Xbox Adaptive Controller é lançado para Xbox One e Windows 10

O Xbox Adaptive Controller representa um avanço rumo à acessibilidade no mundo dos games.
O novo periférico controlador da Microsoft oferece opções de acessibilidade para aqueles que têm mobilidade reduzida, mas que têm direito de aproveitar os videogames como qualquer outra pessoa.

A experiência de jogar videogames, para muitas pessoas, é uma das melhores coisas que a vida pode proporcionar. Seja apreciando um mundo criado apenas para existir nos pixels, esforçando-se para ser o melhor em uma competição ou simulando virtualmente a nossa própria realidade, há muitas maneiras de se divertir nessa mídia.

Mas os videogames requerem interação, e é isso que torna essa mídia tão diferente de outros meios de entretenimento. Os controles, sejam eles botões de um periférico, baseados em uma tela de toque ou por meio da captura de movimentos, são a ferramenta essencial para essa interação, e agora também chegam de forma personalizada e muito pessoal para aqueles com mobilidade reduzida.

O que é o Xbox Adaptive Controller?

A Microsoft já havia anunciado em maio deste ano o Xbox Adaptive Controller, módulo de controle que permite a integração de controles convencionais e adaptados para gamers com mobilidade reduzida, paralisia de movimentos ou dificuldades na coordenação motora. Sem aviso prévio, a empresa postou na última terça-feira (05) no Twitter que o dispositivo chega às prateleiras ainda essa semana.

Essa central, que tem formato retangular e que traz dois grandes botões de fácil manuseio, contém 19 entradas na parte de trás — onde podem ser conectados manches, botões individuais, pedais e qualquer tipo de combinação de controles acessíveis para o tipo de deficiência ou limitação do usuário.

O vídeo promocional do novo dispositivo de acessibilidade, lançado em maio deste ano, mostrou um pouco mais sobre a realidade difícil das pessoas que sofrem com paralisias de membros e partes de corpo no que diz respeito ao entretenimento dos videogames.

Condicionados a se adaptarem para poderem aproveitar parcialmente o que os jogos oferecem, alguns dos usuários contam como o Xbox Adaptive Controller é um passo certo em direção à inclusão digital.

Acessibilidade no mundo dos games

O Xbox Adaptive Controller busca ser o mais adequado possível para cada tipo de jogador, personalizando cada um dos botões e alavancas presentes no controle convencional do Xbox One. Segundo os desenvolvedores, que vêm trabalhando no projeto durante cinco anos, o acessório tem se provado bem-sucedido para fins casuais ou de terapia ocupacional.

Além de ser simples em seu design e muito intuitivo, a central de integração de controles recebeu uma embalagem simples e fácil de ser manuseada para que o principal público-alvo se sinta mais confortável e confiante em poder montar seu setting de controles sem precisar da ajuda de terceiros, como podemos ver no vídeo abaixo:

A comunidade gamer recebeu a notícia com elogios e até se questionou sobre o posicionamento de outras empresas com relação à acessibilidade. Infelizmente, o produto ainda não tem data para chegar oficialmente ao Brasil.

 

Xbox Adaptive Controller 235 - Xbox Adaptive Controller é lançado para Xbox One e Windows 10

Receba Notícias por E-mail:

Share via