WWDC19: Apple deve revelar novidades na Siri e AR para desenvolvedores

wwdc 2019
Além de apresentar novidades da Siri e possibilidades de realidade aumentada, o WWDC19 desse ano tem foco em Machine Learning para apps.

A conferência anual e mundial da Apple, a WWDC19 (Worldwide Developers Conference), será realizada entre 3 e 7 de junho em San José, Califórnia, e agora tem mais algumas novidades confirmadas pelo brasileiro Guilherme Rambo, do 9to5Mac, que devem estar no evento dedicado aos desenvolvedores.

De acordo com o site, serão anunciados detalhes sobre novos recursos e APIs para desenvolvedores relacionados a integrações com a Siri, assistente virtual da Apple, simplificações na portabilidade de apps, novidades em AR, além de outras mudanças relacionadas ao Taptic Engine, NFC e CoreML. Confira:

Novas integrações com a Siri

WWDC19: Mudanças na Siri

Siri deve ganhar novos comandos nos próximos meses. Segundo o 9to5Mac, a assistente terá mais opções de integração, como por exemplo, reprodução de mídia, pesquisa, chamada de voz, ingressos para eventos, anexação de mensagens, emissão de tickets para viagem de trem e voo, isso com informações sobre o portão do aeroporto e a poltrona.

Simplificações na portabilidade de apps iOS para macOS

Desenvolvedores que optarem por trazer os apps do sistema iOS para macOS com o UIKit terão novas APIs disponíveis, permitindo que os aplicativos se integrem a recursos específicos do Mac e também com a opção de abrir várias janelas ao mesmo tempo.

WWDC19: Apple deve revelar novidades sobre Siri e AR para desenvolvedores
Transição de apps do iOS para o macOS será mais fácil

Assim como os aplicativos nativos para macOS, os que suportam Split View no iOS poderão ser redimensionados ao arrastar o divisor e com duplo clique poderão ter sua posição redefinida. Tornar um app iOS compatível com o macOS poderá ser tão simples quanto marcar uma caixa de seleção numa configuração do Xcode.

Novidades significativas em AR

Desenvolvedores poderão criar experiências em AR, isso graças a estrutura 100% em swift para AR e também a um app complementar. Além disso, o ARKit também poderá detectar silhuetas humanas e o sistema suportará controles touch e fones de ouvido estéreo.

Desenvolvedores poderão usar AR no iOS
Desenvolvedores poderão aprimorar seus serviços em realidade aumentada

Mais controle ao Taptic Engine e visualizações de links

Taptic Engine, que atualmente oferece um pequeno conjunto de feedback a desenvolvedores terceiros, terá um novo framework, permitindo muito mais controle na hora do desenvolvimento. Outra novidade é uma pré-visualização da URL, semelhante ao que já aparece no iMessage.

Mais controle aos desenvolvedores para o Taptic Engine

NFC amplia capacidade de leitura

Apenas as tags formatadas como NDEF podiam ser lidas por aplicativos de terceiros, mas agora o NFC ganhará capacidade de ler qualquer tag ISO7816FeliCa ou MiFare.

Nova versão do CoreML

Uma nova versão do CoreML possibilitará aos desenvolvedores atualizarem seus modelos de aprendizado de máquina no dispositivo, com isso o comportamento dos apps será modificado conforme seus modelos de ML aprendem com as ações do usuário.

WWDC19: Apple deve revelar novidades Siri e AR para desenvolvedores
Machine Learning será novidade para os desenvolvedores no WWDC19

Uma nova API para desenvolvedores também será adicionada para que consigam realizar análises de som com aprendizado de máquina. O framework Vision terá um classificador de imagens integrado, sem a necessidade de incorporar um modelo de aprendizado de máquina para classificar as imagens em categorias comuns.

Digitalização de documentos

A função de digitalização estará disponível para desenvolvedores terceiros e não mais apenas em algumas partes do iOS. Com isso, os apps poderão capturar imagens de dispositivos externos sem precisar usar o aplicativos Fotos.

Novidades para desenvolvedores no WWDC19
Aplicativos terão integração direta com o sistema operacional

Haverá uma nova API que desenvolvedores possam gravar drivers de dispositivos e no Mac, aplicativos poderão oferecer extensões de provedores de arquivos, melhorando a maneira como certos apps, como o Dropbox, podem se integrar ao Finder.

O WWDC19, evento Apple para desenvolvedores

Encontro será entre 3 e 7 de junho

Já no seu trigésimo ano, o maior evento da Apple reunirá os desenvolvedores mais inovadores e criativos do mundo. Com mais de 1,4 bilhões de aparelhos executando os sistemasiOSmacOSwatchOS ou tvOS atualmente, a WWDC19 proporcionará aos participantes mais informações sobre o futuro dessas plataformas e a oportunidade de trabalhar com os engenheiros da Apple responsáveis pelas tecnologias e estruturas usadas como base pelos desenvolvedores.

Na programação deste ano, estão sessões técnicas, laboratórios práticos e palestrantes convidados para fornecerem à comunidade de desenvolvedores da Apple e à próxima geração de desenvolvedores de apps conhecimentos e ferramentas para ajudá-los a transformar suas próximas grandes ideias em realidade.

Fonte: 9to5Mac

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: