Xbox One pode receber Google Assistente e Amazon Alexa em breve

Xbox One pode receber Google Assistente e Amazon Alexa em breve
Foi encontrada uma opção nas configurações do console que habilita o controle por voz a partir das assistentes adversárias da Cortana

O Xbox One deve receber numa futura atualização suporte à Google Assistente e Amazon Alexa. A surpresa chegou a nós em pleno domingo (03), a partir de uma screenshot de uma build ainda não pública do sistema do console. Já sabemos que a Alexa está chegando ao Windows 10, mas a presença da Assistente do Google num dispositivo Microsoft é inesperado.

“Ok, Google, abrir Halo 5”

Será que esse pedido será realizado com sucesso em breve? É uma pergunta difícil. A Microsoft parece estar disposta, mas não podemos esperar o mesmo do Google. O Windows Phone sofreu bastante com o desprezo do Google. A empresa não disponibilizava apps para o sistema e impediu com todas as forças a versão do YouTube feita pela Microsoft para WP. O mesmo pode acontecer com a Assistente no Xbox One.

A Microsoft, enquanto isso, já está testando a funcionalidade no Xbox One. O console tem o programa Xbox Insider, como o Windows Insider, feito para distribuir a voluntários builds do sistema com recursos que estão por vir. Em uma das builds, ainda não liberada, foi encontrada essa opção no sistema:

Xbox One pode receber Google Assistente e Amazon Alexa em breve

Isso significa que a partir de um smartphone, ou speaker, será possível controlar o Xbox One por voz. É uma tática ideal para suprir a descontinuação do Kinect. O Xbox One S e X não possuem suporte nativo ao Kinect, precisa de um adaptador, entretanto esse está fora do estoque há meses. Atualmente, a única maneira de controlar a Cortana no console é através de headset.

É interessante analisar o que a chegada da Google Assistente pode representar para o ecossistema da Microsoft, no geral. É provável que o recurso chegue ao Xbox One na próxima grande atualização. O Windows 10 e o Xbox One recebem o mesmo nome de atualização, apesar de serem feitos por equipes diferentes. Muitos recursos são compartilhados, ou seja, a Google Assistente tem chances de chegar ao Windows 10!

Enquanto isso, a Microsoft parece já ter entregue os pontos em relação a Cortana. O foco da “azulada” está indo num caminho mais corporativo, assim mais afastado do consumidor convencional.

Você acharia melhor usar a Google Assistente no Xbox One, ao invés da Cortana? Comente abaixo!

Fonte: Windows Central