019, eles eram semelhantes na maioria dos aspectos, mas a versão para iPad está avançando firmemente em seu propósito de se “desgrudar” do seu irmão, trazendo experiências e características diferentes. Por isso, não será estranho caso a companhia anuncie uma nova interface multitarefa para o iPad.

macOS 13

Macos 13
Novidade sobre o macOS 13 são mais escassas, mas algumas são aguardadas para o WWDC22 (Reprodução/Internet)

Com o macOS, definitivamente veremos se a Apple pretende atualizar o número da versão do sistema operacional de desktop para 13 este ano (o macOS ficou preso em uma versão base 10 por quase duas décadas). Além disso, poderemos testemunhar a revelação de um novo nome para a plataforma, sucedendo o Monterey. Apesar das especulações, no entanto, ainda não está claro o que a empresa planeja para melhorar o seu sistema para desktops e notebooks.

Se a Apple seguir a linha do tempo do ano passado, o macOS 13 estará oficialmente disponível para todos os consumidores para download no final de outubro. O macOS Monterey estava disponível em 25 de outubro, que era uma segunda-feira. Se a Apple continuar a tendência, o macOS 13 poderá estar disponível para todos na segunda-feira, 24 de outubro, após meses de testes de desenvolvedores e consumidores.

watchOS 9

Watchos 9
WWDC 2022: o que esperar dos lançamentos da Apple no evento

O watchOS 9 deve introduzir um novo modo de economia de energia que reduzirá o impacto dos recursos e apps da Apple na autonomia do dispositivo, de modo a prolongar a bateria. O atual modo “Economia de energia” limita a funcionalidade do Apple Watch apenas em relação ao tempo, mas o novo modo de economia de energia permitirá que os proprietários do Apple Watch continuem a usar os aplicativos e recursos, enquanto eles rodam de forma mais otimizada.

A nova versão do sistema dos relógios inteligentes da Apple também deve passar por melhorias para garantir a coleta de dados. Com as melhorias na funcionalidade de saúde aguardada para o iOS 16, a expectativa é de que o watchOS 9 também introduza melhorias nesse aspecto. Dentre as novidades, poderemos ver mais tipos de treino, além de novos mostradores e um layout levemente atualizado.

Novos dispositivos

Macbook pro
WWDC 2022: o que esperar dos lançamentos da Apple no evento

Apesar de ser focada em software, a Apple também costuma revelar novos dispositivos durante a WWDC. Para este ano, espera-se que a empresa apresente novos Macs. Dentre eles, uma versão reformulado do MacBook Air com chip M2, com melhorias na câmera e para o FaceTime, além de suporte à tecnologia MagSafe. Novos Mac Mini e iMac também podem ser apresentados durante a conferência, além de uma versão atualizada do Mac Pro.

Outros dispositivos, como os óculos de realidade mista da Apple, apesar de estarem cotados para surgirem durante o evento, são menos propensos de serem realmente revelados. Só nos resta aguardar e ficar atento para as novidades que, por ventura, possam ir surgindo até o início da WWDC 2022.

Veja também

Apple disponibiliza 4º beta do iOS e iPadOS 15.5

Fonte: 9to5Mac, Digital Trends, MacRumors.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados